sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Tropa de Elite


Fotos encalhadas: Nós, Artur e Mariana no Chateau Chenonceau, no Vale do rio Loire, e o belo caminho arborizado para chegar lá.
A greve continua: Paris parada!
Mais um dia ilhados na Cité Universitaire. Fomos estudar na biblioteca da Cité mesmo - e aí vi como a subestimei, encontrei ali tudo que eu queria! Incluindo um livro raro da Julia Kristeva de 1980. Não preciso ir até a Sainte Geneviève, eu tenho a biblioteca da Cité! O único problema é que o cara do meu lado na biblioteca estava com um bafo insuportável.

Encontramos uma amiga italiana, Claudia, lá, e a convidamos a ir conosco na Casa do Brasil onde seria exibido às 20:00 hs o filme "Tropa de Elite". Ela foi, nós fomos, e vimos esta porrada no estômago necessária para o debate democrático no Rio de Janeiro. O filme é excelente, sei que no Brasil há muita discussão dizendo que o filme é fascista. Não concordo, no máximo, o filme mostra que o BOPE é fascista; o que aliás, é.

O filme ataca três temas espinhentos ao mesmo tempo: O ponto de vista policial da Guerra do Tráfico, o lugar ambiguo de algumas ONGs nessa história e o lugar das classes média e alta na manutenção desse sistema. Muito bom, só pela sua importância política, o filme é importantíssimo, mas, além disso, é muito bom como filme. Excelentes atuações de Wagner Moura e do policial negro, que não sei o nome.
Depois do filme, ficou um pequeno grupo, nós nele, discutindo-o, muito legal.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O Feio e o Belo


A foto acima é de um quadro que vimos no Pompidou e que se encontra também no livro "História da Feiúra" de Umberto Eco, que estou lendo, devorando e adorando. É de Otto Dix; a primeira é de Hyeronimus Bosch, "A nau dos loucos", e está no Louvre e também no mesmo livro.

Hoje a greve continuou. Portanto, continuei a trabalhar no texto que apresentarei e percebi que a teses está muito mais madura. Que bom!

O frio, pelo visto, não vai mais embora, mas o dia estava lindo - só que o sol já se põe às 17:30 hs...adeus dias longos! Passeamos um pouco pela Cité e fomos visitar a reinaugurada Residfências André Gouveia ou, simplesmente, Casa de Portugal. É muito feia, parece uma boîte. Além disso visitamos Eduardo, Waleska e Pedrinho que voltaram de Praga, onde ficaram por uma semana. Mostraram as fotos da viagem e batemos papo por umas três horas.

Já em casa, assistimos o DVD "Rumo à Alegria" de Bergman no Laptop, que pegamos ontem emprestado com Peri. Maravilhoso, comovente - faz muito tempo que não vimos um filme bonito assim. É desconhecido, de 1950, mas bonito.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Cinema em casa


A primeira foto é uma encalhada do Monte Saint Michel e é pecado manter esta foto encalhada!!
Hoje, como de aviso, houve greve de transportes e, por isso, todos os seminários foram cancelados.
Fez, pelo menos, um dia lindo. Tati foi passear no Parc Montsouris (segunda foto), mas fiquei em casa trabalhando no texto da apresentação que farei na Paris VII de minha tese. Agora, cada dia, vou mexer um pouco nesse texto.

Recebemos pelo correio as passagens para a Suíça que Felipe e Katja nos enviaram - estaremos lá entre 22 e 26 de dezembro. Vai ser muito legar ter um Natal com neve e com minha família européia.
Também chegou um presente de um certo São Nicolau, que a tia Beth, na Alemanha, parece conhecer, hehehe! Adoramos o presente, muito amável da parte dela...ops, dele!

De noite, pegamos emprestado com nosso amigo Peri, da Casa do Brasil, 3 filmes. Vimos 2 deles, o terceiro fica pra amanhã.

Foi uma sessão DVD, tal como nós fazemos no Rio de ves em quando - fizemos uns sanduíches, bebemos coca-cola e vimos o filme na cama. A diferença é que no Rio a gente vê na TV comendo pizza, aqui na tela do Laptop comendo sanduba. A sessão dupla foi com "Chagas de Fogo" de William Wyler, com Kirk Douglas, excelente, bom pra psicanalista ficar apontando o Nome-do-Pai. Deve ser o melhor filme do mesmo diretor de "Ben Hur". O outro filme foi "A fonte da donzela" de Ingmar Bergman, muito bom, forte, mas o outro é melhor.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Sai Zaphiropoulos, entra Hoffman


A foto logo acima foi tirada pela Tati hoje na rue Saint Denis, a rua das putas daqui. Já tínhamos ido lá, mas não quis fotografá-las com medo de barraco.

Ontem de noite, antes de dormir encontrei minha mãe no Skype e hoje (agora, enquanto escrevo) o Guilherme do Rio. Ah, Skype, nunca saia do Brasil sem ele!

Hoje - chuva e frio - 5 graus! Por isso a Tati se empolgou com as roupas dce frio e isso tá registrado na primeira foto.

Mesmo assim, com todo frio, fui pra Paris VII assistir ao seminário do Zaphiropoulos. Cheguei lá e - NÃO TEVE SEMINÁRIO! A história se repete.
Mas há males que vêm pro bem. Como eu já estava lá, resolvi assistir ao seminário de Christian Hoffman, no mesmo horário. Infinitamente melhor - nunca mais volto no outro.
Além disso o Hoffman é simpático, acessível e descobri, por ele, que ele é amigo do meu orientador no Brasil, Joel Birman.

Não deu pra ficar pro seminário do Assoun pois a greve de transportes começava hoje à noite.
Cheguei em casa e Tati também - ela foi à aula de francês - e, depois de um tempão, descemos pra ver tv.
O programa era sobre o Camembert! Há uma briga para que só seja chamado de Camembert o queijo feito na Normandia. Além dessa, há outra briga entre os fabricantes de Camembert e os produtores artesanais. Enfim, coisa de francês.

Falando em coisa de francês, além da greve de agora, já está marcada uma dos funcionários públicos pra semana que vem!!!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Bife de ouro



As fotos de hoje são de Veneza porque só agora é que começamos a publicar no fotolog nossas fotos lá.

Péssima notícia: Tati ouviu hoje, no curso de francês, que quarta que vem volta a greve dos transportes. Pô, francês adora uma greve, hein?

Hoje fomos fazer compras e Tati se empolgou - compramos carne de boi! Isso, pra quem não sabe, é como achar ouro. Preciosíssimo. 5 e pouco euros, 15 reais dois bifões! Mais valeu a pena, faz muito que a gente não come uma carne de boi suculenta, macia e sem nervos, tipo a brasileira. E a Tati ainda fez umas batatas de forno!
Ainda teve uma salada de entrada. A Tati realmente vestiu a camisa de Mestre-Cuca.

Bom, fui de noite no seminário de Sophie Mijola-Mellor no hospital de Sainte Anne e gostei muito. Na mesa com ela, estava um psicanalista brasileiro chamado Eduardo Prado, professor da Paris VII. O Brasil tá invadindo a França, pessoal! 50% dos alunos do curso de francês da Tati é de brasileiros.

Quando cheguei, Tati estava no Skype com Felipe, amigão nosso do Brasil e frequentador deste blog. A internet caiu, mas depois falamos de novo. Que bom! Quantas saudades!

p.s.: Tô viciado em youtube. Agora vi O Mágico de Oz sincronizado com The Dark Side of the Moon do Pink Floyd. É impressionante como tem tudo a ver...deve ter sido de propósito, não é possível!
fotos: pedroetatiemparis.gigfoto.com.br

domingo, 11 de novembro de 2007

Orangina & Água Perrier


A primeira foto é da Cité Universitaire no outono, vejam as cors pastéis que estão deixando a Tati boquiaberta. A outra foto é de quinta-feira passada no aniversário de nosso amigo Ricardo (no meio), na Casa do Brasil. O outro é André.

Domingo de chuva e frio, ficamos em casa mesmo.
Ainda mais porque a Tati está um pouco cansada de todos estes dias.
Assim, comemos em casa, assisti no youtube o documentário "Beatles Anthology", bem legal para beatlemaníacos como eu, jogamos cartas e descansamos.

Tati fez um macarrão ao pesto delicioso e parece ter se empolgado em fazer uns pratos. Amanhã vai ao supermercado comprar uns igrdientes. Vai virar uma chef francesa; tá ficando chique: Agora tá tomando Água Perrier direto; diferente de no Brasil, aqui é baratinho. No que se refere a bebidas, outro dia provei pela primeira vez um tal refrigerante chamado Orangina, mania por aqui. Sabe que é bom! É uma Fanta, só que boa.

Estou lendo "História da Feiúra" de Umberto Eco, além de ótimo, vai ser perfeito para minha tese. Um achado.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br