sábado, 22 de setembro de 2007

No Shopping e na praia





Hoje voltamos ao grupo de conversação. Tati ficou super feliz que entendeu tudo o que foi dito. Ela tá fera no francês.
Lá conhecemos um casal do Rio que mora em Paris há 2 anos. Eles parecem legais.
Conhecemos também um sul-africano e uma russa chamada Tatiana!!

À tarde tínhamos combinado de passear com Guilherme e Patrícia, mas ocorreram alguns dessencontros e passeamos, na verdade, com Waleska, Eduardo e seu filhinho Pedro. Fomos conhecer as "passagens" de Paris.
As "passagens" são galerias com teto de ferro e vidro construídas no século XIX e são, no fundo, a origem dos Shopping Centers de hoje. Elas são lindas e são um avanço arquitetônico - as primeiras construções a base de ferro (depois veio a Torre Eiffel). A da última foto se chama Galeria Véro-Dodat.

Me empolguei com o passeio porque acabei de ler o artigo que Walter Benjamin escreveu sobre as "passagens". E valeu mesmo a pena fazê-lo. É uma parte de Paris que ainda não conhecíamos e bem bacana. Entre as "passagens", a minha preferida é a Galeria Colbert, classuda.

À noite, ligamos pra Marcia, mãe da Tati, para parabenizá-la pelo seu aniversário, saber das notícias e matar as saudades, nem que seja um pouco. A Tati e ela conversaram por um tempão.

Recapitulação do dia 11 de setembro, viagem à Itália:
Vimos a nova aparição do Bin-Laden na televisão e ficamos preocupados de vê-lo comentar a eleição de Sarkozy. Esse Sarko é difícil de engolir!

Este dia foi todo tomado para passearmos em Veneza. De início, fomos visitar a Calle (rua) Catapan (primeira foto). No caminho fomos à feira de peixes, tradicional em Veneza; e depois entramos na maravilhosa Basílica de São Marcos (terceira foto). Toda em estilo bizantino, uma coisa de louco. A Tati amou, pra ela, a beleza de lá é tanta quanto a de Chartres.

Depois da Basílica, fomos visitar outras igrejas, mas a outra que chega aos pés da Basílica é a igreja Dei Frari, onde tem obras de Canova, Giovanni Bellini, Ticiano e Tintoretto. Linda.

Neste dia, ainda deu tempo pra andar muito pela labiríntica veneza, ver muitos canais e gôndolas (uma fortuna - um passeio são 80 euros!) e voltar pro Lido, a ilha onde fica nosso hotel.
No Lido, fomos ver um forte histórico e depois...FOMOS À PRAIA!!!! Sim, dois cariocas precisavam ir à praia de qualquer jeito após 4 meses de abstinência (segunda foto). E a praia é boa!

De noite fomos jantar no restaurante do cozinheiro que nos explicou onde é a rua Catapan em retribuição...não só por isso, realmente achamos o lugar bem legal - é na beira da praia e muito romântico.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: