domingo, 22 de julho de 2007

Pólvora no hospício



Esquecemos, ontem de contar, que fomos jantar no restaurante da Cité e encontramos nosso amigo psicólogo italiano, Antonino. Ele foi jantar conosco - Pizza! Bem italiano. Muito gente boa, parece estar sozinho aqui e portanto, está aberto a fazer amizades. Combinamos meio por alto com ele e com Stephan, nosso amigo alemão, de visitarmos as Catacumbas de Paris um dia desses...
...falando nesses colegas de grupo de conversação, também esqueci de contar que a (des)animadora do grupo de conversação de sexta não faltou não. Ela só não avisou que o grupo seria em outro lugar, assim, nós não fomos, mas alguns informados foram.
Quanto a hoje, fomos à La Salpetrière; Foi construída por Luis XIV para ser um arsenal de pólvora; foi transformada em manicômio depois das "Luzes". O famoso Pinel transformou o lugar num Hospital Psiquiátrico, onde trabalharam outros bambambans da psiquiatria e da neurologia, como Esquirol e Charcot. E, como estagiário, Freud também passou pelo lugar que hoje é um hospital geral. Foi por conta dessa história toda que resolvemos visitar o local.
A Tati ficava empolgada com cada plaquinha escrita Pinel ou Esquirol, eu nem tanto. Gostei muito - e ela também - da capela local (atrás da segunda foto) e da estátua de Pinel na entrada do hospital (segunda foto).
Hoje ainda vamos a um piquenique organizado pela galera do quinto andar da Casa do Brasil. Por conta disso, estou escrevendo hoje mais cedo que o de costume. Afinal, vamos dormir cedo pois amanhã de manhazinha...
...VAMOS PRA AMSTERDAM. Ficaremos lá até quarta à noite. Isso quer dizer que não publicarei nada até quarta, dependendo da hora em que chegarmos, ou quinta! Mas a gente conta tudo depois como foi.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Pedro e Tati

Eu de novo... apesar de não ter tido nenhum retorno de vocês para o meu email, hehehe.
Continuo acompanhando as descobertas de vocês e ao falarem da Salpetrière me deu uma saudade grande pois meu primeiro filho nasceu lá.

Enfim, quem sabe a gente troca algumas mensagens, algumas figurinhas, mesmo que as minhas já estejam meio desbotadas.

Abraços e, principalmente, divirtam-se!

Hermes