sábado, 22 de setembro de 2007

No Shopping e na praia





Hoje voltamos ao grupo de conversação. Tati ficou super feliz que entendeu tudo o que foi dito. Ela tá fera no francês.
Lá conhecemos um casal do Rio que mora em Paris há 2 anos. Eles parecem legais.
Conhecemos também um sul-africano e uma russa chamada Tatiana!!

À tarde tínhamos combinado de passear com Guilherme e Patrícia, mas ocorreram alguns dessencontros e passeamos, na verdade, com Waleska, Eduardo e seu filhinho Pedro. Fomos conhecer as "passagens" de Paris.
As "passagens" são galerias com teto de ferro e vidro construídas no século XIX e são, no fundo, a origem dos Shopping Centers de hoje. Elas são lindas e são um avanço arquitetônico - as primeiras construções a base de ferro (depois veio a Torre Eiffel). A da última foto se chama Galeria Véro-Dodat.

Me empolguei com o passeio porque acabei de ler o artigo que Walter Benjamin escreveu sobre as "passagens". E valeu mesmo a pena fazê-lo. É uma parte de Paris que ainda não conhecíamos e bem bacana. Entre as "passagens", a minha preferida é a Galeria Colbert, classuda.

À noite, ligamos pra Marcia, mãe da Tati, para parabenizá-la pelo seu aniversário, saber das notícias e matar as saudades, nem que seja um pouco. A Tati e ela conversaram por um tempão.

Recapitulação do dia 11 de setembro, viagem à Itália:
Vimos a nova aparição do Bin-Laden na televisão e ficamos preocupados de vê-lo comentar a eleição de Sarkozy. Esse Sarko é difícil de engolir!

Este dia foi todo tomado para passearmos em Veneza. De início, fomos visitar a Calle (rua) Catapan (primeira foto). No caminho fomos à feira de peixes, tradicional em Veneza; e depois entramos na maravilhosa Basílica de São Marcos (terceira foto). Toda em estilo bizantino, uma coisa de louco. A Tati amou, pra ela, a beleza de lá é tanta quanto a de Chartres.

Depois da Basílica, fomos visitar outras igrejas, mas a outra que chega aos pés da Basílica é a igreja Dei Frari, onde tem obras de Canova, Giovanni Bellini, Ticiano e Tintoretto. Linda.

Neste dia, ainda deu tempo pra andar muito pela labiríntica veneza, ver muitos canais e gôndolas (uma fortuna - um passeio são 80 euros!) e voltar pro Lido, a ilha onde fica nosso hotel.
No Lido, fomos ver um forte histórico e depois...FOMOS À PRAIA!!!! Sim, dois cariocas precisavam ir à praia de qualquer jeito após 4 meses de abstinência (segunda foto). E a praia é boa!

De noite fomos jantar no restaurante do cozinheiro que nos explicou onde é a rua Catapan em retribuição...não só por isso, realmente achamos o lugar bem legal - é na beira da praia e muito romântico.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Cidade Maravilhosa...não é o Rio...




Hoje foi a defesa da dissertação do Guilherme, ele foi muito bem e recebeu indicação pro doutorado. Depois veio aqui pra casa e nos vimos pela primeira vez desde a ida dele pro Brasil. Foi ótimo, estávamos com saudades (primeira foto).

No fim de tarde encontramos com Patricia na cafeteria da Cité e de lá fomos pra Rue Mouffetard comer alguma coisa juntos para comemorar. Estava super animado, ainda mais porque além de sexta à noite estava passando em todas as TVs dos cafés e restaurantes o jogo de rugby França X Irlanda. Está acontecendo na França a Copa do Mundo de Rugby e eles têm o rugby como segundo esporte nacional, só perde pro futebol. Os franceses vibravam, comemoravam, uma animação - ainda mais porque a França estava ganhando de lavada.

Recapitulação do dia 10 de setembro, meio da viagem à Itália:
Neste dia deixamos Florença em direção à Veneza. Esperávamos muito por isso pois sempre quisemos conhecer Veneza.
Quando chegamos lá, a cidade superou nossas expectativas, é maravilhosa!

Pegamos um vaporetto (ônibus aquático) até a ilha, Lido, onde está nosso hotel. Uma passagem de vaporetto são 6 euros, a cidade é um escândalo de cara!!!
Chegamos no hotel, ótimo, e fomos direto passear no Lido, onde tem uma enorme praia voltada pro mar Adriático, ou seja, com onda, areia e não praia de laguna. A praia é muito bonita e estava um solão e calorão - me senti no Rio.

Encontramos o hotel na beira da praia onde ocorre o Festival de Veneza e onde foi filmado "Morte em Veneza" de Viscontti. A praia é igualzinha a do filme, com cabines inclusive, pra troca de roupa.
Depois de passear no Lido fomos pra Veneza, dessa vez sem pagar o Vaporetto....sim, decidimos calotar - ia ficar muito caro pagarmos diariamente 24 euros de condução.

A cidade é maravilhosa! O máximo, eu só não digo que entra na minha lista de lugares pra morar pois o vaporetto deixa a gente meio enjoado, marejado.
Chegamos na impressionante praça de São Marcos (última foto), a Tati ficou tão emocionada que começou a chorar. E pra coroar este momento, tinha uma orquestra tocando no meio da praça uma música impacvtante que parecia trilha sonora de nossa chegada. A Basílica de São Marcos é esplendorosa!
O Palácio dos Doges também. Os Doges eram os governantes da antiga República de Veneza. Na lateral do palácio fica a Ponte dos Suspiros (segunda foto) onde ficavam presos os inimigos políticos do Estado.
De lá ainda fomos nos embrenhar pelas ruelas medievais da cidade, cortada por canais e turistas e chegamos até a ponte do Rialto. É uma das poucas pontes que cruza o Canal Grande, da largura de um rio, que corta a cidade ao meio. É linda e a vista dali ainda mais. O sol estava se pondo!

De noite, fomos conhecer as ruas da "night" do Lido e descansar pra poder andar o dia seguinte inteiro. Conhecemos, por acaso, um cozinheiro de restaurante que disse que tínhamos traços de venezianos, mais a Tati que eu, e ela ficou toda prosa; eu expliquei que minha família é da região, é Cattapan. Ele disse que no dialeto vêneto não existe 't' duplo e que Catapan é o mais correto, Cattapan é uma italianização do nome, mas é tudo a mesma família......e.....ele disse que morou numa rua Catapan. Peguei o endereço com ele e decidi visitar no dia seguinte.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Foto clichê em Pisa




A primeira foto é das Galerias Lafayette, Paris. É um "shopping" com as lojas e marcas mais chiques do mundo. A arquitetura é Art Nouveau, século XIX. Na foto há uma intervenção da Chanel com uma torre Eiffel de cabeça pra baixo equilibrada por um cara de cartola.
Hoje Tati fez sua inscrição no curso de francês da prefeitura finalmente!
Além disso confirmamos e agendamos nossa ida à Suíça no Natal com meu irmão. Ficaremos lá juntos.
À noite teve a despedida de nosso amigo Tiago, que volta pro Brasil. Foi uma festona com direito a muito vinho e violão.

Recapitulação de nossa viagem à Itália: Dia 9 de setembro.

Neste dia, pegamos um trem de Florença pra Pisa, que é pertinho, pra passar o dia lá e voltar pra dormir em Florença.

Pisa é uma cidade menos lotada de turistas e menos turística. Uma parte da cidade é moderna, mas ali o rio Arno é mais bonito que em Florença.

Além disso, há um complexo arquitetônico maravilhoso constituído pela Basílica (segunda foto), o batistério, a clausura, a muralha medieval e, claro, a famosa Torre de Pisa. Tortinha, tortinha.
Sim, nós tiramos a foto clichê empurrando a torre (terceira foto). Adoramos, é tudo muito bonito.
E gostamos ainda de deitar no gramado e descansar desta maratona que foi até então a viagem à Itália.
Dormimos em Florença no hotel que substituiu a pousada, como contamos anteontem. É muito bom, então ficamos satisfeitos, sem problemas.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

O Nascimento de Vênus




Hoje Tati foi ao Hospital Marmottan conhecer a equipe e eu fui mandar consertar o raio do fecho-éclair de meu casaco que arrebentou. Tudo certo agora e foi barato...
Tati descobriu que no Hospital Marmottan, que é público, tem mesa de pingue-pongue e SAUNA (!) pros pacientes!!!

No fim de tarde, fomos visitar a Ópera de Garnier, a famosa Ópera de Paris e as Galerias Lafayette, ainda não tínhamos nenhuma foto destes lugares...agora temos.

À noite, fomos ao barzinho em frente à Cité com o pessoal do nosso andar: Artur, Priscila, Graziela, Ricardo e a recém-chegada Larissa. Foi legal, batemos muito papo, um pessoal gente boa.

Adendo - Recapitulação da viagem à Itália; dia 8 de setembro.

Este dia inteiro foi dedicado à Florença.

O dia já começou bem com um maravilhoso café da manhã onde tomamos um "denso" - é assim que eles chamam um tipo de chocolate quente que consiste em um chocolate em consistência densa, quase um creme. Uma delícia!
Depois fomos felizes pra cidade.

Visitamos a igreja de Santa Maria Maggiore, pena que a fachada está em reformas, mas por dentro é linda - lá tem Masaccio, Giotto, Miquelângelo, Fra Filippo Lippi e Ghirlandaio.
Mas o mais impressionante foi a igreja seguinte:
Santa Maria dei Fiori - Um dos mais belos prédios que vimos na vida (terceira foto). Tati achou páreo duro com Chartres. Eu prefiro Chartres, mas esta igreja é realmente maravilhosa. Ela é conhecida como o Duomo por conta da cúpula criada por Bruneleschi que deu origem à arquitetura renascentista (como se pode ver na segunda foto)...quer dizer, esta é ao mesmo tempo a primeira e a mais bela construção renascentista.
Subimos pra ver a vista de Florença...não sei se foi uma boa idéia - fiquei com uma baita vertigem.

Ainda visitamos a igreja de Santa Croce, onde está enterrado Dante Alighieri. Também uma pérola.

E de tarde fomos ao Uffizi, o museu de arte da cidade, onde estão as grandes obras do Renascimento. Tá tudo lá - Da Vinci, Rafael, Miquelângelo, Piero della Francesca...mas o mais deslumbrante é o acervo de Botticelli que eles têm - O Nascimento de Vênus (primeira foto), A Primavera, A Anunciação dentre outros, um mais lindo que o outro. Eu e Tati amamos.

Vocês podem já ter visto N vezes "O Nascimento de Vênus" em livros, no computador e na TV, mas ao vivo é outra história. É de babar. É, talvez, o quadro mais bonito que já vi.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Gli Vecchi





Parte 1:
De manhã, fomos assistir a uma defesa de tese na Sorbonne sobre "Shakespeare e a Psicanálise" na qual estavam na banca, entre outros, meu orientador (Alain Vanier) e Jean-Jacques Rassial. Foi interessante, mas cansativo como toda defesa de tese. Não vi muita diferença pras defesas
que vi no Rio. A única diferença é o tamanho da tese: Aqui é moda escrever teses de 400 páginas!
De tarde, trabalha escravo! Passamos roupa...

De resto, estudos. Ah! A Tati recebeu respostas da prefeitura confirmando que foi aceita para fazer o curso de francês. Ainda vai escolher em que bairro o fará.

Conheci aqui no meu andar um doutorando em Teoria Psicanalítica gaúcho, mas que estuda no Rio, chamado Tiago. Muito gente boa. Ele leu minha dissertação! Fiquei super lisonjeado. Seu tema de estudos é bem próximo do meu, já combinamos de ir a alguns eventos juntos.

Parte 2:

Recapitulação de nossa viagem à Itália. Dia: 7 de setembro.
Nem lembramos do feriado nacional nesse dia. Na Itália o assunto era a morte de Pavarotti. Só se falava nisso.

Neste dia pegamos, cedo, um trem de Roma para Florença. No caminho pudemos ver o belo campo italiano que é todo cheio de colinas com ruínas e castelos medievais, um barato. Muitas plantações, especialmente de milho e parreiras e ciprestes e mais ciprestes. O campo da Toscana (região onde está Florença) é mesmo lindo.

Chegamos em Florença e fomos direto pro nosso Bed & Breakfast (pousada) - Um apartamento apaixonante. Adoramos...mas os donos, dois simpáticos cunhados velhos (vecchi) que brigam entre si, confessaram que cometeram um erro na reserva e nosso terceiro dia será em outro lugar, não ali. Pediram mil desculpas e combinaram de pagar a diferença. Será num hotel tão bom quanto lá e mais próximo da cidade. Sempre tem um problema! Mas tudo bem...

Na cidade, mortos de fome, fomos logo almoçar. Depois, no resto de tarde que sobrou, batemos pé.
A cidade é toda antiguinha, muito bonita, mas tava muito cheia de turistas, o que atordoou a gente - cheia especialmente de excursões pentelhas.
Dá pra fazer tudo andando lá, assim fomos pra Piazza della Republica, depois a maravilhosa Piazza della Signoria, onde está o belo Pallazo Vecchio e uma penca de obras-primas em esculturas, entre elas o Davi de Miquelângelo (terceira foto). Ficamos ali nos deliciando por um bom tempo.

Depois disso, seguimos para a famosa Ponte Vecchio, que corta o rio Arno (primeira e segunda fotos). Ela é toda construída com casinhas e um corredor por cima. Este corredor liga o Pallazo Pitti ao Pallazo Vecchio e era uma forma dos Médici controlarem a cidade andando pelo corredor - só eles tinham acesso ao corredor. Controle maior não existe!

Voltando à Ponte Vecchio - é uma beleza e mais bonita ainda é a vista da cidade por ela e pelas outras pontes. A atravessamos e pegamos as últimas horas do dia pra ver o Pallazo Pitti supracitado e a outra margem do Arno. Belas igrejas (com obras de Giotto num canto como se fossem de um Zé Ninguém) e ruas gostosas e menos cheias de turistas. Ainda deu tempo de a gente se embrenhar pelo meio de uma festa infantil ao ar livre. Um barato!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Pedro, Pedrinho e São Pedro




Voltamos à rotina. Hoje tomei o dia pra estudar e a Tati foi fazer as compras da semana com nossa amiga Waleska. Seu marido, Eduardo, faz doutorado comigo no Brasil e está aqui em Paris também com orientação do Alain Vanier.
Eles chegaram no início do mês e trouxeram seu filhinho, Pedro, meu xará. Os três estão na última foto, com Tati.

À noite fomos ao apartamento deles comer uns queijinhos e beber um vinhozinho. Foi ótimo, uma delícia. Tomara que a gente repita este programa outras vezes.
Agora, recapitulação da viagem à Itália. Dia 6 de setembro: Vaticano.

No dia 6 fomos direto pro Vaticano. Podemos dizer que fomos a mais um país. Chegamos na imensa praça de São Pedro e vimos a Basílica...é realmente impressionante (segunda foto). Lá dentro, gostei, mas continuo achando a Catedral de Chartres a mais bela igreja que já vi. No entanto, na Basílica de São Pedro está a Pietà de Miquelângelo, que é mesmo linda.

Lá no Vaticano, fomos ainda ao museu onde está nada menos do que a Capela Sistina (o famoso teto está na primeira foto, tirada na encolha pois é proibido). É algo que não vou mais esquecer pelo resto de minha vida. É uma experiência inesquecível ver aquela obra-prima de Miquelângelo - ele de novo. Além disso, de quebra tem Rafael, Da Vinci, Caravaggio e muita arte greco-romana.

Neste dia deu tempo de "voltar" do Vaticano pra Itália e, após uma chuvona de verão, visitar uma igreja chamada São Pedro de Vincino para ver, especificamente, o Moisés de Miquelângelo, que lá está.

De noite ligamos pra Juju, vó da Tati, pra dar parabéns, depois jantamos fora e assim terminou nossa passagem por Roma.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

domingo, 16 de setembro de 2007

2X Edifícios históricos




Ontem lendo os e-mails vimos que nossas amigas Lúcia Helena e Roberta, mãe e filha, estão em Paris e vão embora hoje. Ligamos pra elas e combinamos de nos ver hoje.

Acordei um pouco gripado. Mas isso não impediu de aproveitar o domingo. Encontramos nossas amigas em seu hotel e fomos todos passear pelo Marais (elas queriam ver a Place des Vosges, e viram: como prova a última foto dels com a Tati); mais tarde fomos a Les Halles e deixamos elas no Pompidou onde elas iam no museu de arte moderna antes de partir pro Brasil. Foi ótimo estar com elas e bater um papo, matar saudades.
Também recebemos a confirmação de nossa amiga Mariana que virá mês que vem a Paris. Muito legal!

Hoje é o Dia do Patrimônio em Paris. Vários edifícios de importância histórica e artística na cidade abrem suas portas para a visitação gratuita da população. Tomamos o resto do dia para aproveitar a oportunidade.
Assim, fomos ao Hôtel de Ville, a prefeitura, um dos prédios mais bonitos de Paris. Pudemos vê-lo inteiro, incluindo a câmara dos vereadores e o gabinete do prefeito. O prédio é também muito bonito por dentro.
Como tínhamos tempo, tentamos ir ao Paface des Elysées, o palácio do presidente, mas já estava fechado. Ainda conseguimos aproveirar o fim da tarde para ir até o topo do Arco do Triunfo de graça e, após subir uma baita escadaria, vimos uma vista recompensadora. O dia está quente e sem uma nuvem, com uma visibilidade ótima, adoramos.
Mas minha gripe falou mais alto e meu cansaço nos obrigou a voltar pra casa e descansar neste fim de domingo.
Parte 2 da crônica de hoje:
Recapitulação da viagem à Itália - dia 5 de setembro.

Foi nosso primeiro dia em Roma. Amanheceu um dia maravilhoso: calor e sem uma nuvem. Fomos pro turismo hard, visitar os lugares-berço de nossa civilização:
1) Coliseu - muito legal. Agora já estive em duas das sete maravilhas do mundo moderno.
2) Fórum e ruínas da Roma antiga - amei.
3) Almoço em cantina e sorvete italiano deliosos!
4) Fontana de Trevi - muito romântica (a segunda foto é dela, imortalizada por Fellini em "A Doce Vida").
5) Praças: Campo dei Fiori, Piazza Navona e Piazza de Spagna - belas, mas em manutenção...
6) Igrejas maravilhosas como Dei Gesù, São Luís dos Franceses (onde tem Caravaggio!) e Santa Maria Maggiore.
7) Pantheon romano - Adorei (está na primeira foto).
8) Piazza del Popolo - A mais bonita de todas.
Como adorei tudo, incluí Roma na seleta lista de cidades maravilhosas: Paris, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Nova York e Roma.
Muito provavelmente fizemos outras coisas, mas realmente não consigo lembrar de tudo!

No fim do dia estávamos exaustos e....um stress: Não tinha água quente pra Tati tomar banho na pousada. Era boiler e um casal acabou com a água quente além de terem feito um cocô fedido que impestou o banheiro. Pois é, o banheiro era comum. Mas fiquem tranquilos, desta vez não teve stresses radicais como os dos albergues. O resto foi maravilhoso. Aliás, apenas tivemos este stress pontual, mais nenhum outro - e esta foi a única pousada com banheiro coletivo.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br