sábado, 19 de maio de 2007

A melhor maneira de emagrecer

Hoje ocorreu em Paris um evento muito legal, "Nuit des Musées": todos os museus permaneceram abertos das 18:00 hs às 23:00 hs e de graça. Decidimos nos poupar durante o dia, portanto.

Mas não cumprimos com o trato. Fomos até outra cidade. Explico: A Cité Universitaire está nos limites de Paris. O limite físico da cidade é um anel rodoviário que a circunda inteira. Subimos a passarela e atravessamos a rua; fomos pra uma outra cidade que sequer sabemos o nome, mas o lugar é feio. Descobrimos que é uma colônia de portugueses - que têm aos montes em Paris.

Voltamos pra Paris (atravessamos a rua) e visitamos uma parte da Cité que não conhecíamos, nos empolgamos e passeamos por nosso bairro, que achamos que se chama Gentilly. Nos apaixonamos por umas ladeirinhas com chão de paralelepípedos, casinhas com flores, heras lindas - odeio comparações, mas é uma mistura de Petrópolis e as ruas do Jardim Botânico lá pra cima da Lopes Quintas. A Tati já fala em morar por aqui!

Resultado parcial: quando saímos pra "Nuit des Musées", já tínhamos caminhado por 2 horas.

Fomos primeiro ao pouco famoso museu L´Orangerie. Ele fica no fim do jardim das Tulherias, do lado da Place de la Concorde. Ele tem esse nome pois, durante a monarquia, foi a área onde se encontrava a plantação de laranja particular do rei. O museu oferece obras de arte da virada do séc. XIX para o XX. A grande (e grande mesmo, enorme) atração são as Ninféias de Monet. São monumentais, lindas, sublimes. Foi o melhor do passeio de hoje. De quebra, lá vimos muitos quadros de Renoir, Cézanne, Picasso, Matisse e Modigliani entre outros.

Não cansamos. Loucos desvairados fomos pro Museu D´Orsay: o melhor museu de Paris. Lá está quase tudo que foi produzido em matéria de arte do séc. XIX. O museu em si é uma obra de arte daquele século: foi uma estação de trem...foi recuperada e tornada museu. (Ah, se recuperassem a Leopoldina!)
Ficamos no D´Orsay até ele fechar às 23:30 hs. Destaques inesquecíveis: "Le déjeuner sur l´herbe" de Manet, "a ponte verde" do Monet, alguns do Renoir, tudo do Toulose-Lautrec, o "auto-retrato" e "os camponeses" de Van Gogh, "as maçãs" e "A casa do enforcado" de Cézanne, "Dom Quixote" de Daumier e todas as bailarinas de Degas...é quase tudo bonito. Um colírio para os olhos.

Resultado final: 5 hs de caminhada à noite + 2 hs à tarde = Se não emagrecermos eu não entendo nada.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Marais com sopa

O tempo em Paris é mesmo doido: Um dia chove e faz frio, no outro solão e calor, no terceiro, as duas coisas no mesmo dia e no quarto uma oscilação constante entre as duas coisas...

Hoje fez um solão e também um calorão. Usamos camisetas e ensaiei uma bermuda.
Nio fim da tarde, lá pelas 16:30 hs (mas atenção, só escurece às 21:30 hs) o tempo fechou e um temporal iria cair a qualquer instante. Cancelamos nosso projeto de ir a Montmartre e fomos para o museu Carnavalet.

Esse museu conta a história de Paris desde a Idade Média até hoje - não deu pra visitar tudo, fomos expulsos às 18:00 hs. Ele fica numa mansão muito bonita. Vimos móveis de muitas épocas, mas o forte é o período absolutista...o museu é legal, mas não é imperdível. Bom, era de graça e nos protegemos da chuva! Brincadeira.

Como fomos expulsos, resolvemos passear pelo bairro onde se localiza o museu, o Marais. Adoramos o bairro: é residencial, com ruas e ruelas pitorescas, casas medievais(impressionantemente tortas) e muito poucos turistas - estávamos na Paris dos parisienses. A Tati babou diante de uma patisserie (doceria), não resistiu e devorou um croissant de chocolate.
Conhecemos a famosa Rue de Rivoli, a igreja de Saint Paul e o maravilhoso Hôtel de Ville - a prefeitura. Arquitetura renascentista de primeira, sensacional - o ponto forte do passeio de hoje.

Conhecemos também a praça e o teatro de Chatelet e o mercado de flores da Île de la Cité.

Voltamos e resolvemos experimentar uma sopa em pó de champignon - eu jurava que seria um lixo, mas não é que ela é ótima ...e vem com croutons! Dica para quem vem: Para comprar comida gostosa, prática e barata, vá aos mercados franprix e compre produtos da marca leaderprice! A sopa é um deles.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

O Velho Rato Podre

Hoje é mais um feriado na França (maio é cheio deles): Assencion...agora, assencion de quem? Ninguém soube nos dizer.

O tempo estava tipicamente parisiense: céu fechado e garoando e parando o dia inteiro. Sendo assim, decidimos fazer um passeio em lugares fechados:

Fomos para a igreja de Madeleine - que pode ser vista ao fundo na foto mais abaixo - aquela que parece um templo grego. Na verdade, Napoleão mandou erigirem um templo grego "que nem aqueles que tem na Grécia..." - megalomaníaco. Bom, lá dentro da igreja é um espetáculo para os olhos - realmente lindo. A Tati ficou estasiada com o órgão. Domingo vamos assistir a um concerto lá.

Saímos da Madeleine e visitamos duas lojas de departamentos construídas na Belle Époque no estilo Art Nouveau: Printemps e Galerias Lafayette.
A primeira menos famosa que a segunda mas muito mais chique...aliás, a segunda não é chique nada! No topo da Printemps vimos uma vista linda de Paris: Montmartre, La Defense, o Arco do Triunfo, a torre Eiffel, a torre de Montparnasse, a Notre Dame, o Louvre, o Pantheon, o centro Pompidou e a Ópera podiam ser vistos dali. Adoramos!
As Galerias Lafayette tem como ponto forte a decoração em Art Nouveau - realmente muito interessante.

Aproveitando que estávamos perto e que a chuva deu uma trégua, demos uma volta em frente à Ópera de Paris (que inspirou a construção do teatro municipal do Rio)...pena que ela está em reformas, mas deu pra ver como é opulenta, enorme e, sim, bonita. Ali perto fica o Café de la Paix - a Colombo deles e o Grand Hotel.

Exaustos e com fome, procurávamos a estação de metrô mais próxima pra ir pra casa quando entramos na Place Vendome por acidente e ficamos impressionados com a já mencionada megalomania de Napoleão: a praça consiste num espaço aberto com postes de luz de ferro, muito bonitos e uma enorme e maciça coluna central com cenas de batalhas em baixo relevo culminando com uma estátua de Napoleão no topo em traje imperial. É...

BOA NOTÍCIA: Em casa, finalmente compramos nossa máquina fotográfica pela internet - chega em 3 dias úteis.

Ah! Já ia me esquecendo. Porque este post tem este título de "O Velho Rato Podre"?
Bom, o negócio é o seguinte:
Fomos, nesta noite, à Maison des Etats Unis aqui na Cité Universitaire Internationale. Fomos lá para escutar uma apresentação de violoncelo e piano. Após o concerto, haveria um coquetel - o que de fato houve. Tinha queijos e vinhos franceses. Bom, entre o público destacávam-se quatro figuras muito bizarras: Um velho francês bigodudo e corcunda com cara de rato que parecia ser um professor, uma velhinha francesa com cara de simpática e seu marido idem e um americano com cara de Zé Mané. Todos estes personagens avançaram na comida, dando cotoveladas, impedindo a gente e outros de se aproximarem da mesa... uma vergonha! A velha e seu marido saíram da mesa com vários sanduíches na mão, o americano brigando por comida e.....grande momento que fez eu e Tati chorarmos de rir: o Velho Rato Podre Corcunda cortava metade do queijo (sem nenhum exagero), dobrava e metia tudo na boca de uma vez. Reparamos em dois detalhes dolorosos de lembrar: A língua dele saia da boca para auxiliá-lo a engolir os tijolos e, no final das contas, tinha queijo até em sua corcunda!!!!!!!!!!! A comida acabou em 3 minutos.
Coisa muito feia!!!!!

Esquecemos de contar, mas já tínhamos ido lá na casa dos EUA outro dia assistir a um concerto de viola e piano...e o mesmo velho estava lá fazendo feio igualmente.
Nota engraçada: Em francês, o músico que toca viola é um Altiste - achamos que o cara era autista...

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Um jantar aconchegante

Hoje Tati foi para seu curso de francês...no caminho viu toda a movimentação para a posse do Sarkozy (ou SACOzy) pois seu curso é pertinho do Arco do Triunfo e o novo presidente passaria por ali em sua posse. Outro ponto importante: no caminho foi assediada por um velho francês com cara de tarado ou doido; a única coisa que lhe veio na cabeça para dar um ´fora´nele foi dizer: "C´est ça!" - ou seja, "É isso!"...que ´fora´ surreal!!! Foi um flashback traumático que lhe veio à cabeça que piorou a situação: Há 10 anos, quando veio a Paris a turismo, também foi assediada por um tarado que abaixou as calças para ela!!! Tati, cuidado com os franceses!!!!!!!

Eu usei meu dia para resolver burocracias e estudar. No início da noite, estreamos os jornais televisivos franceses...o assunto não poderia ser outro: A posse de Sarkozy...que vimos de casa, assim como vocês do Brasil.

À noite fomos jantar no apartamento de Patrícia e Guilherme. O jantar foi ótimo, nos divertimos muito, rimos muito, a comida estava ótima - vocês podem imaginar o que é comer massa feita por uma italiana. Foi a primeira vez que entramos num apartamento parisiense, num prédio típico de Paris. Tati adorou, achou muito aconchegante, confortável, ainda mais porque fomos muito bem acolhidos.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Jardim de Luxemburgo


Aí está nossa foto juntos tirada pelo Guilherme na Place de la Concorde, ao lado de uma fonte e com a igreja de Madeleine ao fundo (em formato de templo grego).
Hoje deu sol e nos programamos para visitar o Jardim de Luxemburgo.
Quando saltamos na estação de metrô Luxembourg, decidimos passear antes nos Jardins do Observatório que estão na frente do Jardim de Luxemburgo. Como o nome diz, ao final do Jardim do Observatório, está o Observatório de Paris, mas não entramos lá, não. Neste jardim se encontra um chafariz lindo com esculturas de mulheres erguendo um globo terrestre cada uma representando os 4 continentes (a Oceania ficou de fora). Muito bonito. Em torno deste jardim há várias faculdades - destaque para o prédio da de Arqueologia.

Em seguida, fomos para o famoso Jardim de Luxemburgo. O Jardim fica nos fundos do Palácio de Luxemburgo, onde fica o senado francês...por sinal, quando passávamos perto de um restaurante chique dentro do jardim, lá pelas 13:00 hs, vimos uma porção de sujeitos de terno que imaginamos serem senadores ou acessores ou coisa que o valha.
Um parêntese: Quando passeamos à beira do Sena, com Guilherme e Patrícia, passamos em frente à Assembléia Nacional (a Câmara dos deputados deles)...agora só falta visitar o Sarkozy...fecha parênteses.
O Jardim é cheio de esculturas, muito amplo, mas achamos menos acolhedor que o Parc Monceau. Ele é mais imponente, com seu lago central e segue o modelo do típico jardim francês: Árvores e arbustos cortados e dispostos de maneira geométrica e simétrica. Vimos muitos estudantes universitários, executivos e outros almoçando no jardim, crianças na hora do recreio escolar também vão lá com os professores. Passamos por um estudante, provavelmente de farmácia, e li o título do texto que ele lia - "Como fazer a síntese da aspirina?"...boiei...
Nesses parques parisienses tem sempre um carinha pintando a paisagem - é claro que lá tinha também.

Depois do jardim, vimos lá fora uma exposição de fotografias sobre o Sahel, uma região da África - a Tati adorou. Passeando pelos famoso teatro Odeón e passeamos por uma parte do famoso bairro Quartier Latin muito interessante - as ruas ainda são estreitas como na Idade Média, mas aconchegantes. Por ali passamos por várias faculdades, lojinhas, cafés...e depois, cansados, voltamos pra casa.

O fim do dia foi destinado a 2 horas de lavar, secar e passar roupas - estar em Paris também tem dessas coisas!!


segunda-feira, 14 de maio de 2007

Cotidiano

Bom, hoje é segunda - aproveitamos para resolver tudo que podemos para viabilizar o visto e permanência da Tati. E conseguimos toda a documentação que ela precisa.

Esfriou hoje, o tempo fechou e o dia inteiro choveu e parou várias vezes, assim, de tarde ficamos mais em casa e fomos ao mercado fazer compras...essa parte é ótima! Tem uma marca de produtos chamada Leader Price que é uma beleza - fica tudo barato: Camembert, Brie, Sucos, Comida Congelada, Salmão etc. - compramos tudo isso + frutas e outras coisas. Vimos vendendo em torno de uns 15 escargots congelados por 4 euros...não compramos, mas acho que em breve vou encarar!!!

À noite fomos a um seminário de uma psicanalista inglesa muito interessante. Saímos bem tarde, a cidade estava fria e deserta, mas foi maravilhoso ver pela primeira vez nessa viajem a torre Eiffel toda iluminada (igualzinho à foto do blog), assim como os Invalides.
Bom, por hoje é só, pessoal!

domingo, 13 de maio de 2007

Maratona na Champs Elysées

Hoje abriu um dia lindo, um solão!! Deu pra botar uma camiseta sem agasalho e fomos direto pro Parc Montsouris, na frente da Cité, pegar um solzinho.
Solzinho nada - hoje fez um calorão!!! O parque é dividido em dois pelo metrô, que é na superfície. Só tínhamos visitado uma das metades, hoje fomos na outra - é um barato ver todo mundo pegando sol, deitado na grama, vários pique-niques, gente jogando bola, peteca, paquerando, crianças passeando de pônei, velhinhos alimentando os pássaros...mas, de repente, veio um vendaval e um toró digno de verão carioca. Corremos pra casa e quando chegamos já tinha acabado a chuva.

Descobrimos que tinha uma vernisage acontecendo aqui mesmo na Maison du Brésil - fomos lá fazer uma social. Logo mais tarde, recebemos uma visita de um casal de amigos nossos que mora aqui em Paris, Guilherme (colega de faculdade do Pedro) e sua namorada italiana Patricia. Com eles fomos fazer uma MARATONA:
- Saímos do metrô no Boulevard Saint Michel, fomos para a margem do Sena e passeamos lá embaixo na beira do rio até chegarmos perto do Jardim das Tulherias. Ali subimos e fomos para a Place de la Concorde - onde fica o obelisco egípcio dado à França que falamos no outro dia.
A praça é linda e Guilherme tirou uma foto nossa lá - depois vai nos mandar de e-mail e pretendo colocar aqui neste blog.
- Depois de tudo isso, subimos toda a Champs Elysées, arf, arf e fomos para um café onde comemos os melhores croissants do mundo...
...bom, depois chega, né...voltamos pra casa exaustos, mas o passeio com os dois foi ótimo - são muito legais e já nos organizamos para irmos nós 4 para Fontainebleau no mês que vem.