sexta-feira, 13 de julho de 2007

O Verão chegou!



Hoje sim, finalmente, conseguimos nos inscrever na Bibliothéque Saint Geneviève. A Tati ficou lá pesquisando enquanto eu fui pra biblioteca da Sociedade Psicanalítica de Paris pois ela fecha pras férias segunda e só reabre em setembro.

Lá xeroquei vários artigos que me interessam. Ah, vi vários artigos em francês do Joel Birman, meu orientador no Brasil - chique, né? A Tati também viu artigos dele em sua pesquisa lá na Saint Geneviève. Ela pesquisou e estudou um pouco sobre toxicomania e alcoolismo.

Nós dois passamos o dia todo em suas respectivas bibliotecas. Não foi o melhor dia pra escolher isso pois FINALMENTE CHEGOU O VERÃO. Tá muito quente e um solão.

Por isso, às 19:30 hs, em pleno solão, voltamos lá pra perto destas bibliotecas e do Pantheon e fomos curtir o Jardim de Luxemburgo, agora com bermudas. Foi ótimo e o Jardim que não agradou tanto na primeira visita, em maio, nos pareceu lindo agora: cheio de gente, crianças brincando com barcos de controle remoto no lago, vários jogadores de xadrez...

Decidimos voltar pra casa a pé. Não é nem tão longe nem tão perto quanto imaginávamos. É uma meia hora de caminhada. No caminho, passando pelo bairro de Denfert-Rochereau vimos um marido bêbado batendo na mulher, vários outros bêbados, três adolescentes fumando maconha na rua em plena luz do dia e um cara muito doido que parecia cheio de LSD. Daí ligamos os fatos - É que amanhã é 14 de Julho (pois é, hoje é sexta-feira 13!!!!!!!), o Dia da Bastilha; o 7 de Setembro deles misturado com a euforia do Carnaval. Todo mundo solta a franga, enche a cara...
À noite já começaram os fogos, que vimos de casa. Lindos! Mas, após meia-noite, quando eu esperava ver mais fogos, tudo se aquietou. Eles são mesmo muito diferentes da gente! Amanhã tem parada militar e fogos na Torre Eiffel, vou ver.

Bom, como são aqui mais de 2 da manhã, estou muito cansado - passamos um tempinho lavando roupa lá embaixo - vou dormir.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Um comentário:

Guilherme Simões Reis disse...

Espero que o 14 juillet seja mesmo mais animado que nosso sete de setembro. Quando assisti à parada em Brasília em 2003 achei tão chatinha... Além de lá estar lotado (tinha que me esticar todo para ver) e de haver uns neonazistas passeando em meio à multidão... O Lula e o Vanderlei Cordeiro de Lima não serviram para animar aquela parada e o que salvou foi a esquadrilha da fumaça.
Aguardo a decrição da festa francesa. 8o)
Beijos e abraços, meus amigos,
Gui!