sábado, 3 de novembro de 2007

E agora, José?



Ontem à noite, conversamos um pouco no Skype com tia Beth, adoramos. Estamos sentindo falta dos papos no Skype com os outros.

Hoje foi a despedida da Mariana. Tati a levou no aeroporto agora de noite. Foi muito legal essa semana com ela - nos divertimos muito.

Hoje ainda deu pra aproveitar um pouco: Fomos ao jardim do museu Rodin (na primeira foto, Tati e Balzac, e na segunda, Mariana, "O Pensador" e a torre Eiffel ). No outono está ainda mais belo. E pra completar o programa, adivinhem quem encontramos lá?

JOSÉ DIRCEU!!! O próprio (vejam a útima foto). Falei com ele, inclusive. E a Tati deu uma de paparazzo (ou será paparazza?) e o fotografou escondido. O cara é cassado e vem passear em Paris, que tal?
Ele me produziu os sentimentos mais baixos, tal como no Roberto Jefferson, ou Bob Jeff, para os íntimos.

Ainda deu tempo de levarmos a Mariana pra comer um kebab. Ela gostou, bem como nós. Conhecemos a rua mais antiga de Paris, Le Chat que Pêche, e ainda fomos ver a Sacre Coeur.
Foi uma ótima semana. Vamos sentir saudades!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Volta no tempo e volta na França



Realmente fomos pro Monte Saint Michel. Que lugar fantástico! Um monte com um mosteiro e uma catedral medievais no topo, com uma fortaleza medieval em seu entorno e uma cidade medieval intacta dentro dele. É uma volta no tempo. O lugar fica ainda mais inesquecível pela sua localização - este monte está num território plano e à beira do mar, o que o torna visível de muito longe...e a maré, quando sobe, o transforma numa ilha!
Amamos.

Agora, é chão, viu! Três horas e meia pra ir e outras mais pra voltar. Nesses dois dias demos uma volta na França - é exagero, viu. Estou quebrado neste exato momento em que escrevo.

Fomos novamente com Mariana e Artur, que aparecem na terceira foto com Tati e o monte Saint-Michel. A segunda foto me mostra junto de uma capelinha escondida nas pedras atrás do monte.

Deu tempo ainda de nós quaro passarmos rapidamente pela cidade de Saint Malo (primeira foto), uma fortaleza militar dos séculos absolutistas. Bem bonita. Precisaríamos de mais tempo para vê-la, mas não deu. Tínhamos de entregar o carro alugado de volta até as 22:30 hs.
STRESS: Às 22:15 hs chegamos no aeroporto de Orly para entregar o carro, no entanto, não encontrávamos o lugar certo. Surtei pois temia pagar uma outra diária. Mas tudo resolveu-se bem. Compensa e muito alugar um carro - sai bem mais em conta qualquer passeio.
Agora, cansadíssimo, dormirei sonhando com o monte Saint Michel.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Na estrada



Saímos - Eu, Tati, Mariana e Artur - para o aeroporto de Orly, pegamos o carro alugado e pé na estrada! Aproveitamos o feriado na França.

E chegamos no Vale do Loire, concretamente no maravilhoso castelo de Chaumont (segunda foto). É o mais belo castelo que eu já vi. Foi projetado por Leonardo da Vinci para os reis da França. Amamos e o dia estava lindo.
Almoçamos por ali e...

...ainda visitamos a bela cidade de Blois, uma gracinha, com construções medievais e um castelo muito legal. Dali fomos para o Castelo de Chenonceau sobre o rio Cher (última foto). Um castelo suspenso sobre o rio! Onde habitava a amante do rei Henrique II, acho...
Já no anoitecer, deu para vermos o castelo de Chissay, ali perto (primeira foto). Bonito - hoje é um hotel e restaurante.

Ainda demos mais um pulo em Blois antes de voltar pra Paris. O Vale do Loire é espetacular.
A gente amou tanto esta viajem em grupo que estacionei o carro pertop de casa e amanhã vamos aproveitar o carro, pois ele está alugado por dois dias - é o mesmo valor, 1 ou 2 dias.
Vamos pro Monte Saint Michel. Um sonho. Aguardem!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Adeus a Marmottan



Hoje foi o último dia da Tati no hospital Marmottan. Ela fez seu filme lá, tanto que já foi convidada para voltar lá segunda que vem e para participar de um seminário agora em novembro.

Eu fui pro seminário de meu orientador, Alain Vanier, e depois assisti a uma aula de Christian Hoffman sobre fobia. Tenho percebido que há um "acordo" entre os psicanalistas para tolerarem suas diferenças e juntarem forças numa cruzada contra a Terapia Cognitivo-Comportamental. Na verdade, isso não é só uma impressão minha, eles declararam isso. O único que briga com os outros analistas parece ser o Zaphiropoulos...

Aqui na França, a psicanálise está em plena decadência, perdendo clientela e campo pra TCC. Acho mesmo que, hoje, a TCC é mais poderosa que a psicanálise aqui.

De noite, Tati e Mariana chegaram - antes elas foram juntas no Cordon Bleu, um curso de Haute Cuisine Française, chique, né?

Estávamos os três tão empolgados em viajar que aproveitamos amanhã, que é feriado, e alugamos um carro e, junto de nosso amigo Artur, vamos passar o dia no vale do Loire, onde estão alguns dos castelos mais maravilhosos do mundo.

p.s.: Gravei no pendrive da Mariana as fotos de nossa viagem a Amsterdam - vou botar tudo num CD! Por isso, em comemoração, as fotos de hoje são de lá.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

terça-feira, 30 de outubro de 2007

O que é isso, Zaphiropoulos?



Hoje Tati teve uma pequena despedida do estágio, que termina amanhã (na última foto está com Claudie, que trabalha lá). Depois se encontrou com Mariana no Arco do Triunfo (primeira e segunda fotos - a primeira mais uma "foto artística") e foram passear na Champs Elysées e no Quartier Latin.

Já eu, fui ao seminário do Markos Zaphiropoulos com o Paul-Laurent Assoun. Fiquei muito chocado com a atitude do Zaphiropoulos. Ele foi muito grosso com uma aluna indiana que apresentava sua tese. O Assoun a defendia, mas o Zaphiropoulos a arrasava, com um certo sarcasmo, diga-se de passagem. Já começo a repensar o que eu disse sobre a academia em Paris - que não tem estrelismos...será que não, Zaphiropoulos?
Lá encontrei com Eduardo e mais dois brasileiros que fazem seus doutorados lá, um mineiro e outro de Brasília, os dois muito gente boa. Um deles vai dar uma festa e nos convidou.

À noite, ficamos nós três pesquisando na internet um passeio barato perto de Paris. Tá difícil de achar um pra depois de amanhã, que é quando podemos...rolou uma frustração.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Compras, compras, compras



Ontem à noite bati um papo no MSN com meu xará Pedro Pontes, amigão do Rio - Saudades!

Hoje - A chuva parisiense ataca novamente, durante o dia inteiro. Tati foi pro estágio e eu e Mariana fomos fazer compras no supermercado.
Almoçamos em casa e fizemos amizade com uns italianos do meu andar. Ontem já ficamos um tempão num papo com uma francesa daqui também - com o tempo, estamos nos entrosando no grupo.

Depois de alguma relutância a sair com este tempo horrível, encontramos a Tati no Arco do Triunfo e fomos às Galerias Lafayette, que já estão arrumadas pro Natal (última foto)! Enquanto elas compravam, tirei fotos pra série Tipos de Paris e outras artísticas (como a primeira). Só que elas foram demorando, denmorando, demorando e surtei. Não aguento duas horas em pé num shopping, isso é tortura demais. Elas me escutaram e decidimos sair pra comer. Mulheres e compras - algo que os homens nunca vão entender completamente.

Mais tarde, à noite, a chuva deu uma trégua e, por conta de minhas necessidades fomos a um café em Saint Germain de Près. Esse bairro é o meu preferido, muito charmoso. Adoro voltar lá. Me revitalizou. Até tirei uma foto "Singing in the rain" na Rue de Fürstenberg, como se vê acima.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

domingo, 28 de outubro de 2007

Belleville é feia



Hoje fomos com a Mariana no Mercado de Pulgas de St. Ouen, o mais tradicional de Paris, perto de Montmartre (última foto). É legal, mas é carinho e nem tem tanta variedade de coisas. Compramos algumas lembrancinhas, mas isso durou um certo tempo - 2 mulheres fazendo compras!? Arrego!

Depois fomos a Belleville, um bairro de imigrantes de cada canto do mundo - uma Babel de convívio pacífico de turcos, gregos, judeus, árabes, africanos, chineses e outros. Mas o bairro em si é feio. Valeu mesmo é para enriquecer minha série de fotos "Tipos de Paris".
Assim, fomos embora dali para um lugar bem bonito pra compensar - Fomos ao Hotel de Ville e ao Pompidou, passando pela praça Igor Stravinsky e pelo Atelier Brancusi. A primeira foto é um olhar "artístico" do Pompidou para a igreja de Saint Merry; já a segunda foto tem como fundo o shopping Bazar du Hotel de Ville e, no primeiro plano, Mariana e Tatiana com seu casaco apelidado por evi (ainda em junho) de Piu-piu.

Cansados, viemos jantar em casa. Ficamos conversando um tempão com uma francesa na cozinha, muito gente boa. Ela sabe falar chinês!!!