segunda-feira, 9 de julho de 2007

Festival de Cinema de Paris



Guilherme me mandou por e-mail outro dia as fotos que tirou da gente. Aí estão uma foto do casamento na Festa Junina e uma da gente à noite na praça da Notre Dame.
Dia de inverno carioca em Paris: Frio carioca (11 graus), chuva torrencial o dia todo...quer dizer, às vezes tinha uns momentos de sol. Pra piorar choveu granizo!
Estudamos em casa o dia todo e às 18:00 hs fomos ao grupo de conversação do vietnamita louco. Além de nós e o animador, estava a nossa coadjuvante coreana, uma espanhola nova, uma turca e um libanês.
Apresendemos mais curiosidades hoje: Na Coréia e no Vietnam foi proibido pelo governo o hábito de comer cachorro, porém, ainda é possível fazê-lo, mas isso é coisa de homem, não de mulher. Dá pra entender?

Outra curiosidade: O libanês nos esclareceu - Árabe não é uma etnia, não é uma raça, é simplesmente uma língua. São chamados povos árabes aqueles que se utilizam da língua árabe como leitura e escrita pois de resto (culturalmente, etnicamente, racialmente e no que diz respeito à religião) eles são muito distintos. Além disso, é errado dizer que estes povos FALAM o árabe. Não! Cada um tem uma língua diferente; poe exemplo, no Líbano se fala libanês. Estas línguas são derivadas do árabe assim como as línguas latinas vêm do latim. No entanto, suas línguas não têm escrita - eles escrevem e lêem o árabe. Esclarecido?
Outra curiosidade: O Líbano, um paizinho, tem 8 religiões e não só o islamismo, o cristianismo maronita e o judaísmo.

Saímos no meio do grupo pois íamos ao cinema. Em Paris está acontecendo o Festival de Cinema, similar ao de outubro no Rio. A vantagem é que o ingresso passa para só 4 euros (normalmente são 9 euros e a carteirinha de estudante abaixa o preço só pra 7 euros).

Decidimos ver um filme mudo dos anos 20 de Ernst Lubitsch, o mestre alemão da comédia. O legal é que o filme é acompanhado por música ao vivo. Vimos "A gata das montanhas", acompanhado por uma bateria e com tradução do texto simultânea! Achamos que ficaria ruim, mas ficou muito legal! Adoramos! Amanhã tem mais e veremos outro dele, acompanhado por piano, trombone e contrabaixo.

fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

OI Pedro! Oi Tati! Adorei vcs dois de noivos da festa caipira! Muito legal! Saudades! beijos,
Maria

Pedro Cattapan disse...

Tá muito engraçado, né, Maria!
Beijão!
Também tô com saudades!
Depois me dê notícias da conversa com a Magali, tá,
Beijos