sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Cidade Maravilhosa...não é o Rio...




Hoje foi a defesa da dissertação do Guilherme, ele foi muito bem e recebeu indicação pro doutorado. Depois veio aqui pra casa e nos vimos pela primeira vez desde a ida dele pro Brasil. Foi ótimo, estávamos com saudades (primeira foto).

No fim de tarde encontramos com Patricia na cafeteria da Cité e de lá fomos pra Rue Mouffetard comer alguma coisa juntos para comemorar. Estava super animado, ainda mais porque além de sexta à noite estava passando em todas as TVs dos cafés e restaurantes o jogo de rugby França X Irlanda. Está acontecendo na França a Copa do Mundo de Rugby e eles têm o rugby como segundo esporte nacional, só perde pro futebol. Os franceses vibravam, comemoravam, uma animação - ainda mais porque a França estava ganhando de lavada.

Recapitulação do dia 10 de setembro, meio da viagem à Itália:
Neste dia deixamos Florença em direção à Veneza. Esperávamos muito por isso pois sempre quisemos conhecer Veneza.
Quando chegamos lá, a cidade superou nossas expectativas, é maravilhosa!

Pegamos um vaporetto (ônibus aquático) até a ilha, Lido, onde está nosso hotel. Uma passagem de vaporetto são 6 euros, a cidade é um escândalo de cara!!!
Chegamos no hotel, ótimo, e fomos direto passear no Lido, onde tem uma enorme praia voltada pro mar Adriático, ou seja, com onda, areia e não praia de laguna. A praia é muito bonita e estava um solão e calorão - me senti no Rio.

Encontramos o hotel na beira da praia onde ocorre o Festival de Veneza e onde foi filmado "Morte em Veneza" de Viscontti. A praia é igualzinha a do filme, com cabines inclusive, pra troca de roupa.
Depois de passear no Lido fomos pra Veneza, dessa vez sem pagar o Vaporetto....sim, decidimos calotar - ia ficar muito caro pagarmos diariamente 24 euros de condução.

A cidade é maravilhosa! O máximo, eu só não digo que entra na minha lista de lugares pra morar pois o vaporetto deixa a gente meio enjoado, marejado.
Chegamos na impressionante praça de São Marcos (última foto), a Tati ficou tão emocionada que começou a chorar. E pra coroar este momento, tinha uma orquestra tocando no meio da praça uma música impacvtante que parecia trilha sonora de nossa chegada. A Basílica de São Marcos é esplendorosa!
O Palácio dos Doges também. Os Doges eram os governantes da antiga República de Veneza. Na lateral do palácio fica a Ponte dos Suspiros (segunda foto) onde ficavam presos os inimigos políticos do Estado.
De lá ainda fomos nos embrenhar pelas ruelas medievais da cidade, cortada por canais e turistas e chegamos até a ponte do Rialto. É uma das poucas pontes que cruza o Canal Grande, da largura de um rio, que corta a cidade ao meio. É linda e a vista dali ainda mais. O sol estava se pondo!

De noite, fomos conhecer as ruas da "night" do Lido e descansar pra poder andar o dia seguinte inteiro. Conhecemos, por acaso, um cozinheiro de restaurante que disse que tínhamos traços de venezianos, mais a Tati que eu, e ela ficou toda prosa; eu expliquei que minha família é da região, é Cattapan. Ele disse que no dialeto vêneto não existe 't' duplo e que Catapan é o mais correto, Cattapan é uma italianização do nome, mas é tudo a mesma família......e.....ele disse que morou numa rua Catapan. Peguei o endereço com ele e decidi visitar no dia seguinte.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: