sábado, 6 de outubro de 2007

De volta à Casa do Brasil



Ontem chegamos muito tarde e não publicamos. Então hoje publico dois textos, um para cada dia:

ONTEM:
Camilo veio aqui em casa pegar a documentação que chegou pra ele da Alban a respeito de sua bolsa. Ao mesmo tempo o Guilherme chegou. Ficamos os 3 batendo um papo aqui em casa.
Mais tarde, sepois de Camilo já ter partido, chegaram a Tati (de seu estágio) e a Patrizia - descobri que é assim que se escreve o nome dela.

Saímos os 4 pra comer uma pizza e nessa perdi meu casaco de moleton (que aparece em várias fotos no fotolog e no blog). Depois fomos pra Casa do Brasil pois lá ia ter um concerto para piano...vi o horário errado e chegamos no fim do concerto e..........encontramos o Velho Rato Podre saindo do concerto com a mesmíssima roupa de sempre! Ele carregava um saco cheio de comida!! Hahahaha! A terceira foto é a prova - e vejam que ele usa a mesma roupa!

Guilherme e Patrizia foram embora e eu e Tati ficamos na Casa do Brasil para um festão que teve lá. Fi muito legal, faz muito tempo que não vou a uma festa tão legal. Essa festa era de boas vindas pra uns e despedida pra outros, entre eles meu amigo de colégio Felipe Tovar que volta pro Rio depois de amanhã (segunda foto).

HOJE:
Tati foi a um seminário na ALI, instituição psicanalítica, enquanto fui encontrar com uma brasileira psicanalista que já mora aqui há 15 anos e que defendeu uma teses com tema semelhante ao meu. Ela foi muito acolhedora e me deu alguns conselhos e dicas.

Depois, Tati e eu fomos curtir a "Nuit Blanche". "Nuit Blanche" é um evento anual de Paris, que cai hoje, no qual vários lugares da cidade recebem intervenções de artistas baseadas em iluminação e é gratuito! Visitamos a Casa de Victor Hugo, depois a Igreja de Saint Paul (primeira foto, com a intervenção "?"), em seguida as Tulherias (o mais bacana, cheia de tochas) e terminamos a noite na igreja de Saint Roch onde havia uma performance de uma artista à la Enya. A noite ficou ainda mais animada pois a França venceu a Nova Zelândia na Copa do Mundo de Rugby (o segundo esporte nacional). A comemoração foi uma zoeira.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Um obsessivo e uma paranóica


A primeira foto é da vista da nossa nova casa, na Maison d'Italie: À esquerda a Casa dos Estudantes da Indústria Alimentícia, atrás, a Casa da Índia, ao lado, a Casa do Brasil (pertinho), em seguida a Casa da Noruega e o prédio à direita é a própria Casa da Itália mesmo. Se vocês repararem, tem uma coisinha acima do prédio mais à esquerda - é um dos holofotes do Estádio Charlety, ao lado da Cité Universitaire.

Hoje passei o dia passando roupas...a diferença das outras vezes, é que agora é no porão da Casa da Itália (segunda foto), mas a rotina é a mesma.
Aconteceu o primeiro desastre: Deixei cair um ferro no chão e talvez eu o tenha quebrado pois quando peguei de volta, me dei conta de que tinha uma enorme rachadura. Ao mesmo tempo não tenho certeza se uma queda causa estrago tamanho. Estou virando neuróticio obsessivo - nem sei mesmo se o ferro está quebrado!
Bom, o fato é que não queria ser pego com aquele ferro comigo. Guardei ele e peguei outro; quando os funcionários entraram - num outro momento - me viram com o segundo ferro.
Ainda por cima nesta história toda acabei queimando o dedo! Tô com uma bolha enorme.
Tati foi pra Marmottan e depois pro primeiro dia de aula no curso de francês da prefeitura. Ela, segunda a prova de nível, está no 3, são 5 níveis. Nada mal para quem chegou em Paris sem conseguir conversar.

Em Marmottan foi apresentada a uma brasileira que diz que não é mais brasileira só porque mora aqui há 28 anos; ela se recusa a falar português. Parece paranóica, não quer que saibam que é brasileira. É uma ridícula. Tati ficou impressionada como ela renega suas raízes.

Agora à noite, Tati e eu fomos telefonar pra Nina, nossa sobrinha, pois hoje é seu aniversário.
Adendo: Fomos pra sala de TV, ligamos no canal "Arte" e estava pasando "Intolerância" de D. W. Griffith, de 1915. O primeiro filme com montagem na história e um clássico do cinema impossível de ver no Brasil. Me impressionou a superprodução, que não perde nada pras de hoje! Mais pro fim do filme chegou um italiano novo na casa que está sozinho e querendo fazer amigos. Ele se chama Maurice, pois vive na fronteira com a França;ficamos mais conversando que vendo o filme. Pois é, perdi essa oportunidade, talvez única, de ver "Intolerância".
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

2X Vanier



A primeira foto mostra o endereço da Nova Paris VII, onde fui hoje. Perto da Biblioteca Nacional François Mitterand. Que esquina chique! A maior analista mulher da França e a maior escritora da França de todos os tempos! Women on top.
De manhã entreguei a papelada atualizada do CAF. Vamos ver se a burocracia anda. Tudo só pra registrar minha mudança de endereço!
Além disso conheci um pessoal daqui da Casa da Itália - detalhe, nenhum italiano, mas um coreano, um árabe, uma espanhola, um suíço e uma menina de Luxemburgo.

Hoje finalmente achei a aula do Vanier!!! É na mesma parte da Paris VII onde assisti à conferência da Judith Butler (segunda foto - o prédio à la Uerj*). Depois do Vanier, ainda teve a aula do Paul-Laurent Assoun (que está virando meu ídolo!), a qual assisti também. Foi excelente - ele declarou guerra à psicologia cognitiva!
* Que aliás, já estou sabendo, pegou fogo!! Ainda bem que estou aqui.

As aulas de pós aqui tem um clima meio de graduação, no entanto. É porque tem aluno pra caramba (deve ter uns 60) e assim tem sempre algum celular tocando, alguém conversando, entra e sai de gente etc. Além disso, pela própria forma como a coisa se estrutura, têm poucas perguntas e pouca troca entre alunos e professor.

À noite, ainda assisti ao outro seminário do Vanier, este no Espace Analytique. Bem melhor, sobre a perversão. Depois, foi bom para nos aproximarmos mais. Conversamos um pouco sobre....arquitetura contemporânea!!!??

A Tati voltou hoje de seu estágio meio gripadinha, tomou um trimedal e caiu (de cansaço e trimedal) no sono. A última foto mostra ela e noso novo apartamento. Tem bem mais cara de casa que o anterior, que parece mais um escritório.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

terça-feira, 2 de outubro de 2007

De volta à rede




A primeira foto, é claro, é da Sacre-coeur, em Montmartre (onde fomos domingo à tarde), a segunda é do restaurante "Le relais de l'Isle" onde fomos domingo à noite comemorar nosso aniversário de casamento e a terceira foto é de nós dois nesta mesma noite com a Notre Dame toda iluminada, à noite, ao fundo. Em breve, tiraremos fotos da nossa nova casinha!
Hoje fui enfrentar mais burocracia - informei o seguro-saúde de nossa mudança de endereço e peguei a papelada do CAF necessária para preencher aqui na Casa da Itália para informar minha mudança de endereço. Quanto à Prefecture de Police, foi preciso marcar um rendez-vous, pra variar...detalhe - eles marcaram meu rendez-vous para informar minha mudança de endereço no dia 17 de dezembro, um pouco antes de eu ir embora!!!
A Tati vai ter de ir na Prefecture de Police pra marcar o rendez-vous dela, já que não é estudante.

Ainda hoje, fui na famosa FNAC e comprei o equipamento que permite usar a internet sem fio por apenas 29 euros. O vizinho que entende de computador, um árabe chamado Hamid, instalou pra mim o equipamento que, como vocês vêem, já estou usando. Ele me disse que vou poder usar este equipamento no Brasil também. Bom pra economizar!

Agora, o wi-fi ou wireless é meio fraco...como têm três paredes entre meu quarto e o gerador do andar, a conexão aqui é ruim. Arrumei um lugar nio chão do quarto, perto da porta que faz ela funcionar melhor. Trash.
Hoje foi o segundo dia de estágio da Tati. Ela chega em casa cansada. Desacostumou com o ritmo de trabalho diário e corrido da rede de saúde mental. Ela está achando tudo uma grande novidade. Além de participar de entrevistas com pacientes, ela está achando este estágio uma experiência cultural e tanto, ou seja, uma forma de estar mais próximo dos franceses e observar suas relações cotidianas.
Já constatou que pode assinar embaixo da idéia de que os franceses discutem muito uns com os outros. Já presenciou algumas discussões.
Ela está espantada como a comida do hospital é boa. Está enchendo a pança com lentilha, salmão, coca-cola, chocolate, camembert, iogurte, ou seja, é farta e gostosa.
Agora à noite, falou com sua irmã Patricia ao telefone. Ela fez aniversário neste domingo.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Casa nova, problemas novos

Bom gente, antes lhes devo satisfaçao por nao ter escrito ontem...
O motivo é que fomos jantar fora e comemorar nosso aniversario de casamento (que na verdade é hoje) e quando chegamos ficamos falando no Skype até tarde.

Por isso, conto primeiro o ontem pra depois contar o hoje:

Ontem - Fez um solzinho depois de dias de chuva. Fomos pra Montmartre apos 4 meses, e dessa vez com maquina fotografica. Fizemos um passeio super-agradavel, fez calor - algo que a partir de agora sera raro. Fomos nos pontos turisticos mesmo, sao lindos, Montmartre é um barato; Sacre-coeur, Place de Tertre, Au Lapin Agile, Moulin de la Gallette e, é claro, Moulin Rouge.

De noite fomos jantar fora no restaurante "Au relais de L'Isle", na Île Saint Louis, um bistrô que tem apresentaçoes de jazz super-romântico para comemorqrmos os 2 anos de casados que fazemos hoje. Amamos. Eu comi escargots de entrada, pato de prqto principal e um crème brulée de sobremesa; Tati, uma salada com queijo de cabra de entrada, trutas de prato principal e também crème brulée de sobremesa.

Decidimos comemorar ontem porquê TUDO caiu hoje - o primeiro dia de estagio da Tati, sua prova de nivel no curso de francês e nossa mudança pra Maison de l'Italie, aqui mesmo na Cité Universitaire.
Fizemos a mudança de baixo de uma garoa chata, depois a Tati foi para seu estagio e ainda nao sabe do que vocês vao saber de antemao:

TODOS os computadores aqui sao wireless, wi-fi. O meu nao. E nao ha entrada para eu usar a internet com o meu laptop. QUE ODIO!! Assim, nao posso pôr fotos nossas no blog nem no fotolog, além disso, nao posso usar nem o Skype nem o MSN e além disso, como vocês ja devem ter notado, estou teclando num teclado francês e, por isso, nao tem til nem acento agudo no "a" nem no "i", nem no "o", nem no "u"; so o "e" se salva.

A recepcionista me deu o ramal do quarto de um morador que entende tudo de computador, mas ele somente esta à noite. Vou procura-lo e pedi-lo que me explique o que posso fazer. Espero resolver este problema o quanto antes.

Pra piorar, ainda tenho burocracias a resolver por causa dessa mudança; tenho de informar a Deus e ao Diabo sobre esta mudança de endereço residencial. Ja informei à CAPES e ao meu banco daqui. Tenho ainda de informar ao nosso seguro-saude, ao governo francês e à CAF, o bolsa-familia daqui. Quanta burocracia!

fotos, quer dizer, fotos antigas, no site: pedroetatiemparis@gigafoto.com.br