quinta-feira, 19 de julho de 2007

Ensebados



Fomos a um excelente mega-sebo chamado "Gibert Jeune". São várias lojas uma perto da outra, cada uma especializada em determinado segmento, uma é de literatura estrangeira, outra de ciências, outra de ciências humanas, outra de CDs e DVDs e assim por diante. Claro que fomos na de humanas. Foi ótimo: encontrei todos os livros que eu queria e que meu orientador indicou, tudo por um preço bem barato, p.e.: 5 euros!!

Para os psicanalistas: Pensamos em voltar lá e fazer mais duas aquisições - o livro de memórias do Schreber tá lá e o seminário de Lacan "Do Um ao outro" , inédito em português, também. Estes estão caros, então vai ter que ficar pra depois.
É impressionante o acervo desta loja! Tem de tudo, inclusive um livro de meu orientador no Rio, o Joel Birman.

Além da parte de psicanálise, me interessei pela de filosofia e levei um de Walter Benjamin por uma ninharia. Aliás, os clássicos da filosofia - pra quem gosta - estão lá e por um preço relativamente baixo. Quando falo em clássicos da filosofia, falo em clássicos MESMO: "Crítica da razão pura" de Kant e quase tudo de Sartre, por exemplo.

Resolvemos almoçar por ali mesmo e comemos um crepe na Île Saint Louis - ótimo. Depois estudamos na praça João XXIII (segunda foto), ali perto, atrás da Notre Dame - uma idéia genial que vimos que os franceses fazem muito: pegam seus livros no verão e vão ler nas praças e parques. Como não podia deixar de ser, aproveitamos e entramos de novo na catedral, afinal só entramos na Notre Dame no nosso segundo dia em Paris. A primeira foto, como vocês já adivinharam é de um vitral de lá (no caso, o vitral dos fundos).

Dali voltamos pra casa de ônibus como temos feito no verão, afinal o metrô fica muito abafado e uma catinga ainda maior nestes tempos. O problema é que, é óbvio, não fomos os únicos a ter esta idéia...e agora os ônibus também estão cheios e abafados, com um monte de gente sem banho, fedorenta e ensebada.

Realmente o verão veio mesmo pra ficar! Segunda passada foi acidente de percurso. De lá pra cá tem feito dias quentes, mas não tórridos como domingo. Além disso, o céu tem estado limpinho, quase sem nuvens e, SIM, não chove em Paris faz três dias - isso é um recorde desdes que chegamos!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: