sábado, 19 de maio de 2007

A melhor maneira de emagrecer

Hoje ocorreu em Paris um evento muito legal, "Nuit des Musées": todos os museus permaneceram abertos das 18:00 hs às 23:00 hs e de graça. Decidimos nos poupar durante o dia, portanto.

Mas não cumprimos com o trato. Fomos até outra cidade. Explico: A Cité Universitaire está nos limites de Paris. O limite físico da cidade é um anel rodoviário que a circunda inteira. Subimos a passarela e atravessamos a rua; fomos pra uma outra cidade que sequer sabemos o nome, mas o lugar é feio. Descobrimos que é uma colônia de portugueses - que têm aos montes em Paris.

Voltamos pra Paris (atravessamos a rua) e visitamos uma parte da Cité que não conhecíamos, nos empolgamos e passeamos por nosso bairro, que achamos que se chama Gentilly. Nos apaixonamos por umas ladeirinhas com chão de paralelepípedos, casinhas com flores, heras lindas - odeio comparações, mas é uma mistura de Petrópolis e as ruas do Jardim Botânico lá pra cima da Lopes Quintas. A Tati já fala em morar por aqui!

Resultado parcial: quando saímos pra "Nuit des Musées", já tínhamos caminhado por 2 horas.

Fomos primeiro ao pouco famoso museu L´Orangerie. Ele fica no fim do jardim das Tulherias, do lado da Place de la Concorde. Ele tem esse nome pois, durante a monarquia, foi a área onde se encontrava a plantação de laranja particular do rei. O museu oferece obras de arte da virada do séc. XIX para o XX. A grande (e grande mesmo, enorme) atração são as Ninféias de Monet. São monumentais, lindas, sublimes. Foi o melhor do passeio de hoje. De quebra, lá vimos muitos quadros de Renoir, Cézanne, Picasso, Matisse e Modigliani entre outros.

Não cansamos. Loucos desvairados fomos pro Museu D´Orsay: o melhor museu de Paris. Lá está quase tudo que foi produzido em matéria de arte do séc. XIX. O museu em si é uma obra de arte daquele século: foi uma estação de trem...foi recuperada e tornada museu. (Ah, se recuperassem a Leopoldina!)
Ficamos no D´Orsay até ele fechar às 23:30 hs. Destaques inesquecíveis: "Le déjeuner sur l´herbe" de Manet, "a ponte verde" do Monet, alguns do Renoir, tudo do Toulose-Lautrec, o "auto-retrato" e "os camponeses" de Van Gogh, "as maçãs" e "A casa do enforcado" de Cézanne, "Dom Quixote" de Daumier e todas as bailarinas de Degas...é quase tudo bonito. Um colírio para os olhos.

Resultado final: 5 hs de caminhada à noite + 2 hs à tarde = Se não emagrecermos eu não entendo nada.

Anônimo disse...

Pedro e Tati, quero aqui parabenizá-los por este blog tão gostoso de ler! Acompanhando a gente realmente mata um pouquinho a saudade de vcs! O Pedro escreve muuito bem e eu morro de rir com ele e com as aventuras de vcs.
Que bom que semana que vem estaremos ai e vamos nos encontrar em Paris - um momento histórico hein, Tati!!!! Vamos fotografar isso!! Vc com sua maquina nova e eu com a minha. :-)
Pedro, nao deixe de escrever nunca!
Muitos beijos para os dois,
Tati

Guilherme Simões Reis disse...

Esse é mso o melhor modo de emagrecer, Cattapa. Mesmo detonando os produtos da marca leaderprice do mercados franprix. ;o)

Ah, e aí está o perigo: a Tati já fala em morar em Partis... hehehehe...

Pedro Cattapan disse...

Vai ser muito legal, Tati!!!
Prepare-se!

Obrigado pelo elogio - se depender do pique de agora, não vou parar de escrever não.

Pedro Cattapan disse...

Guilherme, adorei seu ato-falho: Partis...parecido com partir, né?
Hehehe

Guilherme Simões Reis disse...

Não é que eu não tinha notado... Publicar comentários em blog de psicólogos é um perigo!