sábado, 4 de agosto de 2007

Alívio


A primeira foto é da Casa da Itália na Cité Universitaire, onde vamos morar a partir de primeiro de outubro. Mais bonita que a do Brasil.
Tati não conseguiu dormir direito por causa da dor na coluna. Ficou demais, liguei para o S.O.S. medecin e um médico veio aqui em casa de manhã cedinho.
É realmente só problema muscular; ele receitou um anti-inflamatório que a Tati sentiu a melhora na hora. Que bom, estamos aliviados. Ainda assim, achei prudente que a Tati descansasse hoje, mesmo com um céu azulzinho e fazendo um calorão.

Depois vamos aprender com uma colega de andar como faz pra receber o reembolso da consulta e dos remédios. Mais burocracia!

Coisas boas:
1) A Beth, amiga de andar que partiu onte, deixou mesmo seu rádio-relógio conosco. Agora temos um radinho no quarto. Descobrimos uma estação de jazz ótimo e ouvimos o dia todo, até cochilei de cansaço e de alívio de que a Tati ficou boa.

Lá pelas 17:00 hs (mó solão!), a Tati já estava novinha em folha, como se pode ver na segunda foto, com a Casa da Suécia ao fundo. Desse modo, fomos à cafeteria da Cité, sentamos na varanda, pegamos um sol, descansamos, fizemos um lanchinho, um pessoal no gramado...parecia até que estávamos num clube. Foi bom pra Tati descansar.

2) Chegou um pacote enviado pela minha mãe com sapatos e tênis para repor nossas perdas (causados pelo uso e abuso), além de casacos e remédios. Adoramos. Até já usei o sapato.

fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Picasso, pintor de paredes


Hoje compramos um adesivo relaxante muscular e colocamos nas costas da Tati. Ela vai ficar 24 horas com ele; veremos amanhã se funciona ou não.
Falamos no Skype com nossa amiga Waleska e ela deu a boa notícia que está confirmado, ela, Eduardo e o filhinho deles, Pedrinho, vêm em setembro pra ficar quatro meses na Casa do Brasil - doutorado-sanduíche.

À noite, como combinado, fomos jantar fora com tia Beth e tio Peter, que voltam pra Alemanha amanhã. Fomos ao restaurante La Coupole, em Montparnasse. O restaurante é de 1927 e era o reduto da boemia e da intelectualidade até os anos 60. Frequentaram o Coupole, por exemplo, Sartre e Simone de Beauvoir, Picasso, Hemingway, Chagall e Polanski. O restaurante não é bonito, mas é interessante. É todo em estilo Art Déco e tem cada uma de suas várias colunas pintadas por um artista de renome, dentre eles Picasso, Chagall, Brancusi e Rouault; o último é o que se vê na primeira foto.

A comida estava ótima. A Tati finalmente experimentou escargots e gostou. Os garçons do restaurante são umas figuras - pedimos à garçonete que tirasse uma foto nossa e ela fez uma palhaçada: fingiu que tirava fotos das outras mesas, depois um outro garçom tomou a máquina da mão dela, mandou ela posar com a gente, veio um outro garçom papagaio de pirata querendo sair também, uma comédia e um mico! A segunda foto é o resultado disso. Foi bom estar mais um pouco com meus tios, conversar, estar em família.

Quando chegamos em casa, nos despedimos da outra Beth, psicóloga, que vai amanhã de manhã cedinho. Mais cedo, lá pelas 19:00 hs, já tínhamos a encontrado e ela resolveu nos dar seu rádio-relógio. Aceitamos, afinal, derrubamos nosso despertador que funciona aos trancos e barrancos!

Pra nossa surpresa, encontramos com a finlandesa dos grupos de conversação, aquela que a Tati acha chatinha aqui no saguão da Casa do Brasil, onde estávamos com Beth.
Pois é, ela se mudou pra Casa do Brasil e, quando nos viu, foi até seu quarto buscar uma máquina fotográfica pois queria tirar uma foto nossa. E tirou. Vai entender. Vai ver que ela acha a gente exótico...
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Chega uma Beth, vai outra


Tati acordou bem melhor da coluna. Ainda sente um incômodo, mas está melhor.
Fomos, desse modo, almoçar com tia Beth e tio Peter no restaurante Au Pied du Couchon, como combinado. O restaurante é ótimo e a companhia deles melhor ainda. Nos divertimos muito.

Tia Beth e Tati pediram um prato colossal de frutos do mar (na segunda foto), tio Peter pediu carne de porco e eu pedi o prato que dá nome ao restaurante: Pied du Couchon - em português, pé de porco...na verdade é do joelho até o pé. Bom demais. Aliás, todos gostaram de seus pratos e dos bons vinhos. Outro clichê sobre os franceses quebrado: O restaurante serve comida até você dizer chega ("il suffit"), não tem nada a ver com aquela imagem de pratos em pequeníssima quantidade.
Meus tios, que moram em Hamburgo/Alemanha, ficam em Paris até sábado.

Depois do restaurante, tio Peter foi descansar no hotel pois eles têm um JANTAR hoje!! Não sei se vão conseguir comer! Acompanhamos ele até o metrô, em Les Halles, onde destruí mentalmente mais um clichê sobre os franceses: Quem disse que eles respeitam os monumentos e o bem público? As estátuas estavam pixadas, uma feiura.

De lá fomos com tia Beth ao Museu du Quay Branly (primeira foto). Não entramos, fomos apenas ver o prédio pois ele data do ano passado. É o museu mais novo de Paris e tia Beth ainda não o conhece. É o museu das artes primitivas das Américas, da África, da Ásia e da Oceania. O prédio moderno é muito interessante e seu jardim, que parece uma savana africana, também. O passeio foi bem agradável, mas como estava muito calor e estávamos cansados nos despedimos e combinamos de jantarmos juntos amanhã.

Em casa, Tati foi cochilar e eu estudar e escrever neste blog pois mais tarde tem a despedida de outra Beth, uma moradora aqui da Casa do Brasil, psicóloga também e muito gente boa. Ela está voltando pro Brasil no sábado, daí vai ter alguma coisa na cozinha.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Dor de coluna


As fotos acima são fotos encalhadas de Amsterdam. Na primeira vê-se ao fundo a antiga torre de defesa da cidade e na esquerda (o castelinho) o Mercado Novo...bom, ele data do século XVII, não é tão novo assim. A segunda foto foi tirada num barco tipo Bateau Mouche que faz um passeio por entre os canais da cidade, com guia etc. - um city tour aquático.

Tati continuou hoje com a dor nas costas de ontem. Parece que é dor muscular. Passou o dia deitada, mas à noite já ficou bem melhor. Fiquei a sua disposição hoje.

De resto, passei roupas o dia todo com pausas para almoço e caminhada de uma hora no Parc Montsouris. À noite vimos um pouco de TV. Fiquei com ela e não deu pra me concentrar em estudos.

Recebemos 2 telefonemas com boas notícias de parentes "europeus" hoje: Meu irmão Felipe que combinou de vir nos visitar no fim do mês e minha tia Beth, que chegou em Paris hoje. Vamos amañhã almoçar com ela e tio Peter no restaurante tradicional "Au Pied du Couchon" no qual fui há 15 anos atrás com meus pais e meus irmãos quando viemos a Paris a turismo. Eu me lembro de ter adorado o restaurante e acho que a Tati também vai gostar. Bom, vamos ver como sua coluna vai estar amanhã...

Mais fotos encalhadas de Amsterdam em: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

terça-feira, 31 de julho de 2007

Latinos unidos

Hoje visitamos o nosso futuro studio da Casa da Itália, na Cité Universitaire. É ótimo. Adoramos! Fizemos o pedido formal para morar lá. Agora é só esperar.

Cumprimos com nosso pacto de ontem e andamos por uma hora no Parc Montsouris. Resultado: Fiquei exausto, estou mesmo fora de forma! A Tati, agora à noite, sentiu umas dores nas costas...é, estamos velhos...

De tarde, estudos. E às 18:30 fomos ao grupo de conversação da (des)animadora. Não é implicância minha, mas ela é muito difícil mesmo. Já começou o grupo falando mal dos fundamentalistas islâmicos. Resolvi falar mal do fundamentalismo em todas as religiões.
Mas dessa vez o grupo foi divertido pois tinha muita gente e ela falou menos.

Foi tão legal que combinamos com nossos amigos italianos Antonino e Pina e uma amiga espanhola de quem esqueci o nome de, após o grupo, ir à Rue Mouffetard comer alguma coisa. E fomos. Foi ótimo, nos divertimos muito, eles são muito agradáveis.

O mais legal foi quando Antonino propôs de cada um de nós falar lentamente em suas línguas maternas e largar o francês de mão. Impressionante como todos compreenderam 90% do que os outros falaram. As línguas latinas são muito parecidas mesmo - exceto o francês, um filho bastardo do Lácio.
Combinamos de sair mais vezes, eles são muito legais.

A foto com o Pantheon ao fundo é com eles (Pina, Antonino, a espanhola e nós). Ah, e a foto não é montagem não, apesar de parecer. Pedimos a um transeunte que a tirasse, ele se agachou, olhou daqui, olhou de lá, tirou e saiu excelente. Este transeunte deve ser um artista e eu nem sabia!

fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Estudantes-saúde



A primeira foto é da escadaria da Maison du Brésil - uma cafonisse só, é toda em verde, amarelo, azul e branco. Quem entra lá, como disse o Guilherme uma vez, sai sambando.
A segunda foto é da sala de TV da Maison du Brésil; essa sim é discreta e confortável...e a TV é ótima.
Hoje de manhã, aproveitamos o lindo dia e resolvemos investir na boa forma - Resolvemos fazer uma caminhada puxada no parque vizinho da Cité Universitaire, o Parc Montsouris. Foi ótimo e decidimos que isso vai entrar em nossa rotina - pelo menos no verão.

Continuando a aproveitar o dia lindo, decidimos estudar no gramado da Cité. Pegamos os livros, fomos pro gramado e passamos a tarde estudando e pegando sol. Não somos tão originais assim; quando lá chegamos vimos muitos fazendo o mesmo que nós. Quando o sol se foi e um grupo de chatos batucando impossibilitou nosso estudo, voltamos pra casa.

Ainda deu pra fazermos compras, nos inscrevermos nos grupos de conversação desta semana, ir ao banco e ver um pouco de TV. A gente pouco vê TV. Hoje quizemos ver o jornal, mas aproveitamos e vimos os Simpsons e também um documentário de uma série de documentários sobre praias no mundo todo. Este foi o segundo episódio, sobre as praias da Argentina. O próximo é sobre as praias da Polônia! Este deve ser engraçado.

fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

domingo, 29 de julho de 2007

Tour de France


Hoje é a final do Tour de France: Uma corrida de bicicletas pela França inteira com representantes de vários países, incluindo o Brasil. É o evento esportivo mais importante na França. Eles são apaixonados por isso.
A final é em Paris: são 7 ou 8 (me esqueci) voltas na Champs Elysées e na Place de la Concorde. Decidimos ir lá conferir e torcer pelo brasileiro.

Ficamos plantados na Champs Elysées por um tempão - o evento atrasou mais ou menos uma hora e meia - coisa inimaginável no Brasil, mas aqui parecia normal. Nada na França é no horário marcado, impressionante.
Depois que começou, no entanto, gostamos. Até mesmo porque o brasileiro ficou oscilando entre primeiro e terceiro lugar até a última volta. Daí perdeu posição pruma batelada de italianos. Um deles ganhou hoje.

Mais tarde viemos pra casa e, graças a Deus, nossas roupas de ontem já estavam secas. De resto, estudos, estudos e também estudos.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br