sábado, 18 de agosto de 2007

Um dia de porco




Hoje tentamos repetir a sessão "praia" pois amanhã é o último dia do Paris Plage, mas o vento tava meio frio, daí deixamos a idéia de lado e fizemos um pequeno passeio pela Île de la Cité. Fomos até a ponta da ilha onde se tem uma linda vista de Paris (primeira foto, com a Pont Neuf ao fundo).

Mais tarde, em casa, terminamos de organizar os preparativos pra nossa viagem à Itália em setembro. Não ficaremos em albergues! Chega! E sim em pousadas e hotéis. Vamos a Roma, Florença, Veneza e a Cittadella, cidade de origem dos Cattapan.
Retomemos, agora, a retrospectiva da viagem a Londres.

Quarto dia:

De manhã, nos reunimos com a gerente do albergue para fazermos todas as reclamações. Ela pagou uma toalha nova pra gente. Ela foi compreensiva...só que dessa vez meu sabonete e meu desodorante sumiram!
Saímos e o tempo estava correspondendo ao imaginário que temos da Inglaterra - chuvinha fina o dia todo. Tínhamos de ir a lugares fechados.
Fomos à famosa e chique loja de departamentos Harrod's, bem legal. A chuva deu uma trégua e fomos ver o Royal Albert Hall, uma classuda sala de concertos, aliás, a mais bonita que já vi (terceira foto). Fica em frente ao famoso Hyde Park, mas não deu pra visitá-lo pois começou a chover de novo.
O jeito foi ir pra algum museu. Como Paris é a terra dos museus por excelência, optamos por visitar um museu de algo em que os ingleses são melhores que os franceses...

...e claro, não se trata de arte. Fomos ao Museu de História Natural - entre Darwin e Lamarc, não há dúvidas, fico com o primeiro. O museu, pra nossa surpresa, é de graça!!! Depois descobrimos que pelo menos o Museu da Ciência e o Museu Victoria & Albert também são. Mas ficamos o dia todo no primeiro mesmo, ele é enorme.
Além do prédio ser fantástico, o conteúdo também é. O museu segue a linha interativa, pra ensinar, educar e entreter. Assim, participamos de um "terremoto fake", por exemplo.
O mais bacana do museu são os muitos esqueletos de animais pré-históricos (como a preguiça gigante da segunda foto), em especial os dinossauros e alguns "dinossauros fake" mecanizados, parecia até o Jurassic Park!

No fim do dia fomos ao bairro de Notting Hill, que ficou famoso com o filme de Hugh Grant e Julia Roberts; mais especificamente na Portobello Road, que ficou famosa com a música do Dire Straits. George Orwell viveu lá. A rua é uma grande feira hippie com restaurantes bem legais.
Antes de voltar pro albergue, fomos de novo no Covent Garden comer uma batata inglesa deliciosa. Quem falou que a comida inglesa é terrível?

Confissão: Diante dos estresses e da nojeira do albergue, botamos tudo na balança e chegamos à conclusão que valia mais a pena NÃO TOMAR BANHO (argh!) e tomar no dia seguinte, já de volta em Paris. E foi isso mesmo o que aconteceu.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Magical Mystery Tour



Hoje foi confirmado: A partir de 1/10, data de nosso aniversário de casamento, estaremos morando na Casa da Itália.
E hoje também, a nossa conta na França passou a ser uma conta conjunta e assim pudemos depositar o reembolso do seguro-saúde sem grandes burocracias.

Pra resumir o que tem de interessante no dia de hoje, à noite fomos a um pub (depois de ir nos pubs ingleses, acabamos num pub francês) com a galera do grupo de conversação, como se vê na última foto: Antonio e Pina (italianos), uma amiga dela italiana, Clara (espanhola), Alejandro (mexicano, que não está na foto pois foi ele quem a tirou), 2 indianos e uma alemã. Foi um barato. E ainda coomemos crepes no Quartier Latin.

Agora, vamos ao que mais lhes interessa: O terceiro dia da viagem à Inglaterra.

Neste dia pegamos uma excursão de ônibus cheia de americanos (muitos meio idiotões) para Windsor, Stonehenge e Bath. O guia fazia piadinhas de inglês. Ou seja, sacaneou australianos e americanos várias vezes. Vocês tinham que ver as caras deles!
1) O castelo de Windsor, segundo o guia, é o maior castelo medieval da Europa. Realmente, é enorme e bonito. E ainda é usado pela família real para "veraneio" e para recepções. Ironicamente o castelo foi construído por Guilherme, o Conquistador, rei francês da normandia que invadiu a Inglaterra em 1033 (acho) e montou fortalezas ao longo do Tâmisa. A Torre de Londres também é obra dele. Depis cada rei da Inglaterra aumentou um pouquinho o castelo até ficar descomunal. Amamos.
2) Stonehenge (segunda foto). A Tati achou que ia ver um monte de pedras, quando chegou lá viu STONEHENGE. O lugar é realmente fantástico; parece vir de um filme de fantasia medieval onde druidas ainda existem etc. É pré-histórico, mas os druidas depois o usaram também. As teorias apontam para a hipótese de ser um calendário solar. Dane-se. O lugar é bonito por ser misterioso, mágico...parecem os monolitos de "2001"...e o efeito insólito é aumentado porque ao redor das pedras têm várias ovelhas reais pastando!!
3) Bath era uma cidade de termas romanas, que ainda estão lá (primeira foto). A água brota do chão a 45 graus! Achamos que a cidade ia ser sem graça. Uma surpresa! É uma graça - toda em arquitetura do século XVII. Quer dizer, TUDO foi o máximo.
Terminamos o dia indo em mais um pub super-agradável no Soho, uma região "in" de Londres, foi ótimo mas não se compara aos passeios. O interior da Inglaterra é muito mais legal que Londres!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

2 Momentos Sagrados




Primeiro notícias de hoje:

Retorno à vida normal. Lavagem e passagem de roupas e compras da semana.
Ah, mudamos minha conta para uma conta conjunta para poder depositar o cheque nominal à Tati do reeembolso do plano de saúde.
E temos uma boa notícia - está confirmado: vamos para a Casa da Itália em outubro.

Antes de contar as notícias de domingo passado, faltou contar um mole de demos: Esquecemos que não podemos levar líquidos na bagagem de mão no avião - na alfândega, foi confiscado meu desodorante, nosso shampoo, um creme da Tati e nossos perfumes. Que raiva! Tivemos que comprar desodorante e shampoo em Londres, a cidade mais cara do mundo!

Agora, as notícias de domingo passado, nosso segundo dia em Londres:

Solão. Nossas pernas descansaram bem do dia seguinte, então...saímos direto pro Palácio de Buckingham ver a troca de guardas. Nos enganamos, a troca seria no dia seguinte (segunda!) que já estava reservada pra viagem a Windsor-Stonehenge-Bath. Não vimos. Mas pudemos ver o palácio (não tão belo assim...) e o Green Park, ao seu lado.
De lá fomos pegamos o metrô e fomos pra igreja de Southward, gótica, bonita e perto da London Bridge.
Fizemos um passeio pelas margens do Tâmisa até a London Bridge, muito legal. A ponte é linda (terceira foto). No passeio passamos pelo City Hall e por uma exposição de guitarras gigantes pintadas por astros do rock inglês - Paul McCartney, Ozzy Osbourne, Robert Plant entre outros astros.
Da London Bridge, vimos a Torre de Londres, mas não entramos; a entrada é um roubo de 16 libras, ou seja, 24 euros, ou seja, 72 reais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Atenção, momento sagrado 1: Fomos à Abbey Road, visitamos o estúdio em que os Beatles gravaram todos seus discos e o Pink Floyd quase todos. E depois atravessamos o sinal que nem na capa do disco "Abbey Road" dos meus ídolos (segunda foto).
Momento sagrado 2: Mais tarde fomos à casa e museu de Sigmund e Anna Freud. Sensacional. Todas as coisas deles, mesmo o DIVÃ (primeira foto) e seus óculos estão lá. Ouvi pela primeira vez a voz dele: Esganiçada e fina.

Dali fomos à Baker Street e nos encontramos com a estátua de seu "morador" mais famoso, Sherlock Holmes, e vimos o museu Madame Tussaud.
Ainda deu tempo pra almoçarmos num pub tradicional - o prato foi o tradicional Fish & Chips, uma delícia, e a cerveja melhor ainda. Fomos dormir cedo pois no dia seuinte a excursão sai cedo, mas......................
...........a lua de mel com o albergue acabou. Chegamos lá e descobrimos que nos mudaram de quarto sem nos avisar, que botaram uma de nossas toalhas pessoais pra lavar e a outra foi encontrada em outro quarto, suja e jogada no chão. A Tati, com toda razão, deu um ataque. O albergue nos emprestou uma toalha pois não quisemos mais aquela. Isso tudo só piorou a nossa impressão do lugar que já tinha sido abalada no café da manhã - não tinha pratos! A Tati reclamou com o barman, ele respondeu "Relax". Depois de reclamarmos na recepção, apareceram pratos. Deixamos uma reclamação por escrito para a gerente do hotel, que nos receberia na terça.

Pra piorar tinha um russo com cara de louco hospedado lá cujo olhar dava medo, de verdade. Além dos muitos ingleses imundos hospedados lá.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Back from London


Voltamos de Londres! Adoramos a viagem!
Como os leitores assíduos já sabem, a recapitulação da viagem segue nos próximos dias.
Hoje vou contar sobre sábado passado.

Acordamos de madrugada para pegar o avião no aeroporto Charles de Gaulle. A Tati já está boa da coluna, não teve mais nada. A viagem teve muita andança e ela está ótima. O início foi já uma prova: cada um carregou uma mochila e ela se saiu bem.

De avião, de Paris pra Londres, é muito rápido. Mal o avião subiu, já está descendo. O interessante é que como a gente atravessa o meridiano de Greenwich, o fuso-horário muda. Saimos às 8:00 hs de Paris e chegamos às 8:15 hs de Londres!

Foi ótimo ir de avião com um dia limpo: vimos o campo francês, em seguida a praia, o Canal da Mancha - detalhe, dá pra ver a França e a Inglaterra ao mesmo tempo. O Canal da Mancha é muito mais estreito do que pensávamos. Acredito que da terra dê pra ver a Inglaterra...
Depois vimos o campo inglês, cheio de morrinhos e bem mais bonito que o francês, passamos por cima de Londres, deu pra ver o Tâmisa, o London Eye (roda-gigante) e a Tower Bridge.

O único problema desta viagem foi que o avião pousou em Luton, um aeroporto meio longe. O ônibua de lá que nos levou a Londres pegou um baita engarrafamento, que descobrimos que é comum em Londres. Ainda assim, não perdemos tempo:

1) Saltamos da estação e compramos ingressos para um tour pelo castelo de Windsor, Stonehenge e a cidade de Bath na segunda-feira.

2) Fomos pro albergue, simpatizamos com o lugar e saímos pra passear.

3) O passeio foi enoooorme. Claro que partimos direto pro Big Ben para nos sentirmos em Londres.
Ele e todo o prédio do parlamento são realmente maravilhosos. Adoramos. Nos empolgam os e fomos à abadia de Westminster, ao seu lado. Também é um esplendor. Lá estão enterrados todos os "grandes" do Reino Unido, ou seja, reis e rainhas e figuras ilustres, como Churchill, Lawrence da Arábia, Lewis Carrol e muitos outros. Dali fomos pro parque St. James descansar, muito gostoso. Tinham umas cadeiras, sentamos e relaxamos...por 10 minutos pois veio um cara cobrar pelas cadeiras que são alugadas pra quem quiser descansar. Dissemos que não sabíamos e pulamos fora.

Sem medir as conseqüências de nossa afobação por ver tudo, continuamos a passear. Fomos ainda almoçar no Picadilly Circus - um point da cidade; passeamos pela Waterloo Square, pela Trafalgar Square (que é monumental) e terminamos o dia no mercado Covent Garden, algo tipo a Cobal - chama-se mercado, mas o que tem mesmo são barezinhos e restaurantes. Lá sempre têm shows de artistas de rua. Assistimos a um humorista e malabarista. Foi muito legal. O humor inglês é o melhor.
Ali mesmo em Covent Garden fomos a um pub tomar uma cervejinha local, "Foster's". Realmente gostosa.

É óbvio que a conseqüência de nossos atos foi ficarmos pregados, mal levantávamos as pernas; e assim fomos pro albergue tomar banho (ótimo e quentinho), dormir (com sossêgo) e rezar para que nossas pernas continuem vivas no dia seguinte. O dia seguinte fica pra contarmos amanhã.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br