sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

De antemão, FELIZ NATAL!!




De manhã, descanso de ontem, que foi pesado.
De tarde, após o almoço, encontramos Laira e Chuca no lago central do Jardim de Luxemburgo - congelado! - e fomos ver a pista de patinação no gelo que foi intalada em frente ao Hôtel de Ville (segunda foto). Um barato. A última foto é da gente no Jardim de Luxemburgo. Como vocês vêem, tirei a barba - foi pra meu sobrinho Gustav me reconhecer amanhã.

Ainda passeamos pelo Marais, Place de Voges (primeira foto) e fomos tomar um chocolate quente delicioso num café perto dali.
Depois nos despedimos deles, já demos "Feliz natal!" de antemão porque amanhã a gente pega um avião pra Suíça às 8 da manhã. Isso quer dizer que teremos que acordar às 6!! O dia foi ótimo, mas precisamos descansar.

Sim, vamos pra Suíça, para um vilarejo nos Alpes chamado Lenk. Ficaremos lá do dia 22 ao 26 com meu irmão Felipe, minha cunhada Katja, meu sobrinho Gustav, a irmã de Katja (Julia) e seu marido Roderick. Será u Natal na neve MESMO! A previsão é de -11.
Devemos chegar em Lenk amanhã de noite, pois passaremos a tarde em Genebra.

Por agora, vamos telefonar e falar na internet com nossas famílias pra dar "Feliz Natal"!

Por conta disso, só volto a escrever no blog no dia 26 de noite. Contarei nossas peripécias na Suíça a posteriori. Portanto, desejo aos meus leitores de plantão e também aos turistas UM FELIZ NATAL! Ho, ho, ho!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Laira, Chuca e a friaca




Hoje encontramos Laira e Chuca! Foi ótimo! Adoramos ser anfitriões e adoramos passar o dia com eles!

Levamos eles logo à Torre Eiffel. Dessa vez não subimos, só eles. O dia estava lindo e a temperatura subiu um pouquinho, por isso eles tinham de aproveitar a oportunidade.
Ficamos passeando ali em baixo - de onde tirei a primeira foto -, logo vimos que que os lagos estavam congelados!! Como vocês vêem, a temperatura ainda estava baixa. Caiam até pedaços de gelo da Torre Eiffel!

Mais tarde fomos todos no Quartier Latin comer um kebab de lei, eles adoraram. Dali fomos até o Pantheon, e no caminho vimos que uma bela fonte em frente congelou (segunda foto)! É fria!!!! Serve de ensaio pra Suíça!

Ainda andamos pela rua Mouffetard (última foto) e terminamos a noite jantando no restaurante da mesquita. O dia foi cansativo, mas muito legal!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Natal de amigos



A primeira foto é de ontem: É a vista que se tem quando se está na Ponte de l'Alma. Vemos a outra ponte, Alexandre III, com suas estátuas douradas e ao fundo o Louvre. Essa cidade é mesmo linda - vou sentir falta!

Tomamos hoje para fazer nossas malas para sábado. Passamos o dia fazendo isso, mas, pelo menos, terminamos o serviço.

Na Happy Hour fomos à rua Buttes aux Cailles com amigos. É uma rua aqui perto conhecida por seus barezinhos e cafés, frequentados por gente jovem. É bonitinha, aconchegante, gostamos. Fomos ao bar Sputnik recomendado por nossa amiga do Brasil, Diane, que esteve em Paris no ano passado. Fomos com Pablo, Raquel, Camilo e Mariana. Tínhamos combinado com Lia e Flaviana, mas não apareceram. Foi muito legal, a cerveja é barata (mesmo a Guiness irlandesa, que eu tomei!). O ponto fraco é a fumaceira de cigarro. Foi uma espécie de encontro de Natal de amigos brasileiros em Paris. Na segunda foto: Raquel, Pablo, Camilo, Mariana, Tati e eu, em sentido horário.

Hoje deve ter chegado nossos amigos Laira e Chuca. Ainda não entramos em contato; vamos ver se amanhã a gente se fala.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Última aula - Melancolia




Tati foi assistir a uma palestra no La Terrasse sobre grávidas toxicômanas. Gostou.
Aproveitou, foi ao banco e trocou francos suíços pra viagem de sábado e ainda passou no Marmottan pra pegar o sapato de neve emprestado com Terèse.

Eu conversei com Felipe e organizamos o que faltava da viagem. Além disso, fui ao museu de arte moderna de Paris. Não é o Pompidou, é um outro menos conhecido, mas gratuito.
Nele tem porcaria, mas tem também Picasso (na última foto, a estatueta é dele), Matisse, Modigliani, Chagall e outros.

Antes do museu, visitei a loja de departamentos Bon Marché (primeira foto) e conheci, pela primeira vez, a tão falada capela da medalha milagrosa. Estava lotada de gente, chorando, o padre cantando e tocando violão, as pessoas em coro entrando numa histeria coletiva que me causou uma enorme vontade de sair dali. Não fiquei nem 3 minutos, mas deu tempo pra tirar a segunda foto.

De noite, Tati foi pro curso de francês e eu pro seminário de Marie-Claude Lambotte sobre melancolia. Irônico, pois é um momento um tanto melancólico o da volta e do fim das aulas...
Não sei se vou amanhã à universidade, o que faz a aula da Lambotte minha última.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Comunistas, religiosos e jazz




Tati foi pro hospital Marmottan participar de uma jornada sobre "Adolescência e passagem ao ato". Teve altos e baixos, no bojo ela gostou. Em seguida foi pro curso de francês.

Eu passei a manhã me livrando de algumas burocracias francesas a respeito de nossa mudança de endereço há 2 meses atrás e, de tarde, fui bater pé. Visitei a sede do partido comunista, prédio de Oscar Niemeyer muito bonito (primeira foto), depois visitei quatro igrejas: Trindade, Santo Agostinho, São Roque e a igreja polonesa. A mais bonita por dentro é São Roque, e por fora, a Trindade. Nesta última, era o Dia do Perdão e havia uma penca de padres ouvindo fiéis se confessarem e, depois, perdoando-os. Aproveitei e tirei uma foto com a estátua de Joana D'Arc do lado do Louvre, que estou devendo a mim mesmo desde maio (segunda foto).

Ainda deu tempo pra passar roupas e fazer compras!

De noite, fomos a um show de jazz na Casa da Dinamarca, aqui na Cité. Estávamos querendo escutar um jazzinho aqui faz um tempão. Só agora conseguimos (última foto). E valeu a pena, adoramos!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

domingo, 16 de dezembro de 2007

Parabéns, Léonard




Hoje é a comemoração do aniversário de Léonard, um amigo francês. Seu aniversário foi dia 12. Ele nos convidou para almoçar em sua casa num banlieue - acho que Sursaine. Ele combinou de buscar a gente e Hervé, outro amigo, em La Défense.

Aproveitamos pra nos despedir de La Défense. Muito frio, mas um dia lindo, nos fez passear um pouco antes de encontrá-lo.
O almoço propriamente dito foi ótimo, super-agradável (a última foto é da gente em seu apartamento). Comemos carne de viado, que, em francês, é "biche"...que ironia!
Passamos a tarde toda lá, seu apartamento é muito agradável e eles ainda mais. Depois chegaram seu irmão, com a esposa e um filhinho recém-nascido.

Léonard nos levou, já no início da noite, até o Monte Valerien, onde há uma bela vista de Paris e onde há também um daqueles cemitérios de guerra americanos, que nem a gente vê nos filmes (primeira foto). Depois retornamos para sua casa, onde vimos suas fotos de sua viagem à Noruega.
À propósito de lugar frio, ele me emprestou calçados pra neve para eu usar na Suíça...sim, eu e Tati vamos passar o Natal na Suíça com meu irmão e sua família!

Léonard é muito gente boa. É um grande amigo que fizemos aqui.
Depois nos deixou no Arco do Triunfo, onde vimos a decoração de Natal da Champs Elysées antes de voltar pra casa (segunda foto).
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br