sábado, 1 de setembro de 2007

Nova maratona em Paris


Hoje passeamos a beça!
De manhã, nós e Felipe fomos visitar a igreja Val de Grace, mas antes passamos pela fonte do observatório. Linda. Tanto a fonte quanto a igreja; agora, pra visitar a igreja fomos obrigados a passar pelo museu dos médicos de guerra - um porre!

Dali visitamos a Notre Dame e depois fomos à Île Saint Louis, ao lado. Passeamos por ela toda e almoçamos numa ótima creperia por ali. Comemos demais e ainda tomamos sorvetes, ah! Com o Felipe, a gente sempre come demais!
Aproveitamos que estávamos perto e visitamos o museu de esculturas ao ar livre. Um pouco decepcionante, mas tem algumas interessantes.

Ainda tivemos pique para ir ao Jardim de Plantas, à Mesquita de Paris e ao Parc Montsouris! Reparem na foto da estátua do leão acima: Foi tirada no Jardim de Plantas - muito macabra, tem um pé humano enterrado!
E no fim do dia não cansamos! Terminamos a noite aqui em casa comendo o Manjar dos Deuses: Queijos, vinhos e frios (primeira foto).
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Felipe chegou!


Hoje tomamos o dia pra estudar e passar roupas. Também falamos no telefone com Guilherme que acabou de voltar do Brasil.

Mas a programação mesmo começou no fim de tarde. Fui buscar meu irmão Felipe no aeroporto Charles de Gaulle. Ele veio passar o fim de semana conosco.
Ao mesmo tempo, Tati foi segurar um lugar no restaurante Au Pied du Cochon; sim, ele novamente. As fotos acima são lá.

Chegamos com quase uma hora de atraso lá, culpa da distância mesmo...coitada da Tati, ficou mofando.
Foi super agradável no restaurante, rimos muito, contamos várias histórias. Foi ótimo.

Em casa, Felipe pode ver nossa mãe pelo Skype e conversamos com ela até tarde. Agora vamos dormir pois amanhã vamos passear.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A volta do Vieux Rat Pourri


Tati foi ao já conhecido de vocês Hospital Marmottan entregar documentos necessários pro estágio e acabou tirando esta foto acima do lugar. Aproveitou a ocasião para presentear seu anjo da guarda Terèse com lírios amarelos. Ela adorou. E ainda conheceu alguns da equipe, bem simpáticos, com quem ela trabalhará.
Eu estudei durante este tempo e quando ela voltou, saímos os dois pra aloçar pois hoje, de novo, ficamos sem luz!

Aproveitamos a saída obrigatória para voltar na biblioteca do Centro Georges Pompidou pra ver outros filmes do Lacan. Vimos um inteiro da Elisabeth Roudinesco (com quem muito provavelmente vou ter aulas a partir de outubro) e uma entrevista que Jacques-Alain Miller faz com Lacan pela metade. Continuamos outro dia.

De repente, não mais que de repente, vejo passar perto de nós um velho de bigodes e cabelos desgrenhados brancos, corcunda, com uma cara de rato...adivinharam? SIM, era Ele! Ele voltou - o Velho Rato Podre - com a mesmíssima roupa de sempre: um paletó encardido e surrado. Esse cara deve mesmo ser um professor parisiense.

Demos sorte que a Tati carregava a máquina fotográfica na bolsa. Não pensei duas vezes. O segui e numa hora de distração dele, tirei a foto acima, que não é ideal para ver a corcunda dele, que é maior do que parece. Guilherme, eu te devia essa, né? Tá pago.

Todo encontro com o Rato Podre nos mostra uma faceta grotesca dele; como não podia deixar de ser, este não foi diferente; ATENÇÃO, É SÉRIO: Ele soltou dois puns barulhentos, não fui só eu que ouviu, um outro cara olhou perplexo e riu muito. Ele só pode ser gagá!

Para quem ficou boiando na história, vá ao arquivo do blog e leia o texto "O Velho Rato Podre".
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Estudante X Lacan


Ontem, fomos dormir muito tarde: Com isso, acordamos ao meio-dia e recebemos a notícia que durante o dia todo ficaríamos sem luz (e amanhã também). Corremos pra tomar banho, mas vimos que teríamos de sair pra almoçar.
O almoço foi no McDonalds mesmo, porque fica perto do Centro Georges Pompidou, onde, dessa vez sem problemas, fomos à biblioteca.
É uma biblioteca pública excelente. As bibliotecas de Paris sempre esfregam na minha cara como eu venho de um país subdesenvolvido que não leva a educação e o conhecimento a sério. Elas são fantásticas.
Fomos na sessão de filmes e vídeos pra ver o tão falado vídeo em que Lacan é agredido por um estudante.
Conseguimos o vídeo. Pela primeira vez vimos um vídeo de Lacan. Era uma figura, espalhafatoso, teatral em sua conferência e com uma roupa muito esquisita. De fato, um estudante pseudo-revolucionário invade o tablado e esfrega uns restos de papel molhado na mesa de Lacan, que, surpreso, tira sua valize dali rapidinho. Seus papéia foram molhados. O garoto começou com um discurso panfletário tipo "Lacan é burguês, sua fala serve de instrumento de alienação contra-revolucionária..." e blá blá blá. Lacan lhe perguntou: "E onde você quer chegar com sua revolução?", o garoto respondeu: "Quero libertar as pessoas de gente como você que quer alienar os outros", Lacan responde: "Eu?! De forma alguma!", o público ri e o garoto enraivecido taca papel molhado no Lacan. Depois disso foi tirado pelos seguranças. Muito bizarro!!
Ainda assim, acho que o evento poderia ter servido de sintoma a ser interpretado. Sintoma do que o discurso de Lacan provoca.
Vimos que lá tem vídeos e filmes de muita gente interessante. Com certeza volto lá: Tem Lacan, Sartre, Foucault entre outros.

Deixando a psicanálise de lado, fomos convidados por Alejandro, nosso amigo mexicano, a tomar um café na Casa do México com ele, Antonino (italiano) e Katarina (alemã). A primeira foto foi tirada lá, o cara ao lado da Tati é o Alejandro. Foi bem legal. Saímos às oito pois tínhamos marcado um encontro com Cláudia e Alberto, nossos amigos brasileiros que vivem em Toulose, mas estão em Paris esta semana. Eles estão na segunda foto com a Tati e a fonte Saint Michel ao fundo.
Fomos comer no Quartier Latin e bater papo, por a conversa em dia. Foi ótimo.

Como se vê, hoje pareceu fim de semana. Não teve estudo nenhum. Vamos ver se amanhã acordamos mais cedo!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Um shopping subterrâneo


Decidimos, hoje, ir na biblioteca e videoteca do Centro Georges Pompidou pois soubemos de nosso amigo Arif que lá têm muitos vídeos do Lacan.
É a segunda vez que cometemos o mesmo erro: O Pompidou está fechado às terças-feiras!
Bom, pra ida não ser à toa, visitamos o shopping Forum Les Halles e a igreja de Saint Eustache ali perto. Já fomos lá no comecinho de nossa estadia em Paris, mas ainda não tínhamos máquina fotográfica e assim tiramos hoje as fotos, que ainda não tínhamos. A primeira mostra a igreja de Saint Eustache ao fundo e no primeiro plano, Les Halles, que aparece também na outra foto comigo. Reparem como Les Halles é modernoso, parece uma cachoeira. Na verdade o que vocês vêem nas fotos é a parte térrea dele, pois ele é subterrâneo. Tem quatro andares no subterrâneo de shopping! Ele foi construído onde, até os anos 60, era um grande mercado popular, uma feira mesmo, chamado Les Halles, que existia desde a Idade Média. Por isso, hoje os parisienses não simpatizam com o lugar, no entanto eu, que nada tenho a ver com isso, simpatizo.
Les Halles é o "centrão" de Paris, tipo Largo da Carioca. Muitas linhas de metrô e RER se interligam lá, assim é um lugar de onde você chega em qualquer canto e de qualquer canto você chega lá. Por isso mesmo, o shopping é mais popular; não tem nada a ver com, por exemplo, a Printemps - uma loja de departamentos chique.

No fim da tarde fomos ao grupo de conversação, além do pessoal de sempre, tinha uma americana que fala um péssimo francês.
A noite ficou para estudarmos em casa. Tati falou ao telefone com Cláudia, amiga nossa brasileira que mora em Toulose, mas qúe acabou de chegar em Paris para um seminário de psicanálise. Amanhã vamos encontrá-la à noite.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.fr

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Bronzeados


As duas fotos acima são da cidadezinha de Senlis, onde fomos ontem com Léonard, que está na primeira foto com a Tati. A cidade é ao norte de Paris, pertinho de Chantilly, o destino principal de nossa viajenzinha de ontem. Senlis é conhecida como Cité Royal por estar relacionada com um dos primeiros monarcas da França, Hugo Capeto. Ainda há uma capela construída em sua época lá, mas caindo aos pedaços. A cidade é toda antiguinha, com casas e muros de pedras e ruas estreitas. A catedral que aparece nas fotos começou a ser construída no século XII.

Depois de um fim de semana agitado, uma segunda tranquila.
Como o dia tava lindo e quente, fomos estudar ao ar livre pra pegar um solzinho de novo. Escolhemos o Jardim de Luxemburgo. Tava uma delícia lá. Todo florido, a francesada toda pegando sol, as crianças brincando com barquinhos no lago, uma paz.

Após o almoço em casa, voltamos a estudar pegando sol. Dessa vez no gramado da Cité mesmo. Deu pra gente se queimar feito em praia no Rio. Ao ponto de Ricardo, um amigo do nosso andar, recomendar que usemos amanhã protetor solar. De mais, sem muitas novidades. Não é todo dia que se tem algo a dizer.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

domingo, 26 de agosto de 2007

Barraco e castelo



Dia lindo, calorão - e nós e Léonard pegamos a estrada e visitamos duas cidadezinhas ao norte de Paris:

Senlis, onde há uma linda catedral e uma capela que data do primeiro rei da França! É uma típica cidade do interior francesa, com ruas estreitas, casas e muros de pedra, tranquila, quase ninguém na rua, só o pessoal que saia da missa. Uma volta para uma outra época.

Logo pegamos a estrada de novo e chegamos na principal atração do dia,
Chantilly. A cidade pouco vimos pois chegamos, sentamos num restaurante agradável, comemos bem e, claro, na sobremesa, teve o famoso creme local. Dali fomos pra grande atração: O chateau de Chantilly, que é mais um palácio renascentista que um castelo (primeira foto). Aliás, vocês devem lembrar que lá foi o palco do barraco que foi o casamento de Cicarelli e Ronaldo Fofômeno. Escolheram um lugar lindo para um barraco tão grande.

O chateau de Chantilly, que pertenceu ao Conde de Coysevox, é lindo. Mais bonito que muito palácio real, como Vincennes ou Fontainebleau. Passeamos pelos enormes jardins e parques da propriedade (segunda foto). É, de novo, uma volta a uma outra época. Ah, lá tem também um "hameau", como em Versalhes. "Hameau" é uma pequenina vila de camponeses de mentirinha onde nobres brincavam de pobre.
Adoramos.

Voltamos "cedo" (17:00 hs) pois tanto eu quanto o Léonard estavam pregados de sono. Durmimos tarde e acordamos cedo. Já em Paris tirei uma soneca de umas 3 horas pra botar o sono em dia antes de vir escrever no blog.

Recebemos a notícia de que mais uma amiga vem a Paris, a Mariana. É isso aí pessoal. Venham mesmo!!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br