quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Estudante X Lacan


Ontem, fomos dormir muito tarde: Com isso, acordamos ao meio-dia e recebemos a notícia que durante o dia todo ficaríamos sem luz (e amanhã também). Corremos pra tomar banho, mas vimos que teríamos de sair pra almoçar.
O almoço foi no McDonalds mesmo, porque fica perto do Centro Georges Pompidou, onde, dessa vez sem problemas, fomos à biblioteca.
É uma biblioteca pública excelente. As bibliotecas de Paris sempre esfregam na minha cara como eu venho de um país subdesenvolvido que não leva a educação e o conhecimento a sério. Elas são fantásticas.
Fomos na sessão de filmes e vídeos pra ver o tão falado vídeo em que Lacan é agredido por um estudante.
Conseguimos o vídeo. Pela primeira vez vimos um vídeo de Lacan. Era uma figura, espalhafatoso, teatral em sua conferência e com uma roupa muito esquisita. De fato, um estudante pseudo-revolucionário invade o tablado e esfrega uns restos de papel molhado na mesa de Lacan, que, surpreso, tira sua valize dali rapidinho. Seus papéia foram molhados. O garoto começou com um discurso panfletário tipo "Lacan é burguês, sua fala serve de instrumento de alienação contra-revolucionária..." e blá blá blá. Lacan lhe perguntou: "E onde você quer chegar com sua revolução?", o garoto respondeu: "Quero libertar as pessoas de gente como você que quer alienar os outros", Lacan responde: "Eu?! De forma alguma!", o público ri e o garoto enraivecido taca papel molhado no Lacan. Depois disso foi tirado pelos seguranças. Muito bizarro!!
Ainda assim, acho que o evento poderia ter servido de sintoma a ser interpretado. Sintoma do que o discurso de Lacan provoca.
Vimos que lá tem vídeos e filmes de muita gente interessante. Com certeza volto lá: Tem Lacan, Sartre, Foucault entre outros.

Deixando a psicanálise de lado, fomos convidados por Alejandro, nosso amigo mexicano, a tomar um café na Casa do México com ele, Antonino (italiano) e Katarina (alemã). A primeira foto foi tirada lá, o cara ao lado da Tati é o Alejandro. Foi bem legal. Saímos às oito pois tínhamos marcado um encontro com Cláudia e Alberto, nossos amigos brasileiros que vivem em Toulose, mas estão em Paris esta semana. Eles estão na segunda foto com a Tati e a fonte Saint Michel ao fundo.
Fomos comer no Quartier Latin e bater papo, por a conversa em dia. Foi ótimo.

Como se vê, hoje pareceu fim de semana. Não teve estudo nenhum. Vamos ver se amanhã acordamos mais cedo!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: