quinta-feira, 14 de junho de 2007

Terra dos Ursos





Hoje a Tati melhorou da gripe e após passarmos o dia estudando, às 19:00 hs fomos passear no bairro de Saint German de Près - já fomos lá, mas como é muito charmoso, adoramos voltar.
Mas, vamos continuar a recapitular nossa viagem à Suíça. Hoje falaremos sobre a cidade de Berna, a capital do país, onde mora meu irmão.

A cidade tem este nome porque lá tinham muitos ujrsos no passado (Bern = algo em alemão semelhante ao inglês bear; aliás, Bernardo é quem é de lá).
Apesar de capital, não é muito grande, tem um quê de interior. É aconchegante, com prediozinhos sobre arcadas, casas em estilo alemão, algo de medieval mas não muito na parte antiga que é patrimônio histórico da UNESCO, algumas montanhas e um rio, como se vê na foto com a Tati acima. Lá visitamos a casa de Albert Einstein, o Centro Paul Klee (com as lindas obras do artista), vimos toda a parte histórica (incluindo a catedral, a prefeitura, a torre do relógio e as inúmeras fontes espalhadas pela cidade, todas com estátuas coloridas as enfeitando - como a que aparece na foto em que estou).

Fomos também ao Rozengarten, parque num morro perto da cidade cheio de rosas e no Gürten, outro parque na montanha - onde foi o aniversário do Gustav. Vimos também um lugar estranhíssimo: um a casa anárquica, toda pixada (num país limpo e sem mendigos), suja etc. Felipe nos explicou que ali moram os drogados que perderam tudo e são bancados pelo governo; dentro a droga corre solta. Outra coisa inesperada: num país sem violência, presenciamos a polícia algemar uma mulher e levá-la - parecia ser uma ladra.
E, at last but not the least, vimos em Berna os ursos que dão nome à cidade - 2 deles estão num poço em sua entrada.

p.s.: A Tati lembrou que os antigos porões da cidade antiga viraram lojas - fica bem pitoresco. Vendo as lojas nos maravilhamos com as de chocolates, queijos, relógios e canivetes suíços.

Nenhum comentário: