sábado, 2 de junho de 2007

Festa na Cité




Hoje é dia de festa na Cité Universitaire. Todo ano ocorre esta grande festa: cada casa oferece ao público uma mostra da cultura de seu país. Na verdade, as casas que aderiram mesmo à idéia foram: Brasil, Portugal, E.U.A., França, Suíça, Espanha, México, Líbano, Alemanha e Argentina mais o pessoal do esporte.

Vesti minha camisa da seleção brasileira e fomos rodar a Cité - e foi bom que o tempo ajudou, sem uma nuvem no céu e um calorão. Foi muito legal! Adoramos!!! Nos divertimos à beça. A festa vai até altas horas da madrugada, mas como amanhã vamos a Fontainebleau, saímos meia-noite e pouco. A festa começou às 13:00 hs!!

No Brasil, teve bossa nova, caipirinha, feijoada, pão de queijo, brigadeiro e quindim. A Tati comprou "Dona Flor e seus dois maridos" em português novinho, por 1 euro...isso dá 2 reais e oitenta centavos - duvido alguém achar.
Em Portugal, vinho do Porto, pastel de nata entre outros doces maravilhosos. Nos E.U.A. teve hambúrgueres, hot-dogs e sangria, na Espanha, tapas e gaspacho, os franceses prepararam peças de teatro...agora o melhor foram as casa da Argentina, Japão, México, Líbano e Alemanha.

Argentina - foi muito bom entrar com a camisa da seleção canarinho e ver os portenhos com cara de bunda me olhando. Comi empanadas e assistimos ao tango dançado por eles mesmos.
Japão - chá verde, bolinhos de arroz e uma apresentação de aikidô.
México - danças e músicas típicas, com direito a mariachi cantando "Cucurucucu Paloma"!
Líbano - música árabe, kafta, doces e outros quitutes e um naguilé pros fumantes!
Alemanha - salsichões, salada de batatas e muita, mas muita cerveja, como se vê na primeira foto acima.

Depois, no gramado principal da Cité teve vários shows. Destaque para uma banda de jazz dançante tipo fusion e para uma banda africana. Dançamos à beça (segunda foto acima). Já sabem, fotos no pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Ah, já ia me esquecendo. Ontem de madrugada compramos passagens pra Amsterdam. Vamos no fim de julho.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Saúde e educação - bens de todos




As fotos aqui publicadas ficaram encalhadas de outros dias. A primeira é nos Invalides e mostra a perícia do Levi de tirar fotos em que ele também sai. A segunda é no Petit Palais.

Tati madrugou para visitar o serviço de psiquiatria do hospital geral Tenon. Foi muito bem recebida, participou de entrevistas psiquiátricas com os pacientes internados ligados ao uso de álcool e/ou drogas. Como sempre acontece com novatos, ela confundiu um paciente com um psicólogo.
Uma coisa que a impressionou bastante é a beleza do hospital, com um jardim interno e ótimas instalações...nem parece, mas é público. A clientela também não é só de classe baixa, a classe média também se utiliza deste serviço.

Hoje era o último dia de Luís, o psicólogo que a apresentou à equipe; daí Tatiana, em retribuição à sua ajuda pagou seu almoço. Se maravilhou com o "crème brulée" parisiense, muito diferente do carioca.
Por conta disso, chegou 1 hora atrasada na penúltima aula de seu curso de francês. Mas foi por um bom motivo.

Já eu, de manhã, recebi um Sedex de minha mãe e à tarde, FINALMENTE, fui à Biblioteca Nacional. Não àquele prédio onde fui maltratado, mas em outro prédio da biblioteca, o François Mitterand. Gigantesca, muito bonita e organizada. Esta biblioteca me explica melhor do que tudo que já vi por aqui a diferença entre primeiro e terceiro mundo.

Aqui o conhecimento é um valor. Vê-se pela freqüência à biblioteca - não tem só CDF não, tem patricinha, mulambo etc. E estava cheia de estudantes. A população a utiliza, diferente da Biblioteca Nacional do Rio.
Para você chegar aos livros propriamente ditos, é preciso passar por seguranças, portões com espessuras descomunais, controles etc. - parece que você adentrou a caixa forte de algum banco, mas aqui o tesouro são os livros.
Já a utilizei - descobri uma sessão só de psicanálise e arte e devorei um artigo da Julia Kristeva.

O livro faz parte da vida do francês, não é um Alien como no Brasil. Basta andar de metrô que você verá uma porção de gente lendo.
fotos no pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Contatos e contatos e escargot





Aí em cima estão algumas das fotos que não conseguimos publicar ontem. 1) Kebab, 2) Saint German de Près, 3) Arco do Triunfo

Hoje, quebrado depois dos dias de andança, fiquei em casa estudando.

Já a Tati foi ao Hospital Marmottan, especializado no tratamento de alcoolistas e drogaditos. Um contato a levou a uma entrevista lá. Foi muito bem recebida e já falou-se num estágio pra ela lá em novembro. Já hoje conheceu outros serviços de saúde mental ali perto, através deste contato, um psicólogo de Paracambi/RJ chamado Luís. Lá conheceu também uma psicanalista brasileira sua xará - já é a terceira Tatiana a entrar neste blog! Por acaso, esta Tatiana é da mesma instituição de psicanálise que ela. Detalhe: Ela faz análise já há algum tempo com ninguém menos do que Charles Mellman - um dos mais famosos psicanalistas da atualidade.

Mais uma vez choveu à beça hoje. Decidimos que já estava na agora de tomarmos vergonha na cara e lavar, secar e passar nossas roupas acumuladas na caixa de roupa suja. O fizemos...desta vez todo este processo durou 4 horas! E pra piorar, a secadora daqui não é das melhores...as roupas ainda não estão secas. Como resolvemos o problema? O nosso apertamento virou um barraco - penduramos roupas por ele todo, virou um varal. Improvisamos: cadeiras, maçanetas, gavetas - tudo virou varal.

Prometi, cumpri - hoje meu almoço foi escargot - muito bom!!!!!

fotos em: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Saudades

Em virtude dos pedidos, não publicaremos mais textos em vermelho, só em branco. Muita gente não conseguiu ler. Hoje as fotos estão no e somente no pedroetatiemparis.gigafoto.com.br pois o blogger deu um "tilt" e não quer aceitar fotos....grrrrrr...

Manhã: Estudos

Tarde: Pedro - banco, o maior inimigo do homem.
Tati - curso de francês.

16:00 hs - Encontramos Levi e Tatiana no Arco do Triunfo. Dessa vez tiramos fotos de lá. Passeamos pela Champs Elysées. Tati viu um casaquinho lindo na Zara da Champs Elysées por 14 euros - não importa, já podemos dizer que fizemos compras na Champs Elysées!

O tempo continuou não ajudando; choveu, fez frio. Passeamos em frente ao Grand Palais e ao Petit Palais, construídos juntos da Torre Eiffel para a exposição internacional de mil oitocentos e lá vai fumaça. São realmente lindos. Hoje o Petit Palais é um museu de não sei o quê e o Grand Palais é o Riocentro de Paris, o lugar das convenções, exposições etc.
Dali visitamos a ponte Alexandre III - é bonita, mas, sinceramente, parece um pouco um bolo de noiva.

Andamos à beira do Sena até chegarmos no bairro de Saint German de Près. Passeamos por ali: chique, classudo, bonito, com recantos super agradáveis, muitos cafés, piano bars, bistrôs, agitado à noite (é o Leblon de Paris). Este bairro era o point dos existencialistas. Sartre e Beauvoir eram figurinha fácil lá; hoje ainda é lugar dos antenados, dos "in", dos "cool". Ainda voltaremos lá pra ouvir um showzinho de jazz.

A fome nos levou pro medieval, agitado e louco Quartier Latin (a Lapa deles) novamente à noite e comemos o famoso Kebab - prato grego-turco - num bar grego. Gostoso pra cacilda, barato e exótico. As Tatis estavam com nojo até experimentar e adorar. Aqui em Paris, tudo é acompanhado de batatas-fritas. Com o Kebab não foi diferente.

Depois nos despedimos de Levi e Tatiana que vão para a Espanha. Foi muito agradável, engraçado, divertido estar com eles. Já estamos com saudades! Abraços e boa viajem,
Pedro e Tati

terça-feira, 29 de maio de 2007

TORRE EIFFEL & BOLSA!







De manhã parecia que o dia seria comum: estudei e estudei. Mas como se vê nas fotos acima, não foi.

À tarde, contabilizamos nossos gastos até hoje e percebemos que o gasto mensal é mais baixo do que pensamos. Ficamos tão felizes que vamos comprar passagens pra Londres pra algum mês futuro!

Para nossa surpresa, logo em seguida chegou correspondência...era uma carta nos informando que A BOLSA SAIU!!!!! Agora temos tutu! À noite, brindamos com vinho Bordeaux!!!

Às 16:00 hs encontramos nossos amigos Levi e Tatiana no Hôtel des Invalides: este lugar era o antigo Hospital para soldados durante as guerras. A cúpula do edifício toda dourada é linda. E combina com a ponte à sua frente, a Alexandre III, com anjos dourados e com vista para o majestoso Grand Palais, todo de vidro e ferro.
Hoje Invalides é o museu das armas e armaduras, da I e da II Guerra Mundial e é também o mausoleu do Napoleão (foto acima). De início visitamos logo o túmulo do Imperador. Depois fomos aos museus - muito interessantes, muito instrutivos. Adoramos.

Dali fomos a rua Cler, no bairro chique de Invalides. É uma rua de pedestres cheia de cafés, feirinha, padarias, docerias, queijarias etc. Compramos cerejas e framboesas - uma delícia. Depois compramos pão, queijo e suco e fomos fazer um piquenique (às 19;00 hs) no Champ de Mars.

Champ de Mars é um grande gramado em frente à.....TORRE EIFFEL!
Sim, ela estava lá, inteira, enorme e linda ----- e é claro que nós subimos, vimos o pôr do sol lá de cima e Paris se iluminando aos poucos. É de fato a Cidade-Luz. A Torre Eiffel pisca que nem árvore de natal.

Estamos felizes da vida!
Claro, vocês já sabem, mais fotos em http://pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Tatianas




Hoje é mais um dos vários feriados de maio na França.
E hoje chegaram em Paris nossos amigos Levi e Tatiana (xará), que ficarão em Paris por mais dois dias. São eles que estão conosco na foto.

A chuva e o frio de hoje não nos impediram de sair. Fomos juntos ao museu Picasso. Adoramos; já tínhamos ido ´lá em visitas antigas à Paris, mas foi como se nunca tivéssemos ido. Picasso é sempre surpreendente e disconcertante. Suas colagens são um barato.
Depois nossos amigos foram ao L´Orangerie, segundo eles, por influência deste blog! Acho que vou escrever um guia de Paris...será que já estou escrevendo?
Nós não entramos, pois fomos lá semana passada. Passeamos pelas Tulherias e pela Place de la Concorde.
.................................................................descansamos.................................................................................
À noite fomos nós 4 no Quartier Latin. Um frio danado. Mas lá é muito animado. Ruelas cheias de bares, cafés, bôites e restaurantes de tudo o que é tipo de comida - árabes, egípcios, indianos, franceses, gregos, italianos entre outros. Fomos num italiano bem gostoso...não guardei o nome. Interessante é ver a Babel que é o Quartie Latin - e lá todo mundo fala todas as línguas. Se percebem que a gente é brasileiro, logo falam português.
Foi ótimo rever nossos amigos. Foi muito divertido!!

domingo, 27 de maio de 2007

Os franceses adoram um bode




Passeio de hoje: típico passeio de domingo. Jardim botânico e Zoológico.
O Jardim botânico é bem decepcionante. Agora entendi porque o do Rio é atração turística; dá de 10 a 0. Como o zoológico é dentro do Jardim botânico, decidimos não perder a viagem e visitá-lo, mesmo com a iminência de chuva.

O zoológico também é bem mais fraco que o nosso...e a coisa piorou quando percebemos que está em reformas, com várias alas fechadas (incluindo a dos grandes felinos). Pra piorar a promessa de chuva se cumpriu. Visitamos o zoológico na chuva. A Tati adorou os orangotangos, principalmente um filhote. Eu gostei muito dos bichos nojentos (cobras, lagartos, sapos etc.) e das corujas e mochos - enormes!

Algo um tanto irônico: no zôo encontramos uma quantidade enorme de animais BRASILEIROS - tartarugas, sagüis, cotias, araras, periquitos, sapos, iguanas, porcos do mato, etc. Pra que ir à Paris se posso ver em casa?

Mas o mais intrigante foi perceber que outra quantidade enorme da fauna do zôo é constituída por bodes de tudo que é tipo e com nomes bizarros - têm bode do Cáucaso, das estepes, dos alpes, da Turquia e por aí vai.

No fim da tarde assistimos à apresentação de um pianista brasileiro, Ivan Pires, aqui na Maison du Brésil. Foi muito boa - tocou Villa-Lobos, Ernesto Nazaré, Debussy, ótimo. Adivinhem quem estava assistindo ao concerto?????
Sim, ele mesmo: O Velho Rato Podre* com a mesma roupa...e sim, ela mesma: A velhinha com cara de simpática*. Como não tinha comida depois da apresentação, não valeu a pena fotografá-los.

* Para quem não tem lido o blog, vale consultar o texto "O Velho Rato Podre" neste mesmo blog para entender melhor a situação.