domingo, 7 de outubro de 2007

Louvre passado a limpo


Os leitores já sabem: Primeiro domingo do mês é museu de graça!!
Acordamos e fomos pra maratona de museus.

Tínhamos nos programado para hoje terminarmos de ver o que faltava no Louvre e conseguimos. Vimos os apartamentos de Napoleão, arte medieval e pinturas francesas, holandesas e alemãs. Ponto forte: Rembrandt (última foto), que tem mais no Louvre que no próprio Rijksmuseum de Amsterdam!!

Terminamos!! Ufa! Depois de cinco visitas!
Curiosidade: Na hora de sairmos, fecharam todas as saídas, funcionários corriam pra cá e pra lá, passaram a revistarem todos nós...parece que alguém roubou algo!

Como sobrou tempo, decidimos ir ao museu de arte e história judaicas, porém este não é gratuito pois não é público. Acabou que foi bom pois dali andamos um pouco à deriva e acabamos em frente ao Pompidou...eu não ia entrar lá de novo, mas anexo ao Pompidou está o Atelier Brancusi, só com obras do famoso escultor (segunda foto). Esse é de graça. Entramos e valeu muito a pena. Está tudo dele lá - "o beijo", "pássaro", suas colunas, o "galo", a "cariátide" e a "foca", entre outros.

Ainda sobrou tempo...arf, arf...e fomos ao Museu da Idade Média (primeira foto). O lugar foram as termas romanas (hoje em ruínas), depois um mosteiro medieval, depois uma residência de nobres e hoje um museu. É muito legal, foi ótimo terminar o dia lá.
É evidente que estamos, agora, exaustos e merecemos um descanso pra, amanhã, poder receber bem meus pais. É, eles e meu irmão Bernardo chegam amanhã pro meu aniversário, que cai na quarta.
fotos: pedroetatiemparis.gigafoto.com.br

Nenhum comentário: