domingo, 19 de agosto de 2007

Cinema por 9 reais...tem isso aí?


Hoje, domingo de frio e garoa, foi o último dia de Paris Plage. Adeus praia!
Fomos, finalmente, visitar a Conciergerie e a Sainte Chapelle.

A Conciergerie é muito cara para o que apresenta - desorganização, uma sala medieval meio boba e as celas onde os inimigos da Revolução foram presos, entre eles Maria Antonieta e, ironia, Robespierre. Não vale a pena entrar, a Conciergerie é melhor por fora.


Agora, a Sainte Chapelle é uma obra-prima gótica (vide as duas fotos). Linda, graciosa, iluminada, colorida, cheia de detalhes. Perfeita. Pena que o altar está em reforma.

Como estávamos por ali, fomos no Quartier Latin comer um kebab e acabamos visitando mais duas igrejas - uma contemporânea à Sainte Chapelle, a Saint Severin, e a mais antiga igreja de Paris, que nem gótica é, é romanesca, a Saint Julien-le-Pauvre.

Ainda andando pelo Quartier Latin, vimos que os cinemas de Paris estão, nesta semana, todos por 3 euros (mais barato que no Brasil!)...e no cinema na nossa frente formava-se uma fila - em 10 minutos começaria a sessão de "Pequena Miss Sunshine" legendado. Ainda não tínhamos visto o filme; não pensamos duas vezes, entramos. Adoramos o filme, mas não concordo que tinha de levar o Oscar das mãos do Scorsese, pra mim, o Oscar tinha de ir pra "Babel".

Bom, cabe terminarmos de contar nossa viagem a Londres.
O último dia:
Na verdade, neste dia não fizemos nada. Pegamos o ônibus pro aeroporto e viemos embora pra Paris. Só deu tempo pra isso. Por isso sobrou um espaço pra tirar minhas conclusões sobre Londres.

Negativas -
a) É menos bonita que Paris. Apesar de ter lugares majestosos, a cidade em si perde pra Paris porque é estressante (tipo São Paulo), engarrafamento insuportável, mistura arquitetônica de antigo com novo, é suja e superpopulosa (7 milhões de habitantes, mais que o Rio).
b) Os londrinos não são nada parecidos com o inglês "gentleman"; eles se comportam mais como o inglês "hooligan" - xingam o tempo todo, tem sempre um grupo de bêbados arroaceiros procurando encrenca etc.
c) É menos cosmopolita que Paris. Apesar de ser maior que Paris, lá tem muito britânico mesmo, uma parcela considerável de negões (jamaicanos e africanos), poucos orientais e raríssimos árabes...ah, tem um bom punhado de gente do leste europeu também. Já Paris é outra história: Isso aqui só perde pra Nova York. Literalmente, tem muita gente de tudo o que é canto do mundo!
d) As igrejas são menos interessantes que as francesas.

Positivas -
a) Os ingleses são muito mais simpáticos que os franceses. E têm muito bom humor, diferente daqui.
b) Os ingleses não cheiram mal. Ao contrário, todo mundo anda perfumado.
c) Os pubs londrinos dão de 10 a 0 nos cafés parisienses.
d) Os castelos são muito mais interessantes que os franceses.

Por hoje chega de escrever.
fotos: pedroetatiempris.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: