terça-feira, 28 de agosto de 2007

Um shopping subterrâneo


Decidimos, hoje, ir na biblioteca e videoteca do Centro Georges Pompidou pois soubemos de nosso amigo Arif que lá têm muitos vídeos do Lacan.
É a segunda vez que cometemos o mesmo erro: O Pompidou está fechado às terças-feiras!
Bom, pra ida não ser à toa, visitamos o shopping Forum Les Halles e a igreja de Saint Eustache ali perto. Já fomos lá no comecinho de nossa estadia em Paris, mas ainda não tínhamos máquina fotográfica e assim tiramos hoje as fotos, que ainda não tínhamos. A primeira mostra a igreja de Saint Eustache ao fundo e no primeiro plano, Les Halles, que aparece também na outra foto comigo. Reparem como Les Halles é modernoso, parece uma cachoeira. Na verdade o que vocês vêem nas fotos é a parte térrea dele, pois ele é subterrâneo. Tem quatro andares no subterrâneo de shopping! Ele foi construído onde, até os anos 60, era um grande mercado popular, uma feira mesmo, chamado Les Halles, que existia desde a Idade Média. Por isso, hoje os parisienses não simpatizam com o lugar, no entanto eu, que nada tenho a ver com isso, simpatizo.
Les Halles é o "centrão" de Paris, tipo Largo da Carioca. Muitas linhas de metrô e RER se interligam lá, assim é um lugar de onde você chega em qualquer canto e de qualquer canto você chega lá. Por isso mesmo, o shopping é mais popular; não tem nada a ver com, por exemplo, a Printemps - uma loja de departamentos chique.

No fim da tarde fomos ao grupo de conversação, além do pessoal de sempre, tinha uma americana que fala um péssimo francês.
A noite ficou para estudarmos em casa. Tati falou ao telefone com Cláudia, amiga nossa brasileira que mora em Toulose, mas qúe acabou de chegar em Paris para um seminário de psicanálise. Amanhã vamos encontrá-la à noite.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.fr

Nenhum comentário: