sábado, 21 de julho de 2007

Fomos à praia!



Ontem, não arrumamos as malas, tivemos uma notícia ruim de problemas familiares e ficamos um pouco abalados.
Hoje, pra arejar um pouco, fomos passear no Canal Saint Martin e conseguimos arejar um pouco. Lá pudemos nos divertir bastante.

O canal liga a Bassin (lago artificial) de la Villete ao rio Sena. Como há uma diferença de nível entre os dois, o canal é cheio de comportas para permitir a navegação, o que o torno curioso e pitoresco. Acredito que a Bassin de la Villete, por sua vez, tem uma extenção que a liga ao rio Marne, assim, os dois rios se intercomunicam.

As margens do canal Saint Martin foram habitadas por fábricas e bairros do proletariado no século XIX. Os resquícios ainda estão lá - há prédios da época. No entanto, o bairro não é mais industrial e hoje é habitado pela classe média baixa. Ainda tem muitos mendigos e o canal é imundo, mas as árvores, o canal em si, suas pontes de ferro e os pescadores insensatos (tipo aqueles da lagoa Rodrigo de Freitas) tornam o lugar pitoresco.

Do canal chegamos até a Bassin de la Villete, o ponto alto do passeio. É um grande lago onde se passeia de barco, pedalinhos pras crianças e nas margens têm cinemas, restaurantes, mendigos também e....
...."Paris Plage". O que é "Paris Plage"?

"Paris Plage" é um evento que vai de ontem até 20 de agosto. São postas palmeiras, areia, cadeiras de praia, barracas na beira da Bassin de la Villete e da margem direita do Sena (longe dali) e chamam aquilo de praia. Mas, confesso: É legal. Os franceses põem suas sungas e biquínis e vão brincar de praia. As crianças vão pra uns tanques d'água também. Ah! E ocorrem algumas surpresas, como a que presenciamos - um quiosque (sim têm quiosques!) pôs música americana dançante dos anos 40 e 50 e o pessoal se animou. Formaram-se vários pares, de velhos e de jovens e os franceses fizeram a festa. Esta cidade é mesmo especial!

Em casa, recebi a boa notícia de que a bolsa dos próximos 3 meses já chegou. Bem adiantada pois era pra sair dia primeiro de agosto!
Tati conseguiu falar pela primeira vez com mais uma xará sua, esta mora nos EUA. Amiga de infância. Foi muito bom ela matar essas saudades.

Vamos ver se agora a gente faz as malas!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: