terça-feira, 20 de novembro de 2007

A verdadeira igreja dos pobres


Ontem Tati falou com sua mãe, sua avó e nossa amiga Marcinha e nós falamos com minha mãe. Quer dizer, uma verdadeira reuniãozinha de família. Foi ótimo

Hoje além da greve de transportes, fomos premiados com uma greve do funcionarismo público também. E de bônus, chuva o dia inteiro.
Eu não aguentando mais ficar em casa, saí assim mesmo. Tati ficou com preguiça e não foi.

Eu queria ir às catacumbas de Paris. Andei à beça, peguei uma linha de metrô que está funcionando e - Surpresa - As catacumbas aderiram à greve, os mortos não trabalham hoje.
Bom, lembrei de meu amigo francês Jacques. Já que (Jacques) eu estava ali, fui passear ainda assim. Vi a rua Campagne-Première onde tem um belo prédio Art Déco, um hotel onde viveram os artistas do movimento Dada e está a Sociedade de Psicanálise Freudiana.

Depois fui andando até a igreja de Notre Dame des Champs, muito interessante. Ela foi feita pelo proletariado do fim do século XIX com os próprios recursos e know-how. Assim, ela é uma mistura de arquitetura de igreja, de ponte, de estrada de ferro, um treco louco que ficou bem interessante (o interior dela é a segunda foto). Apesar da utilização do ferro, há alguma inspiração nas igrejas góticas - bom, pelo menos eu a vejo.

Passeei ali perto, onde se tem uma bela vista da Torre Eiffel (primeira foto) e há belos prédios modernos. Voltei pra casa ainda pro almoço.

Mais tarde, Tati foi pro seu curso de francês que, milagrosamente, não foi interrompido; e de noite fomos à Casa da Suíça assistir a uma apresentação de tango. Tati gostou muito, eu não. Adoro tango, mas instrumental, quando cantado - como foi hoje - fica meio anacrônico.
Ah, já ia esquecer de contar: O show foi ainda menos agradável pra mim porque o cara do meu lado e dois na minha frente tiraram ses casacos e veio aquele fedor azedo de gringo sem banho. Não sei se eram franceses ou suíços. Argh! Em tempo frio, parece que piora ainda mais a freqüência de não-banhos deles.
fotos: pedrioetatiemparis.gigafoto.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Greve nas catacumbas? É quase uma releitura do clássico "Incidente em Antares" do Erico Veríssimo... rssssssss
Abração,
Felipe!!!