sábado, 1 de dezembro de 2007

Ainda sem internet!!!




Bom, o problema da internet tà cronico. Tem um àrabe aqui na Maison de l'Italie que vai ver o que é que tà acontecendo, mas so segunda. Até là estarei sem internet no quarto e por isso estou usando o computador do térreo. As fotos também so poderao ser exibidas depois.

Aqui vai o resumo de ontem e de hoje:

Ontem - Tati passou o dia todo no hospital Marmottan participando de um seminàrio interno anual. Eu fiquei em casa estudando. À noitinha me juntei a ela e passeamos pela Champs Elysées toda enfeitada pro Natal, linda! E em seguida voltamos pro Marmottan onde tinha a festa de fim de ano para a qual fomos convidados.
Comida muito boa (queijos, patés, vinhos, champagne etc.) e um pessoal que jà estava bebado com uma hora de festa. Foi legal que nos integramos ao grupo, conversamos, contamos piada, rimos - tudo em frances!!! Progresso!!!

Hoje - Fui com a Tati na ALI, instituiçao de psicanàlise que ela frequenta, assistir ao seminàrio de J. Tyzler, mas nao gostei muito nao...depois fomos à igreja de Saint Germain de Près, que Tati nao tinha ainda visitado, fazer um favor pra sua mae que queria uma foto da igreja e outra do proprio Saint Germain. Missao cumprida, jà temos as duas (ver as duas primeiras fotos). Passeamos um pouco pelo bairro e depois fomos a pé até Saint Michel.

É là em Saint Michel onde estao aquelas otimas livrqrias-sebo das quais jà fiz propaganda, Gibert Jeune e Gibert Joseph; pois é, vasculhamos o sebo e fizemos algumas aquisiçoes, como por exemplo Madame Bovary, de Flaubert a 0,80 centavos e Candido, de Voltaire a 0,50 centavos. Uma pechincha! Depois encontramos com Patrizia e fomos a outra livraria-sebo, esta so de livros em ingles, a Shakespeare's and Co. e ali comprei Ulisses, de James Joyce, em ingles por apenas 6 euros.

Felizes da vida, fomos os 3 ver a bela àrvore de Natal que foi posta em frente à Notre Dame (na última foto, com Tati e Patrizia) e depois fomos jantar num restaurante japones perto do Jardim de Luxemburgo. Foi otimo, adoramos, mas quando saimos vimos que caia um temporal. Nos molhamos todos mas chegamos em casa com vida.
O saco é que tinhamos planejado de ir amanha - primeiro domingo do mes - à Versalhes, mas com essa chuva nao sei se vai dar!

p.s.: Missão cumprida a posteriori - fotos postadas.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Sem internet



Gente, é de manha (com til) e aconteceu algo que estou sem internet desde ontem. Estou escrevendo da sala de informatica (com acento) da Maison de l'Italie e por esse motivo nao (com til) tenho acentos...vamos ver se mais tarde a internet volta e conto nossas aventuras de ontem e hoje.

Bem, voltei, agora de noite e vi que continuamos sem internet. Vocês vao ter de esperar pelas fotos. Vou contar os dias de ontem e hoje, mas fotos so com internet no quarto.

Ontem: Eu, Tati e Eduardo fomos assistir ao seminario do famoso psicanalista Jaqcues Alain Miller na École des Arts et Métiers. O lugar è muito bonito.
Pela primeira vez vi um seminàrio em Paris lotado que nem eram os de Lacan e Foucault. Um auditorio em formato de anfiteatro imenso repleto e o cara tendo de falar no microfone para as pessoas o escutarem, e mesmo assim a gente o escutava mal. Bom, vou falar um pouco dele:

Existe o mito de que ele é estrelinha, vedete, pois nao achei nem um pouco. Ele é de fato carismàtico, mas é bem na dele. Quanto ao conteudo de seu seminàrio...ah! É sempre aquele blàblàblà de Nome-do-Pai de lacaniano, mas um pouco mais interessante pois ele dava os exemplos em sua vida pessoal, parecia uma auto-anàlise em publico. O cara falou até de sua primeira transa! Disse que perguntou: Você me quer? E a mulher respondeu: Até a ultima gota! E foi isso que o excitou. Ele tomou essa historia como exemplo do poder excitatorio do sinbolico sobre o corpo. Ainda assim, BIZARRO!

Mais tarde fui em outro seminàrio de um outro famoso, o sociologo Michel Maffesoli. O tema em discussao era Musica Underground. Muito interessante.

Hoje Tati e eu pegamos o RER e fomos até a cidadezinha de Saint Germain en Laye ver o castelo do rei Henrique II. Descobrimos que foi là mesmo que nasceu Luis XIV. Passeamos pelos jardins do castelo, pelq floresta e pela cidadezinha, uma gracinha e com toda a infraestrutura de uma cidade grande e ainda tem shos de jazz, cinemas, museus, todo tipo de joja, pubs, McDonalds etc.. Adoramos o castelo e a vista que se tem do Sena de là.

Essa cidade é um 'banlieue' de Paris, ou suburbio. Mas suburbio aqui nao é como no Rio, nao se trata da Zona Norte, mas de outras cidades mesmo, como as da Baixada Fluminense, por exemplo. Existem 'banlieues' horriveis e outros de ricos, a cidade que fomos deve ser de classe média. Pra chegar là sao so 25 minutos e a qualidade de vida é muito melhor - mais arborisada, sossegada, com parques, casas e apartamentos maiores, toda a infraestrutura, cultura e muito mais barata que Paris.

Agora Tati està em seu curso de frqncês e eu vou pro quarto. Espero que amanha o problema de internet sem fio tenha sido resolvido aqui e possamos postar as fotos.
p.s.: Como se vê, a internet melhorou e publiquei uma foto da Tati na cidade e uma minha com o chateau de Saint Germain en Laye além de uma foto do Jacques Alain Miller.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Psicanálise X TCC


Tati foi comigo hoje à Paris VII assistir ao seminário conjunto de Christian Hoffmann e Fethi Benslama. Hoffmann não foi, só Benslama. Foi interessante. O assunto em discussão foi o do momento: Psicanálise X TCC (terapia cognitivo-comportamental). Aqui na França, diferente do Brasil, a psicanálise encontra-se acuada, perdendo campo pra TCC, hoje mais forte.

No fim da tarde, fomos juntos de outros amigos assistir ao seminário de Elisabeth Roudinesco. Ela é mesmo sensacional, excelente. Um dos melhores momentos acadêmicos que passei aqui na França. E além disso é gentil, amável e sem nariz empenado, apesar de ser um dos maiores intelectuais da França.
Roudinesco também atacou a TCC. Praticamente todo seminário a gente escuta este ataque, eles estão apavorados.

De noite, nos encontramos com Patrizia pois hoje é seu aniversário. Fomos juntos a um café em Saint Germain de Près, "Le relais de l'Odeon". Foi ótimo, conversamos um pouco, bebemos um bom vinho e tiramos fotos como a segunda.
A primeira foto é de um sujeito que põe o seu piano na rua, toca e as pessoas jogam esmola, ele está sempre em frente à igreja de Saint Germain de Près, mesmo de noite e no frio - ele toca de luvas.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

De volta ao Hospital Marmottan


As duas fotos acima foram tiradas já tem alguns meses, mas nunca colocamos no blog. São da Conciergerie, primeiro castelo real de Paris, anterior ao Louvre, que hoje abriga o Forum e um museu da revolução francesa. Durante a revolução, o lugar se tornou uma prisão, onde esteve presa, entre outros, Maria Antonieta. Tati, na primeira foto, está justamente na sela dela, com uma boneca representando-a.

Tati acordou cedo e foi ao hospital Marmottan onde há hoje um congresso sobre álcool e drogas e foi-lhe dada a permissão para poder participar, mesmo sendo ex-estagiária. Muito legal. Passou o dia todo lá e saiu direto para seu curso de francês da prefeitura.
Vamos nos ver só bem tarde.

Eu, ao contrário dela, ainda não saí de casa. Passei o dia botando a papelada em dia e estudando. Terminei "A história da feiúra" de Umberto Eco - sem dúvida alguma vai entrar na minha tese. Agora estou lendo alguns artigos psicanalíticos que me interessam.

Mais tarde, vou ao hospital Sainte Anne ao seminário de Sophie de Mijolla-Major. Hoje, o professor brasileiro da Paris VII, Eduardo Prado de Oliveira apresentrará um trabalho sobre psicose.

Estou escrevendo às 17:45 hs daqui e já é de noite. É incrível! Nem dá pra acreditar que há dois meses atrás, o sol se punha lá pelas 19:30 hs.
p.s.: Já voltei do seminário. Encontrei a Tati no caminho e fomos juntos. Foi bem interessante. Depois, quando chegamos, conversamos um pouco com Marcia, sua mãe, um pouco ao telefone.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

domingo, 25 de novembro de 2007

Chorinho e música paquistanesa


Hoje acordamos de tarde já por conta da festa de ontem à noite na Casa do Brasil. A festa foi boa mas não foi tão legal quanto as outras; primeiro porque tava muito cheia, segundo porque o DJ era ruim, mas tá valendo.

E voltamos à Casa do Brasil para continuar o campeonato de Buraco. Eu e minha dupla progredimos. Ganhamos um jogo e foi de quem? Da Tati, que entrou como suplente de um cara que faltou. Ela jogou como dupla do Ricardo Papel, um figurassa.

Depois foi festinha surpresa de aniversário de um amigo, André (na segunda foto, o da esquerda; o outro é Ricardo) , cujo momento mais legal foi quando Fabio (violoncelo), Artur (violão, na primeira foto), um cara muito bom no piano e a esposa do Fabio cantando maravilhosamente. Deram um show de chorinho fantástico. Depois um paquistanês que mora lá ensinou à galera músicas de seu país, os músicos fizeram um arranjo legal e foi muito divertido.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br