domingo, 23 de setembro de 2007

Entrei de gaiato no navio...



Hoje sim fomos passear com Guilherme e Patricia.
Fomos juntos andar à beira do Sena. Aproveitamos para visitar a igreja de Saint Germain l'Auxerrois, em frente ao Louvre, que só conhecíamos por fora. Depois ficamos um pouco pelas pirâmides do Louvre que são um barato (primeira foto).

À noite, aproveitamos a promoção de cinema de hoje - duas entradas por uma! - e assistimos ao novo filme de Michael Moore, "Sicko". Como sempre, panfletário e um pouco demagógico, mas necessário, muito bom!

Recapitulação do dia 12 de setembro; viagem à Itália. Terceiro dia em Veneza.

Neste dia resolvemos pegar o vaporetto que passa por todo o Canal Grande para ver a cidade de um ângulo privilegiado. Amamos: Lindos palácios (última foto) e igrejas, um atrás do outro. Claro que, como já contamos, tudo sem pagar o vaporetto, calotando, pois é muito caro - 6 euros uma simples passagem.

Depois almoçamos num café ao lado do Jardim da Bienal, onde ocorre a famosa Bienal de Artes Plásticas. Dali decidimos pegar mais um vaporetto pra conhecer a ilha de Murano, famosa pelos tradicionais sopradores de vidro...

...só que no trajeto, um funcionário pediu os bilhetes. Eu disse que não tinha e ele me cobrou uma multa de 30 euros! Eu tinha uma not de 50 e paguei a multa, mas tinha medo dele pegar a Tati...e aí não teríamos dinheiro pra pagar a multa dela. Assim, fiquei tentando enrolar o cara e segurá-lo. Como quem não quer nada, lhe perguntei quanto tempo faltava pra chegar em Murano. Quando ele respondeu 20 minutos, me dei conta de que não conseguiria enrolá-lo por muito mais tempo. Enquanto o carinha preenchia minha multa eu tentava através de sinais fazer a Tati entender que ela tinha de sair de perto de mim pois ele ainda não sabia que ela estava comigo. O problema foi que ela não entendeu. E quando o cara me pediu meu endereço, eu, nervoso, não lembrei. Tati não pensou duas vezes e disse pro cara. AHHHH!!!! Só aí ela conseguiu ler em meus lábios um "sai daqui!"...já era tarde.
Na primeira parada do vaporetto saí rápido dizendo "Vem Tati!", saí mos e descobrimos que....saímos na única parada onde não se pode sair do cais porque é área militar e só militares são autorizados a ir lá. Decidi, depois do susto, que pagaríamos todos os outros vaporettos. Com o stress desisti da idéia de ir a Murano e voltamos pro Lido, onde está nosso hotel. Mesmo pagando a partir daí, lucramos 40 euros de vaporetto!!

No Lido fomos visitar o bairro dos pescadores de Malamocco, primeiro povoado de Veneza até que um maremoto obrigasse a população ocupar as outras ilhas. Tempos remotos, hoje é tudo tranquilo. Lá vimos um dos mais belos pôres do sol de nossas vidas (segunda foto).
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Um comentário:

Guilherme Simões Reis disse...

Hahahaha! Em Portugal também é assim. Pelo que me lembro, nos eléctricos (os bondes!) e no metrô ninguém cobrava a passagem na entrada, as catracas eram livres, mas lá dentro passava um guardinha conferindo aleatoriamente se os passageiros estavam com seus bilhetes... Bem, não arrisquei em nenhuma viagem, hehehe. Beijos e abraços.