sábado, 7 de julho de 2007

Alá-la-ô



De manhã: grupo de conversação com o sósia do Paulo Francis. Ele é ótimo. Dessa vez a Tati foi também. Além de nós, nossa colega coreana de sempre, uma brasileira que a Tati conhece, um indiano gente boa, uma espanhola btímida e um alemão muito, mas muito chato. Deixa eu explicar: Teve uma hora em que eu disse "eu acho tal coisa..."; ele perguntou "Acha ou sabe?", eu disse "Acho!", daí ele fez cara de cu de quem só se interessa por quem sabe.

O indiano do grupo nos deu uma dica ótima que em breve vamos fazer: Ir à videoteca do Centro Pompidou assistir a um vídeo de um seminário do Lacan no qual, depois de um acesso de verborragia do mesmo, um estudante bate nele enquanto outro fuma haxixe. Isso deve ser hilário...
De resto, fizemos as compras e aproveitamos o sábado de sol e calorão pra voltar ao Jardim de Plantas (primeira foto) pois um amigo da Casa do Brasil falou que gosta do lugar e nós tínhamos odiado quando fomos. Voltamos e adoramos o lugar. Os dois jacus daqui não tinham ido nas partes mais bonitas!

Em frente ao Jardim de Plantas está a Mesquita de Paris, linda. Primeiro visitamos o restaurante árabe em seu anexo, depois a visitamos (segunda foto). Tati amou o estilo decorativo e arquitetônico árabe - mosaicos, arabescos, azulejos etc. O mulá ou sheik ou coisa assim começou a berrar um cântico em árabe chamando os fiéis à oração. Presenciamos tudo - parecia que estávamos no Oriente Médio.

Continuando o passeio naquelas bandas, vimos o que restou da Arena de Lutécia, uma ruína de arena romana onde gladiadores lutavam. Fomos também à praça de la Contrescarpe e à Rue Mouffetard - animada, movimentada, que data também do período romano. Lá tem vários cafés, bistrôs, bares, queijarias, açougues, peixarias, lojas de vinho, de roupa, de decoração, teatros, padarias etc. Um barato. Cansamos e viemos embora que ninguém é de ferro.

fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: