sábado, 5 de janeiro de 2008

O último rango em Paris




Hoje fomos ao subúrbio meio barra-pesada, nos padrões franceses, de Saint Denis - quem sabe pra ir já se habituando ao Rio?
Brincadeira, fomos lá ver a Basílica de Sain Denis - a primeira igreja gótica da História, além de ser o lugar onde estão enterrados quase todos os reis da França (primeira foto).

A Basílica é muito interessante pois, como é o primeiro edifício gótico, ainda tem muito do estilo românico, parece uma fortaleza, com muros enormes e pesados, o que a torna bem original. E nem se fale em seus vitrais maravilhosos! Os túmulos dos reis são também uma atração.

Além deste passeio, fomos ao museu de Arte Moderna pra Tati conhecer (na segunda foto, com Matisse); aproveitamos e passeamos pelos jardins do museu da Moda, mas não entramos.

De noite, fomos jantar na casa de nossa amiga Thérèse. Era um jantar de despedida, foram lá também Claudie e Mario. Foi muito agradável, o jantar estava ótimo e nossos amigos também (última foto). Tati ficou até emocionada na hora de ir embora.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Mais um estágio para Tatiana



Tati foi cedo ao La Terrasse pegar o atestado de que fez um estágio lá. Ótimo!! Para quem achou que não conseguiria nenhum estágio, ela se surpreendeu - fez 2.

Além disso, foi à casa de Angela Jesuíno, quem lhe ajudou muito aqui em Paris, para se despedir e entregar um presentinho. Conversaram um pouco, depois Tati veio pra casa.

Eu fiz nossas últimas comprinhas pros últimos dias e depois fui passear pela Cité e fotografar as casas que não fotografamos até então. Deve ter sido meu último passeio como esse. As duas fotos acima são fruto deste passeio: A primeira é a Casa de Cuba e a segunda, Casa dos estudantes das províncias francesas, em outras palavras - franceses de fora de Paris que vem estudar aqui.

Almoçamos em casa e terminamos de arrumar as coisas por aqui, o que me fez poder devolver a balança com a qual pesávamos as malas para nosso amigo Makarios, da casa do Brasil. Coube quase tudo, o restinho que sobrou não tem problema. UFA!!!

Hoje é aniversário de minha mãe e vamos tentar falar no Skype mais tarde...caso eu não consiga, PARABÉNS, MÃE! Um grande beijo!! Semana que vem, já estou aí!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Outra mala




Fomos comprar uma outra mala para levarmos nossas coisas pro Brasil e desse programa emendamos os outros - isso quer dizer que passei o dia todo carregando uma mala, mas quando ela é vazia não é grande problema.

Depois de comprá-la, fomos na H&M trocar um sobretudo por um pullover que Leandro nos pediu. Descobrimos que o jornal Le Figaro fica ali do lado (primeira foto). Feito o serviço, ainda deu tempo de ver a Opera, linda - talvez a última vez que a gente a vê (segunda foto).
Ainda fomos na ALI onde Tati pegou seu certificado de freqüência. Lanchamos e, já de noite, fomos nos despedir do Louvre (de fora), que estava maravilhoso - quero muito guardar esta imagem na cabeça (última foto).

Exaustos, voltamos pra casa e fomos enxxer as malas. É incrível!!! Ainda tem coisa que não vai dar...pelo visto vamos ter de deixá-las por aqui...ÓDIO!!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Somos duas malas!




Hoje Leandro e Vanessa ligaram. Combinamos de vê-los, até mesmo porque eles iam embora hoje ainda.

Cedo fomos ao banco e pegamos o dinheiro que restava e fechamos a conta de vez. Tati ainda foi devolver a bota de neve que pegou emprestado e trocou os francos suíços por euros.

Encontrei Leandro, Vanessa, sua irmã e sua prima no 13éme arrondissement numa parte que eu queria mesmo conhecer e nunca tinha visitado - o bairro chinês, que na verdade é chino-vietnamita. Fomos almoçar num restaurante vietnamita "Le bambou", que é uma delícia, comi porco caramelado, muito bom. Tati chegou no final e fomos com Leandro e Vanessa numa casa de chá chinesa bacana ali perto (última foto).

Ainda deu tempo de irmos a Saint Germain de Près (segunda foto), andar um pouco juntos, onde, só hoje, reparei na estátua de Diderot (primeira foto). Paris sempre tem coisa pra ver!
Em seguida nos separarmos porque Vanessa propôs de levar uma de nossas malas, afinal eles têm direito de levar 2 malas de 32 quilos e só tavam com uma. Nós aceitamos prontamente porque estamos com esse problemão de não saber como vamos levar nossas coisas.

Corremos até em casa, pegamos uma de nossas malas - que por sorte já está pronta desde ontem!!! - e fomos até a casa da prima da Vanessa lhes entregá-la. Lá ficamos juntos ainda um pouco e depois eles foram pro aeroporto.
Foi muito legal encontrá-los, agora, tenho total consciência de que nós dois fomos duas grandes malas ao botar nas mãos do Leandro mais 30 quilos!!!
Mas a ajuda deles nunca vamos esquecer.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

O primeiro dos últimos dias em Paris




De saída, vale a pena contar o Reveillon:

Fomos com Laira, Chuca e seu primo (dele) Betinho passear de bateau mouche!!! Muito legal, adoramos (última foto)!
Mais tarde se juntaram a nós Claudia (prima da Laira) e seu marido Fred e ficamos no Campo de Marte, embaixo da torre Eiffel esperando os fogos que não tiveram (segunda foto)...em compensação todo mundo solta fogos e a torre pisca. Claro, foi muito empolgante, ainda mais regados a champagne nacional, uvas e romãs. Ainda tivemos fôlego de ir a um café depois e chegar em casa lá pelas 4 da manhã. O metrô funcionou a noite toda.

Por conta da canseira, acordamos ao meio-dia e tomamos o dia pra pré-arrumar as malas e chegamos à conclusão de que precisamos comprar uma outra mala. Parece que estamos já em contagem regressiva, falta só uma semana pra voltar pro Brasil. Estou meio triste, tenho de confessar.

Laira ligou, Leandro, não. Deve ter acontecido alguma coisa. Assim, fomos vê-la agora de noite; fomos todos (nós, ela, Chuca e Betinho - primeira foto) jantar no Quartier Latin de despedida. Foi muito legal.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

FELIZ ANO NOVO!!!




Antes de contar o dia de hoje, recapitulemos o último dia de nossa viagem à Suíça: 26/12.

No último dia, estávamos um pouco melhor; por isso, fomos com Felipe à montanha. Pegamos o teleférico (última foto) e chegamos no cume da montanha onde há uma estação de ski. Um barato!! Muito legal!!! Adoramos ver o pessoal esquiando, andando de trenó e snowboard (segunda foto). Nem tava tão frio, devia estar fazendo uns - 5.
Ainda assim foi o suficiente pra eu pegar uma gripe - já estava fraco dos outros dias...

Em seguida, nos despedimos deles. A despedidade de Felipe na estação de trem foi muito emocionante. Foi muito legal passar esses dias com eles.
Só chegamos em Paris de noite, a viagem foi longa e cansativa. Mas vimos lugares lindos, como, por exemplo, Montreaux - aquela cidade do festival de jazz famoso (primeira foto).
Em casa, a gripe já estava tão forte que eu fiquei totalmente sem voz. Leandro e Vanessa nos ligaram dizendo que chegaram, mas, com minha gripe, não deu pra gente se ver.
A gripe continua ainda hoje, mas bem mais fraca - vai dar pra curtir o Reveillon.

Hoje, REVEILLON:
Estou escrevendo mais cedo pois, provavelmente, a gente vai chegar tarde. Vamos andar de bateau mouche com Laira, Chuca e um primo dele e, de noite, vamos pra Champs Elysées comemorar o ano novo.
Agora, vamos ver o parquinho de diversão que abriu aqui do lado da Cité.
FELIZ ANO NOVO!!! BOAS ENTRADAS PRA TODO MUNDO!!!! JÁ ESTAMOS VOLTANDO!!!!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

domingo, 30 de dezembro de 2007

A família Bacaud




Hoje fomos encontrar com Léonard Bacaud e seus pais (primeira foto) para conhecê-los e devolvê-lo os calçados de neve que ele me emprestou e que ficaram perfeitos nos meus pé. Alias, sem eles eu teria caído muito pois o chão congelado escorrega muito.

Fomos juntos a um café em frente ao Jardim de Luxemburgo. Foi ótimo, são muito simpáticos - até nos convidaram para almoçarmos com eles no dia primeiro de janeiro, mas acho que não será possível porque só teremos esse dia para estarmos com Leandro e Vanessa.
Depois, andamos um pouco no Jardim de Luxemburgo e Léonard nos deixou aqui em casa.

Já aqui vimos que no estádio Charlety está tendo uma "feirinha" de inverno - na verdade, pista de patinação no gelo, tobogã, carrossel e outras atrações pras crianças - já estava fechando, mas vamos lá amanhã de manhã.

Recapitulação de nossa estadia em Lenk/Suíça. Dia 25/12, Natal:
Estávamos um pouco melhor, mas ainda em recuperação, descansamos. Roderick estava muito mal, foi quem ficou pior. Em compensação, Gustav (segunda foto) estava alucinado com os novos presentes, o que trazia uma alegria pra casa. Eu tomei o tempo livre pra devorar o livro sobre os filmes de Truffaut que Felipe me deu. Tati aproveitou o tempo livre para fotografar a vista que se tem da casa de todos os ângulos possíveis (última foto). Mais tarde, fizemos as malas pois partíamos no dia seguinte e queriamos ainda passear de manhã.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br