sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Tropa de Elite


Fotos encalhadas: Nós, Artur e Mariana no Chateau Chenonceau, no Vale do rio Loire, e o belo caminho arborizado para chegar lá.
A greve continua: Paris parada!
Mais um dia ilhados na Cité Universitaire. Fomos estudar na biblioteca da Cité mesmo - e aí vi como a subestimei, encontrei ali tudo que eu queria! Incluindo um livro raro da Julia Kristeva de 1980. Não preciso ir até a Sainte Geneviève, eu tenho a biblioteca da Cité! O único problema é que o cara do meu lado na biblioteca estava com um bafo insuportável.

Encontramos uma amiga italiana, Claudia, lá, e a convidamos a ir conosco na Casa do Brasil onde seria exibido às 20:00 hs o filme "Tropa de Elite". Ela foi, nós fomos, e vimos esta porrada no estômago necessária para o debate democrático no Rio de Janeiro. O filme é excelente, sei que no Brasil há muita discussão dizendo que o filme é fascista. Não concordo, no máximo, o filme mostra que o BOPE é fascista; o que aliás, é.

O filme ataca três temas espinhentos ao mesmo tempo: O ponto de vista policial da Guerra do Tráfico, o lugar ambiguo de algumas ONGs nessa história e o lugar das classes média e alta na manutenção desse sistema. Muito bom, só pela sua importância política, o filme é importantíssimo, mas, além disso, é muito bom como filme. Excelentes atuações de Wagner Moura e do policial negro, que não sei o nome.
Depois do filme, ficou um pequeno grupo, nós nele, discutindo-o, muito legal.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

2 comentários:

Guilherme Simões Reis disse...

"Tropa de elite" só faz apologia do Bope na opinião de quem acha tortura normal. Mas, de fato, seria mais adequado e realista se, entre os "interrogados", houvesse algum inocente.

A propósito, assisti a um filme francês de que gostei bastante. Vejam se encontram: "Roman de gare".

Abração e beijos,
Gui!

P.S: Vi no IMDB que o ótimo ator negro se chama André Ramiro e não fez nenhum filme antes...

Pedro Cattapan disse...

Guilherme,
Vou procurar saber desse filme francês.
Quanto ao André Ramiro, esse cara tem futuro!