sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A Mariana chegou


UM FRIOOOO, o maior frio que já pegamos até agora (tenho a impressão que todo dia vou escrever esta mesma frase a partir de agora). A Tati na foto com o gorro tá uma peça!

A greve de transportes continua, mais branda, mas continua. Poucas linhas do metrô funcionaram, mas o suficiente para eu ir a um congresso na Paris VII. O Eduardo foi também - achamos bem fraco...decepção. Uma surpresa boa foi escutar o Didier Dreyfuss, não o conhecia e gostei muito.
Valeu também conhecer a região perto da Gare de l'Este; na verdade, valeu conhecer a Gare de l'Este, muito bonita, porque a região é feinha.

Mariana, nossa amiga, chegou em Paris hoje também. Amanhã vai pra Amsterdam, mas volta semana que vem e ficará hospedada aqui em casa. Apesar da greve, fomos jantar com ela no Quartier Latin (última foto). O problema foi pra voltarmos pra casa - um perrengue, só chegamos 1:30 hs da manhã!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Francês que é francês faz greve



As duas primeiras fotos são encalhadíssimas: A primeira é em Pisa, com a basílica; a segunda em Florença, com o Palazzo Vecchio. Como é bom relembrar da Itália!

Hoje é um dia típico francês - GREVE!
Greve de transportes públicos - greve total! Por isso, Tati não pôde ir ao estágio e por isso ficamos juntos o dia todo!

Fez um dia lindo, mas não passeamos - passamos a tarde inteira lavando, secando e passando roupa. Que saudades de nossa passadeira no Rio...

Ainda assim, Tati foi andando até seu curso de francês. Chegou lá e descobriu que não haveria curso hoje porque a professora faltou em virtude da greve. Tati aproveitou e deu um pulinho do Parc Montsouris e se encantou com a paisagem de outono (última foto).

Fiquei por aqui mesmo e, pela internet consegui entrar em contato com alguns professores que me permitiram participar de seus seminários e finalmente consegui os horários, dias e locais de todas as aulas do doutorado. Vai ter muita coisa legal.

De noite, fomos visitar Eduardo e Waleska na Casa do Brasil e ficamos para um coquetel que teve no saguão. Encontramos nossos amigos e ficamos lá até tarde.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Jean Ourrível


Hoje Tati foi pro estágio e pra ALI - tá adorando participar dos seminários de lá.
Eu fui à orientação do Vanier e descobri um outro colega do Rio...e nos corredores da Paris VII quatro brasileiras. Só dá Brasil aqui! Eles respeitam e muito a psicanálise brasileira. A primeira foto é da Rue de Paradis, onde é a Paris VII.

À tarde fui ao seminário do Assoun com Tiago, doutorando da UFRJ que hoje mora no apartamento na Casa do Brasil que um dia foi o meu. E à noite ainda fui ao Hospital de Saint Anne, aquele mesmo onde Lacan começou, para assistir ao seminário de Jean Oury, o famoso Jean Oury. Detestei - pretensioso, vazio, pedante, showman e demorado. Seu seminário começou às 21:15 hs, quando deu 23:25 hs me levantei e fui embora. Ô cara chato! Jean Ourrível.
Tenho visto que no Brasil idolatram uns caras bem vazios e ignoram gente muito interessante, mas que não "joga pra galera", no jargão futebolístico.

Recapitulação do dia que faltava da semana passada: Sábado, 13 de outubro:

Foi sábado, mas poderia ter sido sexta-feira 13. Fomos nós, meus pais e Bernardo a Montmartre. Tudo muito bem até a Tati passar mal por conta de um queijo estragado que comeu.
Vim embora com ela pra casa (mas Montmartre fica do outro lado da cidade, demorou pra xuxu), que ficou no soro o resto do dia. Ela já ficou bem no dia seguinte e continua ótima, mas na hora foi um susto. A foto dela é na porta do Moulin Rouge, antes de passar mal.

Pra piorar, a França foi eliminada da Copa do Mundo de Rugby pela rival Inglaterra - nós esperávamos uma festa na cidade, o que vimos foi alguns ingleses provocando a francesada.
De noite, como a Tati ficou melhor, fui ver o fim do jogo no hotel de meus pais e juntos com Bernardo comemos uns croissants e tomamos uma champagne (vide foto acima). Essa parte foi legal.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Sozinho



Fui a uma aula hoje que não existiu - isso tá virando rotina!
A professora Sylvie Le Poulichet nem nenhum de seus alunos apareceu para sua aula, exceto eu e uma menina. Ela saiu e fiquei lá sozinho esperando que a professora aparecesse...depois desisti. Na certa, existe uma lista de e-mails por onde se informa se vai ter aula ou não. Como não estou nas listas de presença, fico de fora dessa....saco!

Bom, pelo menos assisti à aula de Patrick Guiomard, foi interessante.

Tati passou o dia todo fora - primeiro, estágio, depois, curso de francês e ainda depois, ALI - tá muito puxado. Parece até a vida dela no Rio. E eu fico aqui em casa sozinho até tarde...

Recapitulação da sexta-feira dia 12 de outubro:

Neste dia fui com meus pais e meu irmão Bernardo ao Louvre (primeira foto - eles e o Código de Hamurabi, é de lá). Depois de almoçar, nos encontramos com a Tati e fomos todos passear no Parc Monceau (segunda foto). Aproveitamos o passeio e demos um pulo na Catedral Russa e vimos o Pagode Chinês, bizarramente situado ali perto.

Terminamos aquela noite fria e com uma garoinha parisiense, passeando e comendo na Champs Elysées, onde, por acaso, descobrimos o prédio onde Santos Dumont viveu! A foto em que estou com meus pais e o Arco do Triunfo ao fundo é lá...ah! O cara de costas é meu irmão tentanto tirar uma foto linda.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Aquela Falta



Primeiro, a recapitulação de quinta passada. Depois vamos pra hoje.

Quinta, 11 de outubro de 2007:

A rotina desta semana passada é a seguinte: Tati no estágio e no curso de francês, saindo mais cedo pra ver a minha família, com quem passo o dia todo. Nesta quinta em particular ela até matou o curso pra ficar mais conosco.
Antes dela nos encontrar, estávamos eu, meus pais, Bernardo, tia Beth e tio Peter na Notre Dame e depois almoçamos todos juntos ali perto. Beth e Peter se despediram e Tati nos encontrou logo depois.
Rumamos pro Jardim de Luxemburgo (terceira foto - dá pra ver que tava uma friaca, né?). O visitamos e dali andamos pela "montanha" Saint Geneviève, onde está o Pantheon e a gostosa rue Mouffetard.

De noite ainda fomos andar por Saint Germain de Près e jantamos num restaurante chique ali mesmo, Le Petit Zinc (segunda foto). Deliciosa essa tal de "alta cozinha" francesa!
Agora, vamos pra hoje:
Voltamos à velha (bem, não tão velha assim) rotina. Tati foi pro estágio e dessa vez não sai mais cedo. Depois pro curso de francês e depois pra ALI - Sim, hoje ela começou a freqüentar formalmente os seminários da Associação Lacaniana Internacional.

Quanto a mim - fui na Paris VII pois, finalmente, depois de um grande atraso, saiu o cronograma do semestre. Infelismente no Campus feio, aquele que eu disse em outra postagem que fica num lugar tipo Bronx ou Harlem...bom, pelo menos lá fica a bonita Porta de Saint Denis (primeira foto), uma das antigas entradas da cidade.
Amanhã começo a assistir às aulas de Sylvie le Poulichet, recomendada por Andrea Linhares, a psicanalista brasileira com quem conversei. Mas a programnação está mal divulgada e ninguém lá sabe me informar nada sobre as aulas do doutorado. Me recomendaram ver na internet!!!! Pra que fui até lá, então?!!!

De resto, ficou aquela falta, me acostumei com o ritmo da semana passada e, mais que isso, com a presença de meus pais e meu irmão, que zarparam ontem. Que saudades! Ocupei este resto do meu dia descansando, estudando em casa e fazendo compras...
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

domingo, 14 de outubro de 2007

Aniversário inesquecível



Bom, hoje conto a recapitulação da quarta-feira 10 de outubro - MEU ANIVERSÁRIO - e também como foi o dia de hoje.

10/10/2007:

Fiz 31 anos!! A comemoração durou o dia todo!!
Enquanto a Tati foi pro estágio, fui passear com meus pais e com meu irmão Bernardo, aproveitando o bom tempo.

Fomos às Galerias Bon-Marché, Printemps e Lafayette, depois vimos a Opera Garnier e ao terminarmos o almoço encontramos com a Tati.
Agora todos juntos, vimos o Grand Hotel, a Place Vendome e a Madeleine.
Meus pais, cansados, foram pro hotel enquanto eu e Tati levamos o Bernardo pra passear nas Tulherias, na beira do Sena (última foto, com o museu D'Orsay ao fundo) e em torno da pirâmide do Louvre.

Ainda deu tempo de vermos a igreja de Saint Germain l'Auxerrois e sentarmos num café na Île Saint Louis antes do jantar, ali na ilha mesmo no restaurante Nos Ancetres les Gaulois.
Chegamos, logo depois chegaram meus pais junto de tia Beth (segunda foto, de boca cheia) e tio Peter que vieram da Alemanha passar meu aniversário comigo. Família reunida!

O restaurante, indicação de meu amigo Eduardo Spohr, foi nota 10! É uma espécie de Porcão francês. É um restaurante temático: é uma taberna meio medieval, meio gaulesa; a decoração é toda "da época". A comida também, me senti o Obelix. Comemos pra caramba...e....de repente, chegou um bardo tipo Chatotorix cantanto loucamente que animou ainda mais o pessoal (primeira foto).

Agora, vamos pra hoje:
Céu sem uma nuvem. Eu e Tati nos juntamos a Bernardo e aos meus pais e fomos passear no bairro de Auteuil - uma antiga vila aglutinada por Paris.
O bairro é conhecido por sua arquitetura - lá estão as experiências inovadores de Guimard com a Art Nouveau, prédios de Mallet Stevens e a Fundação Le Corbusier. Foi muito legal.
Anda deu tempo de levá-los no Orangerie antes deles, infelismente, pegarem o táxi pro aeroporto. Hoje voltaram pro Brasil. Bateu uma tristeza de saudades e de saber que a vida volta à rotina...
...pelo menos o Skype ajuda a matar as saudades de vez em quando...
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br