segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A ex-capital da Espanha




Recapitulação do dia 10 de janeiro:

Tati pegou um ônibus de manhã cedo e foi pra Toledo, uma viajem de 1 hora apenas.
Foi pro centro turístico e pegou o mapa da cidade. Toledo era a antiga capital da Espanha e que se preservou quase inteira - é uma cidade medieval da época das guerras entre cristãos e mouros, é uma cidade murada num terreno seco (uma fortaleza - primeira foto), de terra vermelha, árido e com construções de tijolo. Ou seja, é tudo meio avermelhado cor de terra.

A arquitetura oscila entre a moura, a cristã, a judaica e a moçárabe (segunda foto). Marca um período sob dominação árabe de tolerância religiosa - o oposto de Madri, símbolo da intolerância da Inquisição Espanhola.

Tati admirou o famoso palácio Alcazar, o museu de Santa Cruz (onde viu uma exposição de azulejos) e a catedral gótica taxada por Tati de maravilhosa (última foto). Um altar é todo de ouro.
Mas o que Tati mais gostou foi de se deixar surpreender andando pela cidade sem rumo certo e descobrindo suas ruas estreitas, suas casas pitorescas, seus muros, as portas da cidade etc.

Descobriu que a especialidade culinária de Toledo é marzipan. Eles fazem pontos turísticos em miniatura com marzipan. Tati comprou uns pra sua mãe, que adora marzipan.
De noite pegou um ônibus de volta pra Madri cansada pra caramba e foi direto pra cama.

Nenhum comentário: