domingo, 16 de setembro de 2007

2X Edifícios históricos




Ontem lendo os e-mails vimos que nossas amigas Lúcia Helena e Roberta, mãe e filha, estão em Paris e vão embora hoje. Ligamos pra elas e combinamos de nos ver hoje.

Acordei um pouco gripado. Mas isso não impediu de aproveitar o domingo. Encontramos nossas amigas em seu hotel e fomos todos passear pelo Marais (elas queriam ver a Place des Vosges, e viram: como prova a última foto dels com a Tati); mais tarde fomos a Les Halles e deixamos elas no Pompidou onde elas iam no museu de arte moderna antes de partir pro Brasil. Foi ótimo estar com elas e bater um papo, matar saudades.
Também recebemos a confirmação de nossa amiga Mariana que virá mês que vem a Paris. Muito legal!

Hoje é o Dia do Patrimônio em Paris. Vários edifícios de importância histórica e artística na cidade abrem suas portas para a visitação gratuita da população. Tomamos o resto do dia para aproveitar a oportunidade.
Assim, fomos ao Hôtel de Ville, a prefeitura, um dos prédios mais bonitos de Paris. Pudemos vê-lo inteiro, incluindo a câmara dos vereadores e o gabinete do prefeito. O prédio é também muito bonito por dentro.
Como tínhamos tempo, tentamos ir ao Paface des Elysées, o palácio do presidente, mas já estava fechado. Ainda conseguimos aproveirar o fim da tarde para ir até o topo do Arco do Triunfo de graça e, após subir uma baita escadaria, vimos uma vista recompensadora. O dia está quente e sem uma nuvem, com uma visibilidade ótima, adoramos.
Mas minha gripe falou mais alto e meu cansaço nos obrigou a voltar pra casa e descansar neste fim de domingo.
Parte 2 da crônica de hoje:
Recapitulação da viagem à Itália - dia 5 de setembro.

Foi nosso primeiro dia em Roma. Amanheceu um dia maravilhoso: calor e sem uma nuvem. Fomos pro turismo hard, visitar os lugares-berço de nossa civilização:
1) Coliseu - muito legal. Agora já estive em duas das sete maravilhas do mundo moderno.
2) Fórum e ruínas da Roma antiga - amei.
3) Almoço em cantina e sorvete italiano deliosos!
4) Fontana de Trevi - muito romântica (a segunda foto é dela, imortalizada por Fellini em "A Doce Vida").
5) Praças: Campo dei Fiori, Piazza Navona e Piazza de Spagna - belas, mas em manutenção...
6) Igrejas maravilhosas como Dei Gesù, São Luís dos Franceses (onde tem Caravaggio!) e Santa Maria Maggiore.
7) Pantheon romano - Adorei (está na primeira foto).
8) Piazza del Popolo - A mais bonita de todas.
Como adorei tudo, incluí Roma na seleta lista de cidades maravilhosas: Paris, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Nova York e Roma.
Muito provavelmente fizemos outras coisas, mas realmente não consigo lembrar de tudo!

No fim do dia estávamos exaustos e....um stress: Não tinha água quente pra Tati tomar banho na pousada. Era boiler e um casal acabou com a água quente além de terem feito um cocô fedido que impestou o banheiro. Pois é, o banheiro era comum. Mas fiquem tranquilos, desta vez não teve stresses radicais como os dos albergues. O resto foi maravilhoso. Aliás, apenas tivemos este stress pontual, mais nenhum outro - e esta foi a única pousada com banheiro coletivo.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: