quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Tensão pré-apresentação



Chegou o dia da apresentação de meu projeto na Paris VII. Passei mal de nervoso de manhã e a Tati, me vendo passar mal, passou mal junto! "Juntos no amor e na doença". O que nos salvou foi o santo McDonald's - vejam o da primeira foto como é chique!
Mas na hora de minha apresentação estávamos os dois bem. Tati foi e assistiu minha apresentação pra me dar uma força.

A apresentação foi boa. O Vanier me deu uma boa orientação, suas críticas eram as previstas dos lacanianos, mas sua contribuição foi boa - me deu boas dicas e chamou atenção para pontos importantes. Pediu para eu continuar minha apresentação na semana que vem!
Depois, uma aluna, Valerie, veio me procurar interessada em minha pesquisa e em trocar idéias. Bem simpática, ela compartilhou algumas criticas às sociedades e à psicanálise na universidade. Gente boa.

Ah, o Vanier trouxe pra aula o assunto da vez: O risco da psicanálise perder seu espaço nas universidades francesas pra TCC. Só se fala nisso! O negócio tá grave: Na Universidade de Paris X foram mandados embora 2 professores psicanalistas e esvaziado um programa de psicanálise. Um desses professores é Olivier Douville que estuda justo a melancolia - meu objeto de estudo - e a quem eu tinha pedido pra participar de seu seminário! Ele é também do Espace Analytique.
Estão até passando um abaixo-assinado em Paris em repúdio a essas medidas; já o assinei.

Depois de minha apresentação viemos pra casa descansar de todo o stress. A Casa da Itàlia está toda enfeitada pro Natal, ficou bonita. Surpresa: Ainda estamos sem internet e não só nós, mas muita gente de nosso andar. Decidi tomar o dia pra lavar e secar roupas e Tati foi tirar um cochilo pra depois ir ao seu curso de francês.

Aproveito o tempo pra ler alguns artigos também. Falando em ler, comecei a ler 'Ulisses' de Joyce em inglês - até aqui estou gostando.
De noite, chamei Hamid, o árabe da internet, que veio no meu quarto e resolveu o problema em um minuto. Em homenagem a ele, publicamos 1 foto de árabes da série Tipos de Paris (segunda foto). Estamos com internet de novo!!!

p.s.: Ontem de noite quis comprar uma Coca na máquina que tem aqui na Maison de l'Italie, mas apertei o botão errado e saiu uma Schweppes de Tangerina!!! Gostei.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

2 comentários:

Guilherme Simões Reis disse...

Parabéns, Cattapa, e sucesso na próxima semana.

Ah, entre Schwepes de tangerina e Coca, fico com a primeira!

Abração,
Gui!

Pedro Cattapan disse...

Valeu, amigão!
Agora boa sorte pra você!!