quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Sem internet



Gente, é de manha (com til) e aconteceu algo que estou sem internet desde ontem. Estou escrevendo da sala de informatica (com acento) da Maison de l'Italie e por esse motivo nao (com til) tenho acentos...vamos ver se mais tarde a internet volta e conto nossas aventuras de ontem e hoje.

Bem, voltei, agora de noite e vi que continuamos sem internet. Vocês vao ter de esperar pelas fotos. Vou contar os dias de ontem e hoje, mas fotos so com internet no quarto.

Ontem: Eu, Tati e Eduardo fomos assistir ao seminario do famoso psicanalista Jaqcues Alain Miller na École des Arts et Métiers. O lugar è muito bonito.
Pela primeira vez vi um seminàrio em Paris lotado que nem eram os de Lacan e Foucault. Um auditorio em formato de anfiteatro imenso repleto e o cara tendo de falar no microfone para as pessoas o escutarem, e mesmo assim a gente o escutava mal. Bom, vou falar um pouco dele:

Existe o mito de que ele é estrelinha, vedete, pois nao achei nem um pouco. Ele é de fato carismàtico, mas é bem na dele. Quanto ao conteudo de seu seminàrio...ah! É sempre aquele blàblàblà de Nome-do-Pai de lacaniano, mas um pouco mais interessante pois ele dava os exemplos em sua vida pessoal, parecia uma auto-anàlise em publico. O cara falou até de sua primeira transa! Disse que perguntou: Você me quer? E a mulher respondeu: Até a ultima gota! E foi isso que o excitou. Ele tomou essa historia como exemplo do poder excitatorio do sinbolico sobre o corpo. Ainda assim, BIZARRO!

Mais tarde fui em outro seminàrio de um outro famoso, o sociologo Michel Maffesoli. O tema em discussao era Musica Underground. Muito interessante.

Hoje Tati e eu pegamos o RER e fomos até a cidadezinha de Saint Germain en Laye ver o castelo do rei Henrique II. Descobrimos que foi là mesmo que nasceu Luis XIV. Passeamos pelos jardins do castelo, pelq floresta e pela cidadezinha, uma gracinha e com toda a infraestrutura de uma cidade grande e ainda tem shos de jazz, cinemas, museus, todo tipo de joja, pubs, McDonalds etc.. Adoramos o castelo e a vista que se tem do Sena de là.

Essa cidade é um 'banlieue' de Paris, ou suburbio. Mas suburbio aqui nao é como no Rio, nao se trata da Zona Norte, mas de outras cidades mesmo, como as da Baixada Fluminense, por exemplo. Existem 'banlieues' horriveis e outros de ricos, a cidade que fomos deve ser de classe média. Pra chegar là sao so 25 minutos e a qualidade de vida é muito melhor - mais arborisada, sossegada, com parques, casas e apartamentos maiores, toda a infraestrutura, cultura e muito mais barata que Paris.

Agora Tati està em seu curso de frqncês e eu vou pro quarto. Espero que amanha o problema de internet sem fio tenha sido resolvido aqui e possamos postar as fotos.
p.s.: Como se vê, a internet melhorou e publiquei uma foto da Tati na cidade e uma minha com o chateau de Saint Germain en Laye além de uma foto do Jacques Alain Miller.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: