domingo, 4 de novembro de 2007

D'Orsay de cabo a rabo



As fotos não estão sendo publicadas no blog como antes porque a conexão de internet está um cocô mal-cheiroso... agora são poucas...

Primeiro domingo do mês é museu na veia!!!!
Pra quem não sabe - acredito que poucos dos meus leitores - os museus são gratuitos nesse dia.

Escolhemos o Museu D'Orsay pois fomos nele numa correria desenfreada no começo de nossa viagem e não voltamos mais. Passamos o dia inteiro lá. Entramos ao meio-dia e saímos lá pelas cinco e meia.
Foi bom, pois passeamos com calma e deu pra ver tudo sem afobação.

O museu expõe obras de arte da segunda metade do século XIX e comecinho do XX. Tem impressionismo, realismo, simbolismo, romantismo, neo-classicismo e outros ismos, mas o impressionismo é mesmo o que há de melhor lá. Tem Monet, Manet, Degas, Renoir (terceira foto), Sisley dentre outros de montão.
Além disso, tem Cézanne, Van Gogh, Toulose-Lautrec de montão.
É muito legal ver ao vivo quadros famosíssimos que só conhecemos por livros, como, por exemplo, Olympia de Manet, o quarto de Van Gogh (ou o auto-retrato que se vê na primeira foto), as maçãs de Cézanne, a catedral de Rouen de Monet e assim por diante.

Mas, gosto da surpresa, e nessa visita ao museu, o que mais gostei de ver foi a parte de arquitetura de interiores, toda em estilo Art Nouveau (segunda foto). Tinha Van der Werden, Mucha, Guimard e Gaudí. Muito legal. Tati ficou embasbacada com a beleza das muitas esculturas de bailarinas feitas por Degas, mais famoso por suas pinturas.

Fim de tarde, o cansaço destes dias bateu. Fomos pra casa dormir. O telefone tocou e era minha mãe - não nos falamos desde que eles voltaram pro Brasil. Foi ótimo. Depois, o sono merecido.
fotos: pedroetatiempris.gigafoto.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara,
Só hoje eu vi a foto de "Volte Sempre" do final do Blog...
PULP!!!!
Gostei. Abraços,
Felipe!!!

Pedro Cattapan disse...

Pô, está lá desde o princípio. Aquele lugar PULP é La Defense, muito legal.