sábado, 12 de maio de 2007

Psicanálise e Rodin

Hoje, pela manhã, começamos a freqüentar o Espace Analytique, instituição psicanalítica - foi bem interessante. Foi legal conhecer os psicanalistas parisienses. A instituição é pertinho dos Invalides - antigo hospital militar e atual museu das guerras, lá está o túmulo de Napoleão...não entramoa hoje, mas vimos o prédio com uma cúpula dourada gigantesca - muito bonito.

Quero mostrar tudo em fotos, só que a Tati não se decide NUNCA sobre qual máquina vamos comprar. Aqui é bem mais barato.

Depois fomos ao Museu Rodin, ali do lado, que é incrível. O jardim, todo florido e com estátuas famosas como "O Pensador" e "A Porta do Inferno" é o ponto forte. A Tati adorou ver as esculturas da Camille Claudel...de quebra, lá estão pinturas de Van Gogh e Monet que pertenciam a Rodin.
Detalhe: A casa em si, onde fica o museu, é uma mansão que pertenceu a Rodin, mas antes, a Lord Byron.

A noite, tivemos, todos os bolsistas, uma reunião com o presidente da CAPES, que estava passando por Paris e aproveitou para nos encontrar.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Aula de Francês

Hoje foi o primeiro dia de aula de francês da Tati (ela está fazendo um curso). Sua turma é: 1) Ela mesma 2) Uma mexicana 3) Uma japonesa e 4) Um polonês. A aula foi ótima e vamos ver no que vai dar!

Enquanto ela estudava, fui no bairro russo visitar a Catedral de Alexander Nevsky, que de catedral só tem o nome porque é bem pequena, do tamanho de uma capela - mais legal foi observar os russos.

Depois, eu e Tati fomos ao Parc Monceau que, para quem gosta de "O Senhor dos Anéis", vai entender quando eu digo que o lugar foi feito por Elfos. Estamos na primavera, o parque está todo florido e com aroma de flores, com árvores maravilhosas, gramados, lago, esculturas, pássaros, uma pequena cachoeira e crianças brincando, velhinhos conversando, casais namorando (e alguns desses casais eram de velhinhos!). Parecia uma pintura impressionista - já vi alguns quadros de Monet ou Pissarro assim; eles devem ter vindo aqui!

De quebra, hoje ainda fomos no Arco do Triunfo e, para nossa sorte, lá estava ocorrendo uma cerimônia solene com banda marcial, soldados, marinheiros e até o Presidente da Câmara homenageando vários velhinhos fardados que lutaram na II Guerra Mundial.
Depois passeamos pela Avenida Champs Elisées, que é muito bonita, mas as lojas não são tão chiques quanto falam - tem até casa de Strip-Tease; parecem muito as lojas de Ipanema e Leblon...mas a Avenida em si é linda porque é larga, ampla, comprida, em um plano inclinado que liga o Arco do Triumfo com a Place de la Concorde...que ainda não fomos, só vimos de longe - lá está um obelisco egípcio que foi parar em Paris.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Recapitulação dos dias em que ainda não tínhamos blogger!

Chegamos em Paris no dia 4 de maio, portanto, precisamos dar-lhes alguma satisfação do que aconteceu nestes últimos dias...

Esta postagem é só pra isso mesmo, mas as seguintes serão atualizadas.

Sexta-feira 4: Chegamos!!! Exaustos!!!! O taxista que nos levou pra Cité Universitaire Internationale (onde moraremos até o fim desta viagem)tinha o corte de cabelo e o jeito doido do Robert de Niro em "Taxi Driver"; dirigia muito mal, foi xingado por vários motoristas e pedestres até nos levar até a porta da Cité, onde jogou nossas malas no chão e nos xingou porque pagamos exato e não demos gorjeta. Bem vindos à Paris!!!!!!!!!!
Fomos ao supermercado e reeencontramos velhos amigos: Camembert, Croissant e Vinho Francês - eles estão muito bem e mandam lembranças. Parece que os encontraremos freqüentemente. Há, o suco de laranja também se faz presente.

Sábado 5: Fizemos as famosas "Cartes Oranges" que nos permitem circular de metrô, ônibus, trem urbano e RER (um metrô mais rápido)pela cidade pagando preço de banana.
Passeamos pela Île de la Cité (ilha no meio do rio Sena, centro de Paris); nela está a Notre Dame; obviamente entramos e assistimos a uma missa cantada em francês e latim. Atrás da Notre Dame há uma praça linda, florida (estamos na Primavera! As rosas em Paris são enormes!), com estudantes de pintura e um professor fazendo algumas aquarelas, casais namorando...romântico! Há alguns passos dali fica algo nada romântico: um monumento para os milhões de mortos e deportados da II Guerra Mundial - bem interessante.

Domingo 6: O MALA do Sarkozy ganhou as eleições...
Pelo menos, em todo primeiro domingo do mês, os museus são gratuitos - fomos pro Louvre devorar o térreo (Mesopotâmia e cia.) e o primeiro andar (Egito, Grécia e Roma), mas claro, fomos dar um alô pra Mona Lisa - e, suerpreendentemente, deu pra vê-la de perto, no meio daquele bando de turistas.
À tarde, passeamos pelo Parc Monsouris, na frente da Cité Universitaire - muito bonito e agradável.

Segunda-feira 7: RESERVADA PARA BUROCRACIAS ENTEDIANTES E CANSAÇO.

Terça-feira 8: Feriado na França - Fim da II Guerra Mundial.
Fomos passear no Forum de Les Halles...um nome francês para não dizer Shopping Center Les Halles. É um lugar legal, com uma arquitetura contemporânea de um tal de Oscar Niemeyer!!!! Muito bonito. É tudo subterrâneo, o "teto" é uma praça. Do lado fica uma igreja que ninguém dá nada: Saint Eustache porque a fachada é de um neo-clássico horrível, mas todo o resto é gótico - talvez mais bonito que a Notre Dame (exceto os vitrais e a fachada), no interior, a decoração é renascentista.
Depois sentamos num tradicional café francês e brincamos de francês.

Quarta-feira 9: BUROCRACIAS ENTEDIANTES, parte II.

Quinta-feira 10: BUROCRACIAS ENTEDIANTES, parte III. Só que desta vez, resolutivas - já tenho (Pedro) minha Carte de Séjour - documento que garante minha permanência em solo gaulês.

Acabou o resumo, as próximas atualizações serão mais interessantes...

Pedro & Tati em Paris!!!!!!!!!!!!!!

Pessoal,
Este blog guardará os registros de nossa viagem de 8 meses em Paris, nossos melhores momentos, impressões, comentários e...sim...em breve, fotos!!!
Esperamos dividí-lo com vocês, afinal os comentários serão muito bem recebidos e farão sentirmo-nos mais próximos.
Beijos e abraços,
Pedro e Tati