terça-feira, 25 de setembro de 2007

Outono e melancolia



Já não faz mais aquele calor do verão. As árvores já estão avermelhando ou amarelando, muitas folhas no chão - O outono chegou com pontualidade inglesa, como se pode ver nas heras da Casa dos Estudantes de Agricultura da Cité (terceira foto). Como fez sol, decidimos ir estudar no parque Montsouris e pegar uma cor já que os dias de calor estão contados.

Hoje me reuni com meu orientador, Alain Vanier, para me informar sobre "o que está acontecendo" em Paris, no que se refere à psicanálise. Foi ótima a reunião.

À noite, eu e Tati fomos a uma conferência da psicanalista Marie-Claude Lambotte sobre "Melancolia e depressão", um dos meus autores preferidos. O chato foi que o psicanalista Philipe Julien tomou a palavra e não largou mais. Ele falou mais tempo que Lambotte. Não aguentamos e fomos embora.

Agora, vamos para a recapitulação da primeira metade do último dia de nossa viagem à Itália. A segunda metade já contamos no dia 15 de setembro.

Dia 14 de setembro - Pádova.

Acordamos em Cittadella e fomos passar a manhã em Pádova. Deu pra ver pouco, mas conhecemos alguns prédios históricos, a Universidade (primeira foto), que é a segunda mais antiga do mundo, e fomos também à Capella dos Scrovegni. Esta capela tem afrescos de Giotto por todas as suas paredes e teto (segunda foto), tal como Miquelângelo fez com a Capela Sistina, porém Giotto fez séculos antes esta obra, que é considerada sua obra-prima. E é mesmo linda.

De resto, passamos o dia viajando de Pádova pra Roma (de trem) e de Roma pra Paris (de avião). E aqui termina nosso relato da viagem.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: