sábado, 15 de dezembro de 2007

Paris 0 graus




A segunda foto é de uma loba romana em plena Paris, numa praça entre a Sorbonne e o museu da Idade Média, onde ficam as ruínas das termas romanas de Cluny.

Fomos fazer nossas últimas comprinhas hoje - incluindo o champagne do Ano Novo, que aqui não é caro, não - só 7 euros.
Passeamos pelo Quartier Latin, rua Mouffetard, Odeon e terminamos a andança em Luxembourg.

Visitamos ruas que não conhecíamos ainda e às outras já conhecidas, o passeio teve um quê de "tchau". De agora em diante, vai ser assim.
Tiramos fotos que nunca tínhamos tirado, como do teatro Odeon (última foto), das estátuas de Montagne e de Danton (primeira foto) ou dos prédios do Colège de France e da Sorbonne, por exemplo.

De noite, resolvemos ficar em casa descansando pois os dias estão agitados e tem uma hora que o corpo pede arrego, ainda mais com a temperatura em torno de 0 graus. A previsão pra amanhã é máxima de 0 graus!!!!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Adeus Vanier




Hoje de manhã encontramos com a Cláudia e juntos passeamos pelo Parc Montsouris e pela Cité. Esta foi a última vez que a gente vai vê-la em Paris. Foi ótimo e pudemos passear por lugares que a gente não vai há um bom tempo, mesmo estando do lado.
Destaque para os bancos que falam do parque - explicados num post anterior - e, na Cité, para a fundação Deutsche de la Meurthe (segunda foto, com Tati e Cláudia), que na verdade são os primeiros e mais belos prédios da Cité.

De tarde, Tati foi ao La Terrasse participar da oficina de teatro de novo. Ela tá achando interessante. Nesse estágio ela se sente bem mais escutada pela equipe que no Marmottan.

Eu, nesse mesmo período, fui a uma defesa de tese de um orientando do Vanier. Na banca, além do Vanier, estávam Assoun, Mijolla-Mellor e mais três (última foto: Vanier e Mijolla-Mellor). A defesa foi boa, mas muito semelhante ao que vemos no Brasil. No final, fui me despedir de Vanier, agradecê-lo por me acolher e pela orientação. Ele foi ótimo, não o verei mais a partir daqui pois ele não dará aula quarta que vem.

De noite, fomos visitar Eduardo, Waleska e Pedrinho, na Casa do Brasil. Ficamos batendo papo e bebendo um vinhozinho. Foi divertido (primeira foto, com Pedro e Eduardo).
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Maria Antonieta sabia tudo




Um dia de sol - frio, é verdade - depois de um tempão de chuva. Não tínhamos nenhuma atividade pra hoje, então, depois de muita espera, fomos, finalmente visitar os jardins e o Chateau de Versalhes.
Adoramos o programa - de um dia inteiro.

Primeiro visitamos o Chateau (segunda foto). É bonito, mas não é muito superior a outros que já vimos. Por fora é lindo, bem mais interessante que por dentro. Mas, o quarto de Maria Antonieta, a capela e a famosa sala dos espelhos (última foto)são muito bonitos.
Agora, os jardins põem qualquer outro no chão, e o chateau visto de fora se harmoniza com eles de uma maneira muito bonita.

O ponto forte foram os palacetes que Maria Antonieta mandou contruir, o Grand e o Petit Trianon. Ela era muita coisa, mas ninguém pode dizer que ela não tinha bom gosto. Acho estes palacetes neo-clássicos mais bonitos que o Versalhes barroco-rococó - e olha que não sou muito fã de arquitetura neo-clássica!
Além de seus palacetes, Maria Antonieta mandou contruírem uma pequena vila de camponeses, com horta e fazenda, para ela brincar de camponesa. Esse lugar se chama Hameau (primeira foto..eu com muito frio). Fomos lá também. E ela tem mesmo bom gosto! É muito legal, aconchegante como Versalhes não consegue ser.

Agora de noite Tati foi pra aula de francês e, depois, ficamos descansando da super-caminhada de hoje. Mas valeu muito a pena!

p.s.: Parabéns, Guilherme. Você agora é mestre!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Parabéns, Niemeyer



A primeira foto é de sexta-feira passada. É a catedral americana em Paris. Mais ou menos por fora, mas dentro é bonita.

Passei mal de novo - e de novo de nervoso pré-apresentação! Mas dessa vez em casa. Cheguei atrasado e o Vanier já tinha passado a discussão para um outro tema. Depois lhe pedi desculpas e expliquei que não estava bem, parece que ele entendeu bem, disse até "C'est pas grave", o que os franceses sempre dizem e a gente traduziria por "Ah, tudo bem".

Depois fui à aula do Assoun e depois ainda ap seminário da Monique David Ménard, que recebia um psicanalista brasileiro, professor da PUC de Campinas, pra falar lá.

Ainda fui, à noite, na Casa do Brasil, onde hoje houve um evento comemorando os 100 anos de Oscar Niemeyer. Passaram um documentário mostrando sua vida e obra, com entrevistas com o próprio. Tenho orgulho dele ser brasileiro, é um gênio!
O evento seguiu com uma mesa redonda de historiadores da arte franceses discutindo sua obra e terminou num coquetel maravilhoso.

Tati tomou o dia para fazer serviços de casa, passear (foi na loja de departamentos Bon Marché - segunda foto - e à igreja da medalha milagrosa) e a noite para os estudos: Foi à Maison de l'Amerique Latine assistir ao seminário de Czermac. Gostou muito.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Chemama me plagiou



A pimeira foto é da Tati dentro de um ônibus parisiense, só pra mostrar como são os ônibus aqui.

De manhã, Felipe, meu irmão, ligou e organizamos o que faltava para nossa viagem de Natal para a cidadezinha de Lenk, onde passaremos o Natal com eles. Além disso, batemos um bom papo.

Hoje Tati foi de novo à algumas Passagens de Paris (segunda foto), fez umas comprinhas e, mais tarde, à aula de francês.
Já eu, fiquei estudando e, no fim da tarde, fui com Eduardo ao seminário da Elisabeth Roudinesco. Dessa vez foi mais fraco que na outra. Lá estava Lia, amiga do doutorado, que nos informou que o psicanalista Roland Chemama iria falar de seu livro "Depressão" ainda hije mais tarde no Espace Analytique, no seminário de Christian Hoffmann. Decidi ir com ela.

Lá vi que o livro de Chemama é muito parecido com minha futura tese, inclusive com bibliografia semelhante: "La fatigue d'être moi" de Ehrenbeg, "Inibição, Sintomas e Angústia" de Freud, "Complexos Familiares" de Lacan! No entanto, discordo dele em pontos importantes e isso já é motivo para a tese.
De noite, voltando pra casa, vi - depois de mais de uma semana - um céu estrelado, porém frio de doer.
A previsão pra amanhã fala de -1 grau.

Falando em amanhã - recomeça a greve de transportes, vocês acreditam?
Pelo menos dessa vez será uma paralização de só 40% da frota.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

ANIVERSÁRIO DA TATI!




Hoje é o aniversário da Tati! O dia foi dedicado à comemoração, em casal mesmo, mas comemorado com estilo - Fomos ver a decoração de Natal das Galerias Lafayette e Printemps, além de ver a bela vista de cima da segunda.
A decoração é muito bonita e mágica: As crianças ficam alucinadas e certas crianças mais altas também...(segunda foto).
Bonequinhos que se movem, musiquinha etc.

De noite fomos no restaurante da Mesquita de Paris (última foto)- Maravilhoso! Primeiro que a arquitetura e decoração nos faz nos sentir em Marrakesh, depois que a comida é autêntica do norte da África. Tati comeu Tagine de cordeiro e eu Couscous com cordeiro. Bebemos chá de menta, uma delícia (lá não se vende bebida alcoólica - proibida pelo Corão) e, de sobremesa, dois doces árabes deliciosos.

Aqui em casa, cantamos o bolo com uma tartellete de chocolate (primeira foto).
Tati ficou super feliz! E recebeu telefonemas e e-mails de parabéns que a fizeram se sentir menos longe. Obrigado a todos que lembraram!

p.s.: Antes do dia estar dedicado à Tati, fomos ao consultório de meu co-orientador Alain Vanier, pegar seu relatório de meu estágio aqui. Ótimo, missão cumprida.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

domingo, 9 de dezembro de 2007

A comilança




Ontem chegamos muito tarde pra escrever - eu estava pregado. Conto então os dois dias hoje:

Ontem -
O pior dia, em termos de clima, em Paris. Chuva, vendaval e frio o tempo todo. Tava desanimador sair de casa, mesmo assim fomos ao Pantheon, finalmente, visitá-lo. Roberta e Lúcia Helena, nossas amigas que vieram em outubro deixaram conosco cupons promocionais para alguns passeios em Paris. O Pantheon está entre eles e aproveitamos.
Foi meio decepcionante, lá dentro não é grandes coisas. A arquitetura é bela, mas as esculturas e as pinturas horrendas. O famoso Pêndulo de Foucault está lá e 'funcionando', isso é legal pra caramba. Na cripta do Pantheon estão enterrados os Ídolos franceses, figuras ilustres como Victor Hugo, Alexandre Dumas, Voltaire e Rousseau. O que nos impressionou foi toda a pompa e a solenidade com que eles se referem a esses cars e, em especial, aos heróis da Revolução, como Marat.

De noite, fomos jantar na casa de Mario, um brasileiro que mora em Paris, amigo de Terèse, nova amiga da Tati - amizade do hospital Marmottan. Ela foi também. Foi muito agradável, Mario e Terèse são muito legais (eles estão na última foto conosco), e Mario é um verdadeiro Chef, sua comida estava deliciosa!

Hoje -
Acordamos tarde e corremos pra Ópera da Bastilha ficar na fila pra comprar ingressos de última hora pra ópera Tanhäuser de Wagner (primeira foto), com regência de Seiji Ozawa. Nunca tínhamos ido a uma ópera. AMAMOS, eu mesmo não sabia que ia gostar. Tati ficou apaixonada e emocionada. E deu pra acompanhar a história pois - surreal - tem legenda.
A ópera durou 4 horas, mas não sentimos, de tão boa.

De lá corremos pra casa de nossa amiga italiana Claudia pois ela nos convidou para jantar lá (segunda foto) - outra noite com jantar. E dessa vez, Claudia fez 7 pratos e antes ainda teve um aperitivo. Nós dizíamos a ela: "Claudia, está ótimo, mas eu não aguento mais" e ela trazia outro prato...lembrei do filme "A Comilança"!! Os pratos foram:
1. Pasta
2. Risoto
3. Salada italiana
4. Salada chinesa
5. Um prato típico de sua região
6. Pão feito em casa
7. Tortilla espanhola

Agora, à meia-noite já é ANIVERSÁRIO DA TATI!! Sua mãe e sua avó já ligaram!!!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br