segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Enfim, a Liberdade



Hoje Tati foi pro estágio e achou bom ter mudado de setor. Agora está na internação, comendo chocolate e bebendo coca-cola e com refeições deliciosas! JMas, falando sério, ela gostou mais deste trabalho, onde pôde estar mais em contato com os pacientes. Um deles, um chinês nascido nas Ilhas Maurício, grudou nela e contou toda sua vida. A Tati, como boa psicanalista, gosta é de um trabalho onde sua escuta é importante.

Mais tarde foi pra aula de francês - dá-lhe Tati! Fazendo tudo isso, mesmo um pouco gripadinha!

Eu estudei em casa, mas devido a um baixo-astral que me deu ontem porque falta pouco pra ir embora, resolvi dar uma saidinha e fazer um programa que a Tati não tem vontade - fui ver a Estátua da Liberdade! Sim, a original é francesa - aquela de Nova York é uma cópia dada de presente pelo governo francês (primeira foto). E ela fica numa parte do Sena cheia de prédios modernos (como o da última foto) que dá até um quê de Nova York mesmo.

À noite, fui com um amigo da Casa do Brasil, Artur, ao seminário do famoso sociólogo Michel Maffesoli. Gostei muito O cara é mesmo interessante, apesar de eu não assinar embaixo de todas as suas idéias. Havia um debatedor com ele que me interessou tanto - este sim afim ao meu ponto de vista - que comprei um livro seu. Ele se chama Pierre Le Quéau, sociólogo da arte. Um achado!

Voltei com Artur até a asa do Brasil onde fiquei batendo papo com o pessoal, antes de voltar pra casa. Percebi que concordamos numa questão surpreeendente e contrária ao que eu imaginava: A academia em Paris é muito mais "light", quase sem as brigas de Ego que a gente está habituado a ver no Brasil. Aqui todos se frequentam - mesmo na psicanálise, com sua história de narcisismos inflados e brigas de foice. Parece haver mais liberdade na academia.

Paradoxo interessante:

A França é um país onde a academia aceita a alteridade, mas o francês comum nem tanto.
O Brasil é um país onde a academia não aceita a alteridade, mas o brasileiro comum bem mais.

fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: