quarta-feira, 19 de setembro de 2007

O Nascimento de Vênus




Hoje Tati foi ao Hospital Marmottan conhecer a equipe e eu fui mandar consertar o raio do fecho-éclair de meu casaco que arrebentou. Tudo certo agora e foi barato...
Tati descobriu que no Hospital Marmottan, que é público, tem mesa de pingue-pongue e SAUNA (!) pros pacientes!!!

No fim de tarde, fomos visitar a Ópera de Garnier, a famosa Ópera de Paris e as Galerias Lafayette, ainda não tínhamos nenhuma foto destes lugares...agora temos.

À noite, fomos ao barzinho em frente à Cité com o pessoal do nosso andar: Artur, Priscila, Graziela, Ricardo e a recém-chegada Larissa. Foi legal, batemos muito papo, um pessoal gente boa.

Adendo - Recapitulação da viagem à Itália; dia 8 de setembro.

Este dia inteiro foi dedicado à Florença.

O dia já começou bem com um maravilhoso café da manhã onde tomamos um "denso" - é assim que eles chamam um tipo de chocolate quente que consiste em um chocolate em consistência densa, quase um creme. Uma delícia!
Depois fomos felizes pra cidade.

Visitamos a igreja de Santa Maria Maggiore, pena que a fachada está em reformas, mas por dentro é linda - lá tem Masaccio, Giotto, Miquelângelo, Fra Filippo Lippi e Ghirlandaio.
Mas o mais impressionante foi a igreja seguinte:
Santa Maria dei Fiori - Um dos mais belos prédios que vimos na vida (terceira foto). Tati achou páreo duro com Chartres. Eu prefiro Chartres, mas esta igreja é realmente maravilhosa. Ela é conhecida como o Duomo por conta da cúpula criada por Bruneleschi que deu origem à arquitetura renascentista (como se pode ver na segunda foto)...quer dizer, esta é ao mesmo tempo a primeira e a mais bela construção renascentista.
Subimos pra ver a vista de Florença...não sei se foi uma boa idéia - fiquei com uma baita vertigem.

Ainda visitamos a igreja de Santa Croce, onde está enterrado Dante Alighieri. Também uma pérola.

E de tarde fomos ao Uffizi, o museu de arte da cidade, onde estão as grandes obras do Renascimento. Tá tudo lá - Da Vinci, Rafael, Miquelângelo, Piero della Francesca...mas o mais deslumbrante é o acervo de Botticelli que eles têm - O Nascimento de Vênus (primeira foto), A Primavera, A Anunciação dentre outros, um mais lindo que o outro. Eu e Tati amamos.

Vocês podem já ter visto N vezes "O Nascimento de Vênus" em livros, no computador e na TV, mas ao vivo é outra história. É de babar. É, talvez, o quadro mais bonito que já vi.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: