domingo, 1 de julho de 2007

Primeiro domingo - museus de graça!!!!!



Primeiro domingo do mês!!!
Isso significa que muitos museus hoje são de graça!!!!!

Fomos ao Museu de Arte Moderna no quarto e no quinto andares do Centro Georges Pompidou. De quebra ainda vimos uma vista linda de Paris. Hoje o tempo frio e feio foi embora e deu lugar a um dia quente com algumas nuvens que nos permitiram ver TODA a cidade: Montmartre, Opera, Igreja de Saint Eustache, o prédio da Bolsa, La Defense, Arco do Triunfo, Grand Palais, Louvre, a roda gigante nas Tulherias, Torre Eiffel, Montparnasse, torre Saint Jacques, Notre Dame, Hôtel de Ville e Pantheon.
O museu é dividido em 2 andares bem diferentes: O segundo é da arte moderna e o primeiro da arte contemporânea.

Gostamos muito do segundo; lá vimos Giacometti, Picasso (os dois, nesta ordem, na foto com a Tati acima), Braque, Matisse, Dalí, Miró, Kandinsky e outros. A surpresa agradável foi descobrir o pintor Kupka - muito bonitos os seus quadros (como o da foto comigo, acima).
O primeiro andar é o seguinte: Tem muita porcaria e alguma coisa interessante.
Exemplo de porcaria: Um rinoceronte vermelho em tamanho real , três telas totalmente brancas e colchões de ar de piscina.
Coisas interessantes: Uma "caverna" criada por Jean Dubuffet, um filme com marionetes surrealista e a parte de design moderno.

Saímos às 4 da tarde, comemos um hot-dog e encaramos ainda 1h e meia de Louvre!!! Sim, fomos lá fotografar a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrassa, a Mona Lisa e ver alguma coisa do Renascimento italiano. E foi exatamente isso o que fizemos. Descobrimos que era proibido fotografar qualquer coisa do Renascimento italiano (incluindo a Mona Lisa). Começamos, desapontados, respeitando...mas várias pessoas, na cara dos seguranças, fotografavam e filmavam tudo. Aí fomos à forra. As fotos do Louvre ficam pra outro dia serem publicadas.
Fomos expulsos às 18:00 hs e nem deu pra ver tudo do Renascimento italiano. Aquele museu é um mundo!!!

À noite falamos e utilizamos a Webcam no Skype com Guilherme Reis, meus pais, meu avô, a mãe da Tati e uma amiga sua xará, outra Márcia. Foi ótimo matar as saudades de todos eles!!!

fotos: pedroetatiemparis.blogspot.com.br

Um comentário:

Guilherme Simões Reis disse...

Foi o dia das maratonas! Primeiro nos museus, depois no Skype! 8o)

É sempre um prazer manter contato com vocês, meus amigos.