domingo, 3 de junho de 2007

Obrigado, Maria de Médici







Hoje, como combinamos com nossos amigos Guilherme e Patrícia - que finalmente aparecem em imagem no nosso blog - acordamos cedinho, fomos para a Gare de Lyon (estação de trem) e desembarcamos em Fontainebleau.

Esta cidade, há uma hora de Paris, tem como principal atração turística o Chateau de Fontainebleau, o castelo de veraneio dos reis da frança, assim como Petrópolis para nossos imperadores do Brasil. Fomos direto ao chateau, mas a cidade é charmosinha também.

Como hoje é o primeiro domingo do mês, os museus são gratuitos, e o castelo é um museu.
Ele tem algo em comum com o Louvre, mas tem seu esplendor próprio. É curioso que é mais bonito visto por trás do que pela frente. Seu interior é maravilhoso. Ficamos babando pelas salas construídas no Renascimento, como vocês vêem na primeira foto, a sala das tapeçarias. Aliás, o castelo tal como existe hoje é resultado de uma "renascentimentização" promovida por Maria de Médici, esposa do rei Henri IV. Ela era italiana e trouxe pra Paris um punhado de artistas renascentistas italianos para embelezar a França. Fontainebleau é resultado disso.

Atrás do chateau, há um lago lindo com cisnes, patos e carpas; um jardim francês, fontes, um canal e um jardim inglês (um jardim que finge ser selvagem). Ao lado do castelo, há um enorme parque onde não deu pra ir.
Ficamos também de visitar a floresta de Fontainebleau, pintada tantas vezes pelos realistas e pelos impressionistas. Parece que lá há dólmens do periodo dos gauleses!

Mais uma vez foi ótimo estar com nossos amigos companheiros de aventuras.
fotos: http://pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: