quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Maria Antonieta sabia tudo




Um dia de sol - frio, é verdade - depois de um tempão de chuva. Não tínhamos nenhuma atividade pra hoje, então, depois de muita espera, fomos, finalmente visitar os jardins e o Chateau de Versalhes.
Adoramos o programa - de um dia inteiro.

Primeiro visitamos o Chateau (segunda foto). É bonito, mas não é muito superior a outros que já vimos. Por fora é lindo, bem mais interessante que por dentro. Mas, o quarto de Maria Antonieta, a capela e a famosa sala dos espelhos (última foto)são muito bonitos.
Agora, os jardins põem qualquer outro no chão, e o chateau visto de fora se harmoniza com eles de uma maneira muito bonita.

O ponto forte foram os palacetes que Maria Antonieta mandou contruir, o Grand e o Petit Trianon. Ela era muita coisa, mas ninguém pode dizer que ela não tinha bom gosto. Acho estes palacetes neo-clássicos mais bonitos que o Versalhes barroco-rococó - e olha que não sou muito fã de arquitetura neo-clássica!
Além de seus palacetes, Maria Antonieta mandou contruírem uma pequena vila de camponeses, com horta e fazenda, para ela brincar de camponesa. Esse lugar se chama Hameau (primeira foto..eu com muito frio). Fomos lá também. E ela tem mesmo bom gosto! É muito legal, aconchegante como Versalhes não consegue ser.

Agora de noite Tati foi pra aula de francês e, depois, ficamos descansando da super-caminhada de hoje. Mas valeu muito a pena!

p.s.: Parabéns, Guilherme. Você agora é mestre!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Um comentário:

Guilherme Simões Reis disse...

Hahahahahahaha! Obrigado, Cattapa. 8oD)))

Abração, meu amigo.