quinta-feira, 21 de junho de 2007

Festa da Música




Ontem à noite no aniversário de nossa amiga teve roda de violão. Foi, na verdade, o início do dia de hoje pois...

...hoje, o primeiro dia de verão, o solstício de verão (o dia mais longo do ano), é comemorado em Paris com a Fête de la Musique - a festa da música.

Essa festa é o que mais se aproxima em alegria e farra do nosso Carnaval. Em toda a cidade - em toda a cidade mesmo - em cada esquina, na rua, músicos se apresentam: tem música pra todos os gostos (clássica, jazz, hip hop, reggae, salsa, samba, techno, chansion française, rock etc.). Os franceses ficam loucos, dançam, bebem pra cacilda e alguns se metem ou criam confusão.

Decidimos ver e ouvir aquilo que tem de mais diferente, o que provavelmente não teremos oportunidade de ver em outra ocasião. Assim, fomos a um show de música sérvia. Sim, da Sérvia, ex-Iugoslávia, terra do Pet. Gostamos da música deles, mas não é que o cantor não é a cara do Milosevic!! O show foi em frente ao Centre Georges Pompidou, que está na foto acima - um dia ainda vamos lá, onde está o museu de arte moderna.

Depois fomos assistir a um concerto de egípcios. Mas eles tocavam música clássica. Pensávamos que iriam tocar música egípcia! Mas foi bom; são da orquestra do Cairo - não sei se isso pesa a favor ou contra...

Nos encontramos com Guilherme e Patricia em Saint German de Près e passeamos de lá até o Pantheon, parando pra escutar o que nos interessava. Assim, ouvimos jazz, música árabe e rock. Foi muito legal! Adoramos!

Faltou contar que hoje nós iniciamos num grupo de conversação em francês aqui na Cité. Nossos colegas são um japonês, uma coreana e um irlandês, além, é claro, do professor francês. Foi ótimo! Amanhã tem de novo.

Nenhum comentário: