quarta-feira, 20 de junho de 2007

Do lixo ao luxo



Hoje, após a rotina de estudos, nos presenteamos com um passeio - dessa vez barato pois nesse mês já gastamos muito. Decidimos visitar um parque chamado Buttes-Chaumont.

O parque foi construído pelo Barão Haussman, um sujeito que, por ordens de Napoleão III, reformou toda a cidade e tirou sua imagem medieval e crou a imagem que Paris sustenta até hoje - ele fez isso há 160 anos atrás e o estilo de Paris pouco mudou = os prédios típicos são daquela época, bem como os grandes boulevares, as praças amplas entre outras muitas coisas. O parque foi construído nos confins da cidade num lugar que era um lixão! Não dá pra acreditar no que se transformou! A Favela da Maré tem jeito!

Entre essas muitas coisas estão os parques. O Buttes-Chaumont, da mesma maneira que o parque Monceau foram criados de tal forma que agradassem aos espíritos românticos da época: parecem remanescentes de uma civilização antiga - têm ruínas falsas; tem morros, cachoeiras, lagos e árvores e flores das mais diversas espécies; têm aléias, parquinhos, bancos, carrosséis e recantos pra namorar.
Bom, dá pra ver que adoramos o parque Buttes-Chaumont, mas ainda consideramos o Monceau o mais bonito.
Hoje marcamos um encontro com a amiga japonesa da Tati, Reyko, mas ela furou. Estava doente, talvez continue...
À noite, Tati foi para a ALI, instituição de psicanálise que freqüenta e eu fiquei para o aniversário de uma colega do nosso andar.
No fotolog pedroetatiemparis.gigafoto.com.br estão as fotos do Buttes-Chaumont, mas aproveitamos e colocamos também do Monceau.

3 comentários:

Unknown disse...

É Pedro, a favela da Maré tem jeito, mas precisaríamos de um Napoleão para isso... rsss.
O parque é muito lindo mesmo.
Abração pra vocês!!!
Felipe Daetwyler!!!

Unknown disse...

Olá queridos!
A Mariana me passou o endereço do blog e hoje comecei a me atualizar! Pelo jeito está tudo indo muito bem, né..! Fiquei feliz por ter isto! Beijos ,
Maria

Pedro Cattapan disse...

Felipe e Maria,

Ao primeiro: Napoleão III~era um monarca constitucional, não era que nem o avô não!

À segunda: Que legal receber sua visita, Maria! Bom saber também que a Mariana nos visita.
Estamos muito bem sim, espero que vcs também estejam!
Beijos e voltem sempre!