sábado, 21 de julho de 2007

Fomos à praia!



Ontem, não arrumamos as malas, tivemos uma notícia ruim de problemas familiares e ficamos um pouco abalados.
Hoje, pra arejar um pouco, fomos passear no Canal Saint Martin e conseguimos arejar um pouco. Lá pudemos nos divertir bastante.

O canal liga a Bassin (lago artificial) de la Villete ao rio Sena. Como há uma diferença de nível entre os dois, o canal é cheio de comportas para permitir a navegação, o que o torno curioso e pitoresco. Acredito que a Bassin de la Villete, por sua vez, tem uma extenção que a liga ao rio Marne, assim, os dois rios se intercomunicam.

As margens do canal Saint Martin foram habitadas por fábricas e bairros do proletariado no século XIX. Os resquícios ainda estão lá - há prédios da época. No entanto, o bairro não é mais industrial e hoje é habitado pela classe média baixa. Ainda tem muitos mendigos e o canal é imundo, mas as árvores, o canal em si, suas pontes de ferro e os pescadores insensatos (tipo aqueles da lagoa Rodrigo de Freitas) tornam o lugar pitoresco.

Do canal chegamos até a Bassin de la Villete, o ponto alto do passeio. É um grande lago onde se passeia de barco, pedalinhos pras crianças e nas margens têm cinemas, restaurantes, mendigos também e....
...."Paris Plage". O que é "Paris Plage"?

"Paris Plage" é um evento que vai de ontem até 20 de agosto. São postas palmeiras, areia, cadeiras de praia, barracas na beira da Bassin de la Villete e da margem direita do Sena (longe dali) e chamam aquilo de praia. Mas, confesso: É legal. Os franceses põem suas sungas e biquínis e vão brincar de praia. As crianças vão pra uns tanques d'água também. Ah! E ocorrem algumas surpresas, como a que presenciamos - um quiosque (sim têm quiosques!) pôs música americana dançante dos anos 40 e 50 e o pessoal se animou. Formaram-se vários pares, de velhos e de jovens e os franceses fizeram a festa. Esta cidade é mesmo especial!

Em casa, recebi a boa notícia de que a bolsa dos próximos 3 meses já chegou. Bem adiantada pois era pra sair dia primeiro de agosto!
Tati conseguiu falar pela primeira vez com mais uma xará sua, esta mora nos EUA. Amiga de infância. Foi muito bom ela matar essas saudades.

Vamos ver se agora a gente faz as malas!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Cara a cara com Inês



As duas fotos são de ontem: A primeira de nós 2 dentro da Notre Dame e a segunda da estátua de Carlos Magno ao lado da mesma.
Dia de estudo para mim - o dia todo com a cara nos livros.
Já a Tati passou o dia mexendo os pauzinhos para ver se rola ou não um estágio que ela quer.

Mais tarde teve a tão 'esperada' entrevista com a diretora da Maison du Brésil, Inês Salim, que normalmente é feita na semana que o estudante chega, mas como ela estava ocupada, a entrevista aconteceu 2 meses e meio depois: detalhe, a entrevista era pra dar boas vindas!!! Além disso ela nos falou das regras de funcionamento da casa que a gente já conhece.

Na verdade, ela já conhece a gente, mas esta foi a recepção oficial.
Ela nos deu uma boa notícia: Surgiu uma vaga para casal na Maison de l'Italie, mas só a partir de outubro. Achamos ótimo, mas vamos ainda verificar o preço...
De noite teríamos grupo de conversação com a (des)animadora, porém ela não apareceu mais uma vez! Essa senhora é um absurdo. Mas ainda assim - e isso foi muito legal - nós dois e os outros 3 que ficaram esperando fizemos o grupo nós mesmos. A Tati tá falando que eu fui o animador do grupo pois coloquei questões que animaram a discussão e ao final dei o grupo por encerrado. Hahahaha!
Os 3 companheiros do grupo são gente boa, um psicólogo italiano engraçado, um economista alemão muito simpático e aquela finlandesa perua de que a Tati falou mal. Ela não é chata, é só uma perua. O italiano chamou todos pra irmos ao restaurante da Cité bater papo, foi super legal e trocamos e-mails para marcar uma saída juntos. Eu convidei todos para um piquenique no gramado da Cité que o pessoal do meu andar organizou, será domingo à noite.

Agora, eu e Tati vamos fazer as malas para nossa viagem de segunda-feira pra Amsterdam.
Então, um abraço,
Até amanhã

fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Ensebados



Fomos a um excelente mega-sebo chamado "Gibert Jeune". São várias lojas uma perto da outra, cada uma especializada em determinado segmento, uma é de literatura estrangeira, outra de ciências, outra de ciências humanas, outra de CDs e DVDs e assim por diante. Claro que fomos na de humanas. Foi ótimo: encontrei todos os livros que eu queria e que meu orientador indicou, tudo por um preço bem barato, p.e.: 5 euros!!

Para os psicanalistas: Pensamos em voltar lá e fazer mais duas aquisições - o livro de memórias do Schreber tá lá e o seminário de Lacan "Do Um ao outro" , inédito em português, também. Estes estão caros, então vai ter que ficar pra depois.
É impressionante o acervo desta loja! Tem de tudo, inclusive um livro de meu orientador no Rio, o Joel Birman.

Além da parte de psicanálise, me interessei pela de filosofia e levei um de Walter Benjamin por uma ninharia. Aliás, os clássicos da filosofia - pra quem gosta - estão lá e por um preço relativamente baixo. Quando falo em clássicos da filosofia, falo em clássicos MESMO: "Crítica da razão pura" de Kant e quase tudo de Sartre, por exemplo.

Resolvemos almoçar por ali mesmo e comemos um crepe na Île Saint Louis - ótimo. Depois estudamos na praça João XXIII (segunda foto), ali perto, atrás da Notre Dame - uma idéia genial que vimos que os franceses fazem muito: pegam seus livros no verão e vão ler nas praças e parques. Como não podia deixar de ser, aproveitamos e entramos de novo na catedral, afinal só entramos na Notre Dame no nosso segundo dia em Paris. A primeira foto, como vocês já adivinharam é de um vitral de lá (no caso, o vitral dos fundos).

Dali voltamos pra casa de ônibus como temos feito no verão, afinal o metrô fica muito abafado e uma catinga ainda maior nestes tempos. O problema é que, é óbvio, não fomos os únicos a ter esta idéia...e agora os ônibus também estão cheios e abafados, com um monte de gente sem banho, fedorenta e ensebada.

Realmente o verão veio mesmo pra ficar! Segunda passada foi acidente de percurso. De lá pra cá tem feito dias quentes, mas não tórridos como domingo. Além disso, o céu tem estado limpinho, quase sem nuvens e, SIM, não chove em Paris faz três dias - isso é um recorde desdes que chegamos!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 18 de julho de 2007

O canto mais charmoso de Paris



Antes de tudo, quero lembrar e agradecer aos nossos amigos Márcia e Pedro (do Rio). Conversamos anteontem com ela pelo Skype e com ele no MSN - é bom matar saudades. Ontem eu estava com tanto sono que escrevi rápido demais!

Hoje, pra completar a sessão "Papo à distância" conversamos com meus pais.

Tati foi hoje, pela manhã, num centro de tratamento de toxicomanias da prefeitura em parceria com a Cruz Vermelha. Lá estão albergados toxicômanos que acabaram de sair da prisão. Lá tem também 20 apartamentos para a recuperação de alguns. Não é uma internação, eles têm direito de ir e vir.
Tati foi muito bem recebida pela assistente social que tinha um francês muito claro - a Tati entendeu tudo.

Eu dormi até tarde, já que ontem madruguei e à tarde estudamos o material que ela pegou emprestado ontem na "boutique". Como ela tem de devolver semana que vem, lemos logo - muito interessante. O material trás um panorama do uso de drogas em Paris, que drogas, quem consome, se aumentou ou diminuiu, onde se consome etc. Material legal pras duas pesquisas - a minha e a dela.

Ficamos horrorizados com a notícia do acidente de avião em São Paulo. O nosso vizinho de frente daqui perdeu uma amiga neste acidente.

À noite (que tem sol!), pra espairar um pouco e sair dessse baixo astral, fomos passear pela Ilha Saint Louis (as duas fotos), do lado da Ilha de la Cité, onde está a Notre Dame. A Ilha Saint Louis é muito charmosa, seus prédios quase todos datam do século XVII - parece uma cidade do interior no coração de Paris. Lá tem cada restaurante aconchegante e que dá água na bôca. Já prometi pra Tati que em nosso aniversário de casamento, em outubro, vamos jantar num deles. Eu achei o lugar mais romântico de Paris.

Dali, passamos pela Notre Dame, pelo Quartier Latin e voltamos pra casa. Antes de voltar pra casa vale contar que escutamos "La Vie en Rose" - música símbolo de Paris - cantada ao vivo por uma excelente cantora dentro de um restaurante no Quartier Latin (bem entendido: ela dentro do restaurante, nós fora debruçados na janela aberta). Foi super romântico, ainda mais porque dali tínhamos uma bela vista da Notre Dame e estávamos em frente à Igreja de Saint Julien-le-Pauvre, a mais antiga de Paris - nem gótica é, é românica.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

terça-feira, 17 de julho de 2007

Xará analista


Hoje Tati passou o dia numa "boutique": é assim que são chamados os lugares de auxílio aos dependentes químicos!! Um lugar pra dependentes de crack. Barra pesada. Tinha um dependente português (de heroína) que conversou bastante com ela. A equipe a recebeu muito bem e abriu para ela voltar quando quiser - legal!

Eu finalmente fui estudar na biblioteca Sainte Geneviève e aproveitei e tirei uma foto escondido pois acho que não pode (segunda foto acima; a primeira é da Sorbonne). Passei o dia todo lá.

À noite foi aniversário de meu xará psicanalista de Floripa do primeiro andar. Foi ótimo. A festinha foi na cafeteria da Maison du Brésil. Ele e sua esposa, Michele, são gente muito boa. Lá estavam outras pessoas que conhecemos hoje, além de nossos amigos Genilton e Sinclair. Foi ótimo. Foi tão animado que saí de lá às 4 da manhã, morrendo de sono....e ainda tive forças pra vir ao computador escrever este post. Portanto, boa noite, gente!

fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Paris, je t'aime!





Hoje o verão...acabou!! A temperatura voltou ao normal e choveu o dia todo, hummpff.

Bom, pelo menos, ontem vi os 3 X O na Argentina!! Sim, Guilherme, é muito bom ganhar deles!!!!! Fui com uma galera pra sala de TV e combinamos de ir no fim do jogo na casa da Argentina enxer o saco dos portenhos, mas a galera amarelou e fiquei na vontade. Como é bom ganhar fácil dos argentinos...

Hoje, mais do mesmo: passamos o dia estudando e passando roupas. À noite vimos um DVD emprestado por uma amiga do nosso andar, Graziela. O filme se chama "Paris je t'aime", é deste ano de 2007 mesmo e saiu dos cinemas faz pouco tempo. São 18 histórias, umas ruins e umas boas como a dos irmãos Coen, a do Walter Salles e a última, do Alexander Payne. O filme é + ou -. O legal é que cada história se passa num arrondissement de Paris.

Explicação: Paris não é dividida em bairros, mas em zonas administrativas, os arropndissements; cada um é conhecido por um número. Nós moramos no décimo-quarto arrondissement. A cidade tem 20 arrondissements.

Bom, como no filme tem 18 histórias, não precisa ser nenhum gênio pra notar que tem 2 arrondissements que ficam de fora dele. O nosso está lá, e numa boa história, a última. Aparece o parque Montsouris (primeira foto), aqui em frente à Cité e onde vamos muito e lá acontece uma cena muito bonita, a última. Não vou contar pra não estragar o programa daqueles que se interessarem em ver o filme.

domingo, 15 de julho de 2007

Paris 40 graus



40 GRAUS! INSUPORTÁVEL!
Não tem ar condicionado, não tem piscina, não tem praia!

Fomos pro gramado da Cité pegar uma corzinha, mas o sol tá de lascar. Dali viemos pra casa pro almoço de despedida de uma amiga do andar que terminou seu período por aqui e volta pro Brasil, Carminda. Ela é um amor.
No almoço, conversa vai, conversa vem e eu e um amigo, Artur, vimos que nossas pesquisas têm temas e linhas afins, mas ele faz pós-doutorado e em filosofia. Vamos trocar bastante.
O pessoal combinou de irmos pra sala de TV hoje àsd 23:00 hs ver Brasil X Argentina juntos e é isso que vou fazer assim que terminar de escrever aqui no blog.

No fim de tarde, passeamos com Guilherme e Patricia, que vão de férias pro Brasil semana que vem. Além deles, estava também Léonard, gente boa. Fomos tomar sorvete numa sorveteria italiana perto do Pantheon (nos últimos 4 dias, fomos em frente ao Pantheon em todos). Visitamos novamente a igreja de Saint Etienne-du-Mont pois o Guilherme e a Patricia não conheciam (interior na primeira foto) e dali fomos pra Rue Mouffetard. Mas acabamos sentando num café ali perto e tomando um choppinho (bierre pression, aqui) porque o calor tá demais! (segunda foto)
Sem mais por hoje
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br