
Ontem, fomos dormir muito tarde: Com isso, acordamos ao meio-dia e recebemos a notícia que durante o dia todo ficaríamos sem luz (e amanhã também). Corremos pra tomar banho, mas vimos que teríamos de sair pra almoçar.O almoço foi no McDonalds mesmo, porque fica perto do Centro Georges Pompidou, onde, dessa vez sem problemas, fomos à biblioteca.
É uma biblioteca pública excelente. As bibliotecas de Paris sempre esfregam na minha cara como eu venho de um país subdesenvolvido que não leva a educação e o conhecimento a sério. Elas são fantásticas.
Fomos na sessão de filmes e vídeos pra ver o tão falado vídeo em que Lacan é agredido por um estudante.
Conseguimos o vídeo. Pela primeira vez vimos um vídeo de Lacan. Era uma figura, espalhafatoso, teatral em sua conferência e com uma roupa muito esquisita. De fato, um estudante pseudo-revolucionário invade o tablado e esfrega uns restos de papel molhado na mesa de Lacan, que, surpreso, tira sua valize dali rapidinho. Seus papéia foram molhados. O garoto começou com um discurso panfletário tipo "Lacan é burguês, sua fala serve de instrumento de alienação contra-revolucionária..." e blá blá blá. Lacan lhe perguntou: "E onde você quer chegar com sua revolução?", o garoto respondeu: "Quero libertar as pessoas de gente como você que quer alienar os outros", Lacan responde: "Eu?! De forma alguma!", o público ri e o garoto enraivecido taca papel molhado no Lacan. Depois disso foi tirado pelos seguranças. Muito bizarro!!
Ainda assim, acho que o evento poderia ter servido de sintoma a ser interpretado. Sintoma do que o discurso de Lacan provoca.
Vimos que lá tem vídeos e filmes de muita gente interessante. Com certeza volto lá: Tem Lacan, Sartre, Foucault entre outros.
Deixando a psicanálise de lado, fomos convidados por Alejandro, nosso amigo mexicano, a tomar um café na Casa do México com ele, Antonino (italiano) e Katarina (alemã). A primeira foto foi tirada lá, o cara ao lado da Tati é o Alejandro. Foi bem legal. Saímos às oito pois tínhamos marcado um encontro com Cláudia e Alberto, nossos amigos brasileiros que vivem em Toulose, mas estão em Paris esta semana. Eles estão na segunda foto com a Tati e a fonte Saint Michel ao fundo.
Fomos comer no Quartier Latin e bater papo, por a conversa em dia. Foi ótimo.
Como se vê, hoje pareceu fim de semana. Não teve estudo nenhum. Vamos ver se amanhã acordamos mais cedo!
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário