sábado, 13 de outubro de 2007

Do Marais à Torre Eiffel, não há nada igual




Arrumei um tempinho hoje e, assim, vou escrever sobre....terça passada. O dia de hoje conto depois.
Terça, 9 de outubro:

Tati foi pro seu estágio e depois pro curso de francês e eu fui ao banco pagar "condomínio" etc.
Depois encontrei meus pais e Bernardo no hotel e fomos passear.
Visitamos o Hotel de Ville, passeamos pelo bairro judeu do Marais, vimos o pátio do Museu Carnavalet e as praças de Voges e da Bastilha.
Ainda fomos ao Arco do Triunfo (segunda foto), à Torre Eiffel (e desta vez ao último andar...como vemos na última foto e na primeira, onde se tem a vista do Trocadéro) e viemos pra casa pra eu mostrar a eles meu cafofo e a Cité Universitaire, que é bem bacana.

Paris é Paris...à noite choveu e por isso fomos jantar numa brasserie perto do hotel deles. Tati nos encontrou lá. Aconteceu alguma coisa - uma torção, sei lá - que meu pé direito passou a doer pra dedéu; mas o sacrifício pela família valeu. Nos divertimos muito, adorei estar com eles mais um dia.

Deu pra vocês sentirem o meu cansaço depois disso tudo, né? Dá pra entender porque não deu tempo de escrever no blog.
fotos: pedroetatiemparis.blogspot.com.br

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A grande família

Gente, como vocês vêem eu não estou escrevendo com a assiduidade de costume. É porque meus pais, meu irmão Bernardo e meus tios Beth e Peter estão aqui esta semana e quero aproveitar ao máximo a presença deles. Chego em casa exausto e aí vai ficando pra depois.

Vamos fingir que é como uma viagem. Depois conto com calma a recapitulação destes dias.
Um abraço!

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Chegaram os Cattapan


Hoje passei mais uma tarde lavando e secando roupas enquanto Tati estava em seu estágio.

Às 16:50 hs, meus pais, Fernando e Izabel, ligam dizendo que eles e meu irmão caçula, Bernardo, chegaram em Paris - Tati foi pra sua aula de francês e eu fui correndo vê-los no hotel (primeira foto).

Foi ótimo matar um pouco das saudades de meus pais e de meu irmão Bernardo. Passeamos um bocado - vimos os Invalides, a ponte Alexandre III, o Grand e o Petit Palais (a segunda foto é ao lado do Petit Palais, numa estátua de Churchill, eu e Bernardo), a Champs Elysées e a Place de la Concorde.

Depois fomos todos pro Quartier Latin jantar. Combinamos com a Tati dela nos encontrar lá, assim, ficamos todos juntos (como se vê na terceira foto).
Foi ótimo! Batemos papo, ficamos juntos, tiramos fotos....amanhã tem mais.

fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

domingo, 7 de outubro de 2007

Louvre passado a limpo


Os leitores já sabem: Primeiro domingo do mês é museu de graça!!
Acordamos e fomos pra maratona de museus.

Tínhamos nos programado para hoje terminarmos de ver o que faltava no Louvre e conseguimos. Vimos os apartamentos de Napoleão, arte medieval e pinturas francesas, holandesas e alemãs. Ponto forte: Rembrandt (última foto), que tem mais no Louvre que no próprio Rijksmuseum de Amsterdam!!

Terminamos!! Ufa! Depois de cinco visitas!
Curiosidade: Na hora de sairmos, fecharam todas as saídas, funcionários corriam pra cá e pra lá, passaram a revistarem todos nós...parece que alguém roubou algo!

Como sobrou tempo, decidimos ir ao museu de arte e história judaicas, porém este não é gratuito pois não é público. Acabou que foi bom pois dali andamos um pouco à deriva e acabamos em frente ao Pompidou...eu não ia entrar lá de novo, mas anexo ao Pompidou está o Atelier Brancusi, só com obras do famoso escultor (segunda foto). Esse é de graça. Entramos e valeu muito a pena. Está tudo dele lá - "o beijo", "pássaro", suas colunas, o "galo", a "cariátide" e a "foca", entre outros.

Ainda sobrou tempo...arf, arf...e fomos ao Museu da Idade Média (primeira foto). O lugar foram as termas romanas (hoje em ruínas), depois um mosteiro medieval, depois uma residência de nobres e hoje um museu. É muito legal, foi ótimo terminar o dia lá.
É evidente que estamos, agora, exaustos e merecemos um descanso pra, amanhã, poder receber bem meus pais. É, eles e meu irmão Bernardo chegam amanhã pro meu aniversário, que cai na quarta.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br