terça-feira, 15 de maio de 2007

Jardim de Luxemburgo


Aí está nossa foto juntos tirada pelo Guilherme na Place de la Concorde, ao lado de uma fonte e com a igreja de Madeleine ao fundo (em formato de templo grego).
Hoje deu sol e nos programamos para visitar o Jardim de Luxemburgo.
Quando saltamos na estação de metrô Luxembourg, decidimos passear antes nos Jardins do Observatório que estão na frente do Jardim de Luxemburgo. Como o nome diz, ao final do Jardim do Observatório, está o Observatório de Paris, mas não entramos lá, não. Neste jardim se encontra um chafariz lindo com esculturas de mulheres erguendo um globo terrestre cada uma representando os 4 continentes (a Oceania ficou de fora). Muito bonito. Em torno deste jardim há várias faculdades - destaque para o prédio da de Arqueologia.

Em seguida, fomos para o famoso Jardim de Luxemburgo. O Jardim fica nos fundos do Palácio de Luxemburgo, onde fica o senado francês...por sinal, quando passávamos perto de um restaurante chique dentro do jardim, lá pelas 13:00 hs, vimos uma porção de sujeitos de terno que imaginamos serem senadores ou acessores ou coisa que o valha.
Um parêntese: Quando passeamos à beira do Sena, com Guilherme e Patrícia, passamos em frente à Assembléia Nacional (a Câmara dos deputados deles)...agora só falta visitar o Sarkozy...fecha parênteses.
O Jardim é cheio de esculturas, muito amplo, mas achamos menos acolhedor que o Parc Monceau. Ele é mais imponente, com seu lago central e segue o modelo do típico jardim francês: Árvores e arbustos cortados e dispostos de maneira geométrica e simétrica. Vimos muitos estudantes universitários, executivos e outros almoçando no jardim, crianças na hora do recreio escolar também vão lá com os professores. Passamos por um estudante, provavelmente de farmácia, e li o título do texto que ele lia - "Como fazer a síntese da aspirina?"...boiei...
Nesses parques parisienses tem sempre um carinha pintando a paisagem - é claro que lá tinha também.

Depois do jardim, vimos lá fora uma exposição de fotografias sobre o Sahel, uma região da África - a Tati adorou. Passeando pelos famoso teatro Odeón e passeamos por uma parte do famoso bairro Quartier Latin muito interessante - as ruas ainda são estreitas como na Idade Média, mas aconchegantes. Por ali passamos por várias faculdades, lojinhas, cafés...e depois, cansados, voltamos pra casa.

O fim do dia foi destinado a 2 horas de lavar, secar e passar roupas - estar em Paris também tem dessas coisas!!


3 comentários:

Unknown disse...

O lugar é realmente foda!!! Esses dourados são realmente ouro folheado nas estátuas?
A foto ficou legal, pena que a Tati saiu de olhos fechados.
Abração,
Felipe.

Pedro Cattapan disse...

Felipe,
Acho que é ouro folhado sim...e igual a esse lugar, tem vários outros - a cidade é monumental!
É verdade, pena que a Tati saiu de olhos fechados...

Guilherme Simões Reis disse...

Sensacional a foto! Muito bonito o lugar!